sexta-feira, abril 08, 2011

Greenpeace e U2 se unem pelas florestas brasileiras

O Greenpeace estará presente nos shows da turnê 360º, do U2, em abril no Brasil, quando a banda estará em São Paulo para uma série de três apresentações. Um estande da organização estará presente nos shows, fornecendo informações para o público sobre a importância de se proteger as florestas.


O Greenpeace Brasil levará seus voluntários ao show para chamar a atenção do público e convidá-lo a se juntar à campanha pela proteção das florestas, defendendo uma política de desmatamento zero no país.

“O Greenpeace tem uma parceria de longa data com a banda. Sua música representa boa parte dos princípios que o Greenpeace prega e queremos que essa mensagem – que podemos salvar as florestas – se espalhe entre todos”, afirma Rafael Cruz, responsável pela campanha de floresta no Brasil.

O U2 ajudará o Greenpeace a conscientizar os brasileiros sobre a necessidade de preservar as florestas do país. Em um mundo ameaçado pelas mudanças climáticas, as florestas brasileiras têm um papel importante de mitigar, e talvez reverter, a tendência do planeta rumo ao aquecimento global. Além do mais, elas possuem uma rica biodiversidade inexistente em outras partes do mundo e desempenham um importante papel em manter as fontes de água e a qualidade do solo.

Apesar de tudo que sabemos sobre a importância das florestas brasileiras tanto para o Brasil quanto para o planeta, o Congresso brasileiro está prestes a votar um projeto de lei que pode travar severamente as leis que protegem a natureza do país, abrindo portas para um aumento do desmatamento.

A pressão contra a conservação das florestas no Brasil é diretamente contrária aos esforços do Estado brasileiro e do povo brasileiro de libertar o país da praga do desmatamento. Em anos recentes, esse esforço tem prejudicado a Amazônia, onde a taxa de desmatamento tem caído nitidamente em comparação com a década anterior.

O que o recente histórico mostra é que o Brasil não só tem os meios de parar a destruição da natureza, como também é maduro o suficiente para discutir e implementar uma política de desmatamento zero, banindo o corte e a queima de suas florestas de uma vez por todas.

A parceria do Greenpeace com o U2 no Brasil na semana do dia 9 de abril, data em que a série de quatro shows na cidade de São Paulo está marcada para começar. Nesse período a organização fará uma série de atividades e mobilizações que acontecerão por meio de sua página na web e nas redes sociais. O Greenpeace também estará nos shows recrutando as pessoas que quiserem se juntar a ONG em seu trabalho contra a destruição das fontes naturais do país.

Manifesto pelas florestas do Brasil

Desmatamento zero e tratamento diferenciado da agricultura familiar são parte de uma lei florestal realmente justa.


Um manifesto lançado hoje em Brasília pede que uma reforma do Código Florestal se baseie no desmatamento zero e no tratamento diferenciado dos agricultores familiares.

O texto, assinado por uma série de organizações, inclusive o Greenpeace, também deixa claro que o projeto de lei escrito pelo deputado Aldo rebelo (PCdoB-SP) não representa o interesse de quem produz os alimentos no Brasil.

Leia a seguir o manifesto:

POR UMA LEI FLORESTAL JUSTA E EFETIVA: NÃO À APROVAÇÃO DO RELATÓRIO ALDO REBELO

Está para ser votado na Câmara dos Deputados um dos maiores crimes contra o nosso país e sua imensa biodiversidade: a destruição do Código Florestal. A nossa lei que protege as margens de rios e as encostas da erosão e dos deslizamentos, que mantém parte de nossas florestas, cerrados e caatingas preservados, e que estimula o manejo sustentável de nossas riquezas naturais está na mira da bancada ruralista!

