quinta-feira, março 24, 2011

Por que você precisa beber 2 litros de água por dia?





Manter uma garrafa de água ao alcance das mãos, pode ser uma dica útil para quem não consegue ou não é acostumado a beber muito líquido ao longo do dia. Infelizmente, o organismo não consegue manter o corpo hidratado e é por isso, que se torna necessário ingerir em média, 2 litros de água por dia. A nutricionista Carolina Pascoal discute sobre a importância e os benefícios da água para o organismo.

O organismo precisa de 2 litros de água por dia ou isso varia conforme o indivíduo? Por quê?

O organismo não possui dispositivo para armazenamento de água, portanto, a quantidade perdida a cada 24 horas deve ser restituída para manter a saúde e a eficiência do organismo.

Sob circunstâncias normais, uma recomendação razoável de ingestão de água é de 35ml/kg de peso corpóreo usual em adultos. aproximadamente 2 litros de água/dia.

A sede é geralmente um sinal adequado para o consumo de água, exceto em atletas, doentes e idosos, em que a sensação de sede é diminuída.

Quais os benefícios dessa ingestão?

A água em nosso organismo é essencial para os processos fisiológicos de digestão, absorção e excreção. Desempenha um papel-chave na estrutura e na função do sistema circulatório e age como um meio de transporte para os nutrientes e todas as substâncias corpóreas. Além disso, a água é imprescindível para a manutenção da temperatura corporal.

Quais são os prejuízos para o corpo se não houver a ingestão adequada de água?

A ingestão inadequada de água pode gerar alguns sintomas como: fraqueza, tontura, náusea, prisão de ventre, espasmos musculares e em casos de desidratação mais severa, poderá ocorrer dificuldade de respiração, delírio, problemas circulatórios e deficiência da função renal.

A perda de 20% de água corpórea pode causar a morte, e uma perda de apenas 10% causa distúrbios severos. Em países de clima tropical como o Brasil, é muito importante a ingestão adequada de líquidos, principalmente em crianças e idosos em que os sintomas, relatados acima, aparecem mais rápido.

A água que o corpo necessita, pode vir de outros alimentos?

Não, a ingestão de aproximadamente 2 litros de água/dia deve ser exclusivamente através da água. Não adianta trocar a água, por refrigerantes e sucos industrializados (sucos naturais sim, desde que seja adicionado água). Para quem faz atividade física aeróbica, a ingestão de isotônicos é indicada.

Você tem dicas para as pessoas ingerirem mais água durante o dia?

Manter uma garrafa de água durante todo dia e ir bebendo, se você não ingerir os 2L/dia recomendados, aumentar gradativamente até atingir o ideal. No ínicio, deve forçar a ingestão, mas logo o corpo irá se adaptar e você sentirá necessidade de consumi-lo. Os chás também são ótimas opções, desde que não seja adicionado açúcar, pois são feitos à base de água.
FONTE : IDMED

Nenhum comentário:

Postar um comentário