segunda-feira, setembro 27, 2010

Dieta funcional. Saiba o que é



Considerando que dieta é algo fixo com as mesmas características, não pode ser considerada funcional, pois as condutas da nutrição funcional se baseiam na individualidade bioquímica, portanto, não existe uma dieta funcional padronizada e sim conceitos de nutrição funcional que irão ser manipulados conforme necessidade individual.
Como a dieta funcional age no organismo?
As condutas funcionais vão agir em diversas etapas no metabolismo, dependendo das necessidades individuais. Por exemplo, para um indivíduo estressado irá ser fornecido maiores nutrientes que são depletados neste estado fisiológico, como Magnésio, Zinco e Vitamina C. Para pacientes com diabetes ou resistência à insulina serão ofertados mais nutrientes que auxiliam o funcionamento da ação da insulina como Cromo, Vanádio, Zinco, Biotina, Piridoxina, entre outros. Portanto, no geral, será buscado um equilíbrio orgânico, a fim de, que todos os sistemas funcionem adequadamente no organismo, para isso, dependendo de cada caso necessitará de condutas individualizadas para buscar o equilíbrio dos sistemas ou mecanismos que estão em mau funcionamento.
É possível perder quantos quilos por mês?
Como o tratamento com a nutrição funcional não é algo fixo, muitas vezes a intenção não é perder quilos, mas mesmo quando a intenção é esta, fica muito complicado especificar quantos quilos, pois irá depender de cada caso. Muitas vezes os pacientes perdem mais quilos do que seria o recomendado em um emagrecimento saudável, mas não perdem este peso de gordura ou porque estão desnutrindo, muitas vezes é o acúmulo de líquidos que interfere muito no peso total, que pode ser melhorado em poucas semanas com a nutrição funcional. Assim, como há aqueles pacientes inflamados e com uma carga tóxica no organismo que só conseguem uma real diminuição de gordura corporal através de condutas que irão auxiliar a diminuição desta inflamação e diminuição de exposição às toxinas ambientais, encontradas inclusive na alimentação. Existem mais de 4000 substâncias adicionadas aos alimentos.
Quem pode fazer essa dieta?
Na verdade todos deveriam fazer uma alimentação funcional, pois é uma alimentação saudável que busca identificar as necessidades individuais das pessoas. Portanto, com acompanhamento nutricional funcional todos deveriam seguir estas condutas. Mais uma vez, não é uma dieta fixa com restrições de nenhum tipo de nutriente, e sim, uma alimentação equilibrada.
Quais os benefícios para a saúde do corpo?
Muitos são os benefícios, pois se a intenção principal é buscar um equilíbrio orgânico, isso irá fazer com que todos os órgãos e sistemas funcionem adequadamente trazendo um bem-estar físico e emocional, conseqüentemente, com benefícios para a saúde do corpo.
Existem riscos para a saúde?
A intenção, na verdade, é evitar os inúmeros riscos de saúde, portanto, quando bem feita e acompanhada por um nutricionista com especialização em Nutrição Clínica Funcional, as condutas funcionais devem auxiliar a prevenção de sintomas e patologias associadas com a alimentação.
Quais são os grupos alimentares mais utilizados nessa dieta?
A nutrição funcional visa uma alimentação saudável individualizada, portanto, não existe um grupo alimentar que sempre será mais utilizado, tudo dependerá de quem receberá esta dieta, não há algo fixo. É muito importante frisar que o acompanhamento com um nutricionista funcional é primordial para que os benefícios sejam alcançados, pois de uma consulta para outra há modificações da dieta, portanto, há uma evolução no tratamento, mais uma vez mostrando que não há um tratamento padronizado.
Qual a função do metabolismo no organismo?
O metabolismo é o conjunto de transformações que substâncias químicas sofrem no nosso organismo. Isto ocorre a fim dos sistemas funcionarem adequadamente, permitindo uma boa saúde como um todo. Para que estas transformações químicas ocorram, precisamos de vitaminas e minerais, além de energia provinda de aminoácidos, lipídios e carboidratos da dieta. Portanto, uma dieta com restrições de nutrientes não deve ser seguida, pois em algum momento vão faltar substratos para as ações básicas do organismo.
Com essa dieta é possível evitar doenças? Quais?
As condutas gerais da nutrição funcional para indivíduos saudáveis se baseiam em uma alimentação equilibrada, rica em vitaminas, minerais, fitoquímicos, conteúdo adequado de fibras, presença de alimentos que trazem benefícios à saúde e que já existem diversos estudos mostrando que estas condutas previnem principalmente as doenças crônicas não transmissíveis. A nutrição funcional não é uma proposta inovadora no sentido de mudar o que os estudos científicos mostram, pelo contrário, a nutrição funcional vem como uma atualização dos conhecimentos científicos nesta área. Por exemplo, sabendo-se que pacientes obesos possuem uma inflamação aumentada no organismo, devemos tratar essa inflamação com diversos nutrientes e alimentos que por estudos científicos mostraram ter ação anti-inflamatória, e não apenas a redução de calorias, que muitas vezes será prejudicial, pois não será conseguido atingir o mínimo de nutrientes anti-inflamatórios suficientes para a pessoa conseguir tratar uma das causas da obesidade. Portanto, podemos dizer que uma dieta individualizada, baseada nos conceitos que a nutrição funcional estuda, ou seja, em artigos científicos, podem regularizar as alterações metabólicas, desta forma, diminuindo os fatores de risco do desenvolvimento de diversas doenças.
Fonte: IDMED

Nenhum comentário:

Postar um comentário