quinta-feira, março 24, 2011

Por que você precisa beber 2 litros de água por dia?





Manter uma garrafa de água ao alcance das mãos, pode ser uma dica útil para quem não consegue ou não é acostumado a beber muito líquido ao longo do dia. Infelizmente, o organismo não consegue manter o corpo hidratado e é por isso, que se torna necessário ingerir em média, 2 litros de água por dia. A nutricionista Carolina Pascoal discute sobre a importância e os benefícios da água para o organismo.

O organismo precisa de 2 litros de água por dia ou isso varia conforme o indivíduo? Por quê?

O organismo não possui dispositivo para armazenamento de água, portanto, a quantidade perdida a cada 24 horas deve ser restituída para manter a saúde e a eficiência do organismo.

Sob circunstâncias normais, uma recomendação razoável de ingestão de água é de 35ml/kg de peso corpóreo usual em adultos. aproximadamente 2 litros de água/dia.

A sede é geralmente um sinal adequado para o consumo de água, exceto em atletas, doentes e idosos, em que a sensação de sede é diminuída.

Quais os benefícios dessa ingestão?

A água em nosso organismo é essencial para os processos fisiológicos de digestão, absorção e excreção. Desempenha um papel-chave na estrutura e na função do sistema circulatório e age como um meio de transporte para os nutrientes e todas as substâncias corpóreas. Além disso, a água é imprescindível para a manutenção da temperatura corporal.

Quais são os prejuízos para o corpo se não houver a ingestão adequada de água?

A ingestão inadequada de água pode gerar alguns sintomas como: fraqueza, tontura, náusea, prisão de ventre, espasmos musculares e em casos de desidratação mais severa, poderá ocorrer dificuldade de respiração, delírio, problemas circulatórios e deficiência da função renal.

A perda de 20% de água corpórea pode causar a morte, e uma perda de apenas 10% causa distúrbios severos. Em países de clima tropical como o Brasil, é muito importante a ingestão adequada de líquidos, principalmente em crianças e idosos em que os sintomas, relatados acima, aparecem mais rápido.

A água que o corpo necessita, pode vir de outros alimentos?

Não, a ingestão de aproximadamente 2 litros de água/dia deve ser exclusivamente através da água. Não adianta trocar a água, por refrigerantes e sucos industrializados (sucos naturais sim, desde que seja adicionado água). Para quem faz atividade física aeróbica, a ingestão de isotônicos é indicada.

Você tem dicas para as pessoas ingerirem mais água durante o dia?

Manter uma garrafa de água durante todo dia e ir bebendo, se você não ingerir os 2L/dia recomendados, aumentar gradativamente até atingir o ideal. No ínicio, deve forçar a ingestão, mas logo o corpo irá se adaptar e você sentirá necessidade de consumi-lo. Os chás também são ótimas opções, desde que não seja adicionado açúcar, pois são feitos à base de água.
FONTE : IDMED

Consumo de chás industrializados pode ser prejudicial à criança?





O consumo de chá gelado industrializado por crianças levanta alguns problemas, como os listados abaixo:

Consumo de bebida com açúcar

O chá gelado industrializado é semelhante a outras bebidas sem gás e contém um teor significativo de açúcar, do qual se originam vários problemas, como:

a) Provoca dependência da bebida em si e estimula a preferência pelo que é doce;

b) Não elimina a sede;

c) Devido às alternativas a) e b), estimula um consumo constante, que contribui a médio prazo para eliminar o apetite e consequentemente provoca diminuição do consumo de alimentos importantes como o leite, frutas e outros alimentos com interesse nutricional.

Consumo de bebida contendo cafeína

A bebida de chá possui cafeína na sua composição, a qual tem duas implicações: é estimulante e pode causar, entre outras perturbações na criança, a redução da qualidade do sono, fator de extrema importância no desenvolvimento infantil. Além disso, a cafeína, se ingerida em paralelo com alimentos contendo cálcio, como legumes verde-escuros ou contendo leite, impede que esse mineral seja absorvido no organismo, pois existe incompatibilidade metabólica. Há menor rentabilidade nutricional.


Consumo excessivo durante as refeições

Se ingerido em excesso no período das refeições, o que quase sempre acontece com as bebidas açucaradas, irá diluir os sucos gástricos, impedindo a sua eficiente ação e por consequência dificultar a digestão e impedir também de tirar o máximo partido nutricional dos alimentos ingeridos.

Aqui estão três boas razões para deixar de comprar estas bebidas para consumo em casa, substituindo-as por sucos naturais diluídos, sem nunca esquecer a importância do consumo de água, que deve prevalecer sempre. Os pais devem favoravelmente dar sempre esse exemplo simplesmente evitando ter estes produtos disponíveis, mas, uma vez ou outra, permitir o seu consumo fora de casa, evitando também situações extremas.

FONTE: IDMED