Alegando que a lei atrapalha o agronegócio brasileiro, os ruralistas encomendaram ao deputado Aldo Rebelo (PC do B/SP) uma proposta de alteração que está prestes a ser votada e que, dentre outras coisas, pretende:
a) anistiar os desmatamentos ilegais realizados em APPs até 2008: não será mais necessário recuperar os desmatamentos ilegais realizados em encostas, beiras de rio e áreas úmidas, beneficiando quem desrespeitou a lei, mas prejudicando a sociedade, que terá que conviver para sempre com rios assoreados, deslizamentos de encostas, águas envenenadas, casas e plantações levadas por enchentes, dentre outros.
b) diminuir a proteção aos rios e topos de morro: prevê que os rios menores, justamente os mais abundantes e frágeis, terão uma proteção menor, que pode chegar a ¼ da atual. Da mesma forma, retira toda e qualquer proteção aos topos de morro, áreas frágeis e sujeitas a deslizamentos e erosão em caso de uso inadequado. Somada à anistia, significará uma perda muito significativa de proteção a essas áreas.
c) diminuir a reserva legal em todo o país: isenta os imóveis de até 4 módulos fiscais de recuperar a reserva legal, e para todos os demais diminui a base de cálculo, o que significa diminuir ainda mais uma área que já é considerada por todos como pequena para proteger a biodiversidade. Isso sem contar a possibilidade de fraude, com fazendas maiores se dividindo artificialmente para não ter que recuperar as áreas desmatadas.
d) permitir a compensação da reserva legal em áreas remotas, sem nenhum critério ambiental, levando em consideração apenas o valor da terra, e não a importância ambiental ou a necessidade de recuperação ambiental da região onde ela deveria estar, muitas vezes já. Essa proposta terá repercussões na estrutura agrária em todo o país, expulsando agricultores familiares e camponeses, povos indígenas e quilombolas.
e) possibilitar que municípios possam autorizar desmatamento, o que significa criar o total descontrole na gestão florestal no país, já que são muitos os casos de prefeitos que têm interesse pessoal no assunto, configurando um inadmissível conflito de interesses.

Para quem defende essa proposta o que interessa é manter monoculturas envenenadas com agrotóxicos, movidas a trabalho escravo e uma destruição ambiental constante. Não é isso que interessa ao país.

Nós, organizações ambientalistas, movimentos sociais do campo e sindicalistas de todo o Brasil, defendemos valores e práticas bem diferentes. Por isso defendemos uma proposta diferente para o Código Florestal, que deve prever, dentre outros:

•Tratamento diferenciado para a agricultura familiar, que tem no equilíbrio ambiental um dos pilares da sua sobrevivência na terra, com apoio técnico público para recuperar suas áreas e gratuidade de registros;
•Desmatamento Zero em todos os biomas brasileiros, com exceção dos casos de interesse social e utilidade pública, consolidando a atual tendência na Amazônia e bloqueando a destruição que avança a passos largos no Cerrado e na Caatinga;
•Manutenção dos atuais índices de Reserva Legal e Áreas de Preservação Permanente, mas permitindo e apoiando o uso agroflorestal dessas áreas pelo agricultor familiar
•Obrigação da recuperação de todo o passivo ambiental presente nas Áreas de Preservação Permanente e Reserva Legal, não aceitando a anistia aos desmatadores, mas apoiando economicamente aqueles que adquiriram áreas com passivos para que recuperem essas áreas;
•Criação de políticas públicas consistentes que garantam a recuperação produtiva das áreas protegidas pelo Código Florestal, com a garantia de assistência técnica qualificada, fomento e crédito para implantação de sistemas agroflorestais, garantia de preços para produtos florestais e pagamentos de serviços ambientais

A sociedade brasileira exige do Congresso Nacional e da Presidenta eleita que este relatório nefasto não seja aprovado, e que em seu lugar seja colocado um texto que interesse a todos os brasileiros, ou seja, que não diminua a proteção de áreas ambientalmente importantes, mas que crie condições para que elas sejam efetivamente protegidas.

Por isso milhares de pessoas estão organizadas hoje para gritar:

NÃO AO RELATÓRIO DA BANCADA RURALISTA!

POR UM CÓDIGO FLORESTAL QUE DE FATO GARANTA PRODUÇÃO E PROTEJA AS FLORESTAS!

Associação Brasileira dos Estudantes de Engenharia Florestal – ABEEF
Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida – APREMAVI
Associação dos Servidores da Reforma Agrária em Brasília - ASSERA
Associação dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente e do Ibama - ASIBAMA
Comissão Pastoral da Terra – CPT
Confederação Nacional dos Servidores do Incra - CNASI
Conselho Indigenista Missionário – CIMI
Conselho Pastoral de Pescadores
Conservação Internacional – Brasil
Crescente Fértil
Federação dos Estudantes de Engenharia Agronômica do Brasil – FEAB
Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar – FETRAF
Fundação SOS Mata Atlântica
Greenpeace
Grupo Ambientalista da Bahia – GAMBA
Grupo de Trabalho Amazônico – GTA
Instituto Centro de Vida - ICV
Instituto de Estudos Socioeconomicos - INESC
Instituto Socioambiental – ISA
Mira Serra
Movimento das Mulheres Camponesas – MMC
Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB
Movimento dos Pequenos Agricultores – MPA
Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais – MPP
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST
Pastoral da Juventude Rural – PJR
Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário - SINPAF
Sociedade Chauá
Via Campesina
Vitae Civilis


Dica de prova - Para se sair bem na prova dos Correios



Muitos candidatos ao concurso dos Correios ainda estão com dúvidas quanto ao conteúdo programático. Todos farão provas de Português, Matemática e Informática, no dia 15 de maio. É necessário, além de estudar a teoria, que o estudante faça provas anteriores do Cespe, ficando atento ao estilo de prova, que avalia, além da memorização, a compreensão e a interpretação, com a finalidade de pontuar a capacidade de raciocínio. Tudo isso lembrando-se que a prova será de múltipla escolha e não aquela no estilo tradicional do Cespe de marcar certo ou errado. Assim, é necessário praticar com provas anteriores semelhantes, embora a abordagem utilizada pela banca seja sempre, em qualquer estilo de prova, muito parecida. O Cespe aborda acontecimentos atuais na formulação das questões, mas os temas cobrados em cada disciplina costumam ser repetidos. O concurseiro deve estudar todas as matérias exigidas, focando um tempo maior no Português, que é a primeira disciplina a ser utilizada como critério de desempate, não se esquecendo que é interessante priorizar as matérias em que se tenha mais dificuldade.
Ivone Goldner - Diretora pedagógica do CEP


Filme com Xuxa nua é disputado na Justiça

No dia 23 de março, um despacho, publicado no Diário da Justiça do Rio de Janeiro, convocou o cineasta Aníbal Massaíni Neto e o advogado Luiz Claudio Moreira, diretor comercial da Xuxa Promoções, a comparecer a uma audiência conciliatória.

Massaíni, produtor de "Pelé Eterno", e Moreira, braço direito da apresentadora Xuxa Meneghel, brigam pelos direitos do filme "Amor Estranho Amor", de Walter Hugo Khouri (1929-2003).

Os dois devem se encontrar, neste mês, na 2º Vara Cível da Barra da Tijuca (a data ainda não foi agendada). Será a primeira tentativa de pôr fim a um processo que corre desde fevereiro de 2010.

Produzido por Massaíni - e protagonizado por Tarcísio Meira e Vera Fischer - , o filme de 1982 tornou-se um "cult" em função de uma cena em que Xuxa, então uma jovem atriz, aparece nua com um menino de 12 anos (à época, ela ainda não apresentava programas infantis).

Relançado em 1987 e 1991, "Amor Estranho Amor" foi visto por mais de 1 milhão de pessoas. Em 1992, já "rainha dos baixinhos", Xuxa conseguiu proibir, judicialmente, que o filme fosse lançado em vídeo (alegou que o contrato dizia respeito apenas à veiculação em salas de cinema).

Em seguida, para blindar-se em definitivo de seu passado, comprou de Massaíni os direitos para o cinema. Ficou acertado que a renovação seria anual, a um valor de US$ 60 mil. De 1992, quando o contrato foi firmado, a 2009, quando foi extinto, Massaíni embolsou, pelo silêncio do filme, mais de R$ 1 milhão.

Dois anos atrás, em vez de cobrar o pagamento, aguardou o prazo (17 de maio) expirar. Cinco meses depois, enviou um e-mail a Moreira, alegando que "a não renovação do nosso Instrumento de Cessão implicou em sua extinção". "Como não me procuraram, fiquei quieto", disse. "Queria relançar o filme."


Curativo de celulose acelera cicatrização de úlcera de pele

O uso de curativos de membrana de celulose para a cicatrização de úlceras de pele é testado em pesquisa do Programa Interunidades de Pós-Graduação em Bioengenharia da USP.

O material, de origem biológica, permite curar as lesões com mais rapidez e qualidade. Também será experimentada a aplicação da membrana com própolis, para proporcionar efeito bactericida. Os estudos, realizados pela fisioterapeuta Fernanda Sanchez, necessitam de voluntários para realização do tratamento.



Membrana terá aplicação de própolis para proporcionar efeito bactericida

Durante a pesquisa serão aplicados curativos de celulose, já testados em animais e em portadores de úlceras crônicas de pele. “Também conhecidas como úlceras de pressão, essas lesões atingem pessoas acamadas por longos períodos de tempo”, ressalta a fisioterapeuta. “Devido a pressão excessiva e constante no local da lesão, causada pela falta de movimentação do paciente, o tratamento atualmente é muito difícil.”

A membrana de celulose é um biomaterial, produzido a partir da celulose bacteriana. “Devido a sua espessura e transparência, a membrana pura se assemelha a uma folha de papel de seda”, descreve Fernanda. Após a assepsia do local da lesão, a membrana é aplicada e mantida permanentemente, para que seja absorvida pela pele. “A úlcera se cicatriza de fora para dentro, com mais rapidez e qualidade.”

A fisioterapeuta aponta que o curativo não precisa ser manipulado após a aplicação na pele. “Isso diminui o risco de infecções bacterianas, muito comuns em casos desse tipo de úlceras”, ressalta. Após a aplicação da membrana, o paciente passa por um acompanhamento semanal para verificar se o curativo permanece no local da lesão e se há acúmulo de líquidos.



Própolis

Além dos testes com a membrana pura, o curativo também será testado em uma versão com a aplicação de própolis, substância que possui efeito bactericida. “O uso da membrana também será comparado com a aplicação do laser terapêutico de baixa intensidade, que já é muito utilizado em processos de cicatrização”, planeja Fernanda.

Para continuar com as pesquisas, Fernanda procura voluntários na região de Araraquara (interior de São Paulo), dispostos a fazer o tratamento de úlceras de pele. “Podem participar dos testes clínicos pessoas de qualquer idade que tenham desenvolvido úlceras, mediante assinatura de um termo de consentimento”, afirma. As aplicações serão feitas na própria residência dos pacientes, durante um período de até três meses, dependendo do tempo de cicatrização de cada úlcera. Os interessados podem se inscrever pelos telefones (16)9228-0522 e (16) 3114-8038.

A pesquisa de Fernanda Sanchez tem orientação da professora Ana Maria Minarelli Gaspar, da Faculade de Odontologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Araraquara. O trabalho é desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Biogenhenharia da USP, que reúne a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) e o Instituto de Química de São Carlos (IQSC).

 
Fonte: Agência USP de Notícias

Você sabe quais são os alimentos que previnem o câncer?

Segundo uma pesquisa da USP, o arroz e feijão ajudam a prevenir o risco de câncer oral. Que outros alimentos ajudam a prevenir os outros vários tipos de câncer?

O tomate possui ação anticancerígena devido à presença de licopeno. O ômega 3 presente em alimentos como peixes de água fria, linhaça, azeite e espinafre também tem ação anticancerígena. Outros alimentos que podemos destacar são: brócolis, uva, laranja, morango, soja e chá-verde.



Quem já tem câncer pode se beneficiar dos alimentos para alcançar a cura mais rapidamente? Que alimentos combatem o câncer?

Sim, o consumo desses alimentos pode inibir o desenvolvimento das células cancerígenas. Os alimentos citados acima ajudam no combate, pois podem inibir o desenvolvimento de células cancerígenas, aumentando a imunidade do organismo.



Que bebidas são consideradas cancerígenas, além do álcool? O leite e os refrigerantes são cancerígenos?

De acordo com estudos, o consumo excessivo de leite pode ocasionar o câncer no intestino. E o refrigerante contém elementos considerados carcinógenos, ou seja, são tóxicos ao organismo.



O ciclamato de sódio e o benzeno são agentes cancerígenos?

Sim. O ciclamato de sódio é utilizado como adoçante principalmente em refrigerantes e é proibido em alguns países, justamente por ser considerado um indutor de câncer. O benzeno também é um composto cancerígeno, presente em refrigerantes, e embora tenha um efeito lento, quanto maior o consumo, maior será a probabilidade de desenvolvimento da doença.



Qual seria um cardápio anticancerígeno?

O ideal é consumir frutas, verduras, legumes, cereais integrais, alimentos ricos em fibras e antioxidantes. Evitar bebidas alcoólicas, refrigerantes, embutidos e alimentos gordurosos é uma boa pedida, não só para combater o câncer, mas para manter uma vida saudável.


A beleza está nos olhos: “olhos vermelhos” são associados à tristeza e considerados menos atraentes

Dizem que a beleza está nos olhos de quem vê, mas um novo estudo revela que o inverso também é verdadeiro. Pesquisa publicada no jornal Ethology descobriu que pessoas com olhos vermelhos são consideradas mais tristes e menos atraentes do que as pessoas cujos olhos são brancos.

“Olhos vermelhos são importantes no diagnóstico do médico e na cultura popular”, diz o autor da pesquisa Dr. Robert R. Provine, da Universidade de Maryland. “Queríamos saber se eles influenciam o comportamento cotidiano e as atitudes daqueles que os vêem”.

Olhos vermelhos ocorrem quando pequenos vasos sanguíneos da membrana conjuntiva, normalmente transparente sobre a superfície do olho, tornam-se maiores e ficam congestionadas de sangue, dando uma tonalidade avermelhada na esclera subjacente, a parte branca dos olhos. Acredita-se que a vermelhidão da esclera pode ser um sinal importante do estado emocional e biológico de uma pessoa.

“Se você encontrou um amigo com os olhos vermelhos, não tem como ter certeza se deve oferecer simpatia ou assistência médica. Olhos vermelhos pode ser um sinal de choro, de alergias ou doenças infecciosas”, afirma Provine.

Para fazer o estudo, foram mostrados a 208 voluntários imagens de 200 olhos, metade com a esclera branca e metade com a esclera tingida de vermelho por processamento de imagem digital. Os voluntários foram questionados sobre o quão tristes, saudáveis e atrativos os donos dos olhos eram. Os resultados revelaram que as pessoas com olhos vermelhos foram considerados mais tristes, menos saudáveis e menos atrativos em comparação às pessoas com escleras brancas.

Este é o primeiro estudo a demonstrar que a vermelhidão dos olhos é percebida como um sinal de emoção. Os serem humanos parecem ser a única espécie que utiliza a coloração dos olhos como um indicador de saúde ou emoção. Isso porque outros primatas não têm fundo branco da esclerótica o suficiente para que a conjuntiva avermelhada se torne visível.

“Os padrões de beleza variam através das culturas, no entanto, a juventude e a sanidade estão sempre na moda porque eles estão associados com a aptidão reprodutiva”, comenta Provine. “Traços como cabelos longos e brilhantes e pele macia e vistosa são vistos como sinais de saúde”. Agora, olhos brancos se juntam a essas características como padrão universal para a percepção da beleza e um sinal de saúde e aptidão reprodutiva. Dado esta descoberta, os colírios podem ser considerados um produto de beleza.



Fonte: Ethology Journal

Xeroftalmia: cegueira noturna é causada por deficiência de vitamina

Xeroftalmia, genericamente conhecida como cegueira noturna, é o nome dado a uma grande variedade de sinais e sintomas oculares, como falta de lágrimas, dificuldade de adaptação à luz.



Quais são as causas?

A deficiência da vitamina A.



Como notar sinais de que uma pessoa pode estar com xeroftalmia?

Surge no olho da pessoa afetada uma mancha conhecida como mancha de Bitot, secura da córnea, perda do brilho ocular e ausência de lágrimas, o que dá a sensação de olho seco.



Quais são os fatores de risco?

Uma alimentação deficiente em vitamina A e algum problema clínico que impeça a absorção dessa vitamina.



A doença tem cura? Como funciona o tratamento? Há chances de ocorrerem possíveis complicações?

A doença tem cura se diagnosticada no início, ou seja, quando não existirem danos irreversíveis, ou seja, lesões da córnea como úlceras levando à necrose, destruição do globo ocular, também chamado ceratomalácia.

O tratamento se faz com uso de doses maciças de vitamina A.

A doença pode também ser prevenida com doses de vitamina A oferecidas pelo Ministério da Saúde do Brasil.


Doze alimentos para combater a depressão

A depressão é um transtorno mental bastante comum atualmente. Segundo o Ministério da saúde, estima-se que, na América Latina, 24 milhões de pessoas sofram com a doença.

Num episódio depressivo a pessoa pode se sentir sem energia, com o humor afetado, sem interesse e sem vontade de fazer tarefas comuns da sua rotina, além dos sintomas físicos como dor de cabeça e dor de estômago. Segundo o nutrólogo Roberto Navarro, nosso cérebro produz substâncias chamadas de neurotransmissores que controlam inúmeras funções cerebrais. Um destes neurotransmissores, a serotonina, é capaz de dar ao cérebro sensação de bem-estar, regulando nosso humor e também dando sensação de "saciedade".

A alimentação pode ajudar a produzir mais serotonina, aumentando o bom humor e ajudando no combate da depressão, entretanto, vale lembrar que ela não substitui o tratamento da doença, com a intervenção medicamentosa e terapia. "Para a produção cerebral da serotonina há necessidade de "matérias primas" (chamadas de cofatores) fundamentais para sua síntese, como exemplos: triptofano (aminoácido), magnésio, cálcio (minerais), vitamina B6, ácido fólico (vitaminas)", ressalta Navarro. A seguir, conheça alguns alimentos que melhorar o seu humor e são excelentes coadjuvantes para dar uma "forcinha" no combate da doença.

Castanha-do-pará, nozes e amêndoas: elas são ricas em selênio, um poderoso agente antioxidante. Segundo a nutricionista Abykeyla Tosatti, elas colaboram para a melhoria dos sintomas de depressão, auxiliando na redução do estresse. As quantidades diárias recomendadas são duas a três unidades de castanha-do-pará ou cinco unidades de nozes ou 10 a 12 unidades de amêndoas. Mas também dá para fazer um mix saboroso dessas oleaginosas.

Leite e iogurte desnatado: eles são ótimas fontes de cálcio, mineral que elimina a tensão e depressão. "O cálcio ajuda a reduzir e controlar o nervosismo e a irritabilidade. Ele participa também das contrações musculares, dos batimentos cardíacos e da transmissão de impulsos nervosos e regulariza a pressão arterial", explica a nutricionista Abykeyla Tosatti. É recomendado o consumo de 2 a 3 porções por dia.

Frutas: Melancia, abacate, mamão, banana, tangerina e limão são conhecidos como agentes do bom humor. "Todas estas frutas são ricas em triptofano, aminoácido que ajuda na produção de serotonina", explica a nutricionista Abykeyla Tosatti. É recomendado o consumo de três a cinco porções de frutas todos os dias.

Laranja e maçã: elas ganham destaque porque fornecem ácido fólico, cujo consumo está associado a menor prevalência de sintomas depressivos. Além disso, por ser rica em vitamina C, a laranja promove o melhor funcionamento do sistema nervoso, garante energia, ajuda a combater o estresse e previne a fadiga.

Banana e abacate: a banana é rica em carboidrato (hidratos de carbono), potássio e magnésio. Também é fonte de vitamina B6, que produz energia. "A fruta diminui a ansiedade e ajuda a ter um sono tranquilo", explica Abykeyla. Tão bom quanto, o abacate é outra ótima opção, e antes de dormir. Consuma duas colheres de chá da fruta pura (sem açúcar ou adoçante) todos os dias antes de se deitar.

Mel: esse alimento estimula a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar. Para usufruir dos benefícios, duas colheres de sobremesa, ao dia, são suficientes.

Ovos: "Eles são uma boa fonte de tiamina e a niacina (vitaminas do complexo B), que colaboram com o bom humor", aponta Abykeyla Tosatti. O recomendado é uma unidade por dia, no máximo. Quem tem colesterol alto deve se preocupar com o consumo em excesso, e evitar, principalmente a versão frita.

Carnes magras e peixes: "O triptofano, presentes nestas fontes de proteína, ajuda no combate da depressão e melhora o humor, pois aumenta a produção de serotonina, que exerce grande influência no estado de humor, pois é capaz de reduzir a sensação de dor, diminuir o apetite, relaxar, criar a sensação de prazer e bem-estar e até induzir e melhorar o sono", enfatiza a nutricionista Abykeyla Tosatti. Ela recomenda entre uma e duas porções por dia, principalmente de peixes como atum e salmão.

Carboidratos complexos: eles ajudam o organismo a absorver triptofano e estimulam a produção do neurotransmissor serotonina, que ajuda a reduzir as sensações de depressão. "Uma alimentação pobre em carboidratos, por vários dias, pode levar a alterações de humor e depressão. Alimentos fontes de carboidratos: pães, cereais integrais (trigo, arroz)", explica a especialista Abykeyla Tosatti. A recomendação é de 6 a 9 porções diárias.

Aveia e centeio: os dois são ricos em vitaminas do complexo B e vitamina E. "Estes nutrientes possuem grande importância, pois, melhoram o funcionamento do intestino, combatem a ansiedade e a depressão", diz a nutricionista Abykeyla Tosatti. A recomendação é de, pelo menos, três colheres de sopa cheia por dia.

Folhas verdes: estudos mostram que uma alimentação com consumo elevado de folato (importante vitamina do complexo B) está associada a menor prevalência de sintomas depressivos. Um dos alimentos ricos em folato são as hortaliças folhosas verde-escuras (espinafre, brócolis, alface). "Algumas pesquisas mostram que indivíduos deprimidos podem apresentar baixos níveis de vitamina B12, levando a diminuição do folato e o desequilíbrio do metabolismo dos neurotransmissores do cérebro associados ao controle do humor", adverte a especialista Abykeyla Tosatti. O recomendado é a ingestão diária de três a cinco porções por dia.

Soja: ela é rica em magnésio que é o segundo mineral mais abundante no nosso organismo e desempenha um papel fundamental na energia das células. Sua deficiência pode resultar em falta de energia. "O magnésio ajuda a reduzir a fadiga e aumentar os níveis de energia. Esse mineral combate o estresse porque tem propriedades tranquilizantes naturais, principalmente quando combinadas com cálcio", explica a nutricionista Abykeyla Tosatti.


Fonte: Folha Vitória

Ministério da Saúde anuncia combate a alimentos gordurosos e com muito sal

Nos últimos dias, o Ministério anunciou uma série de medidas e planos para reduzir os teores de gordura e sódio nos alimentos processados. Até o final do ano o mercado terá que se adaptar aos novos limites saudáveis

Redação ÉPOCA, com agências

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, divulgou nesta sexta-feira (8) uma nova medida do governo para garantir a saúde dos brasileiros: um plano de redução de gordura nos alimentos industrializados. A medida foi anunciada um dia após Padilha ter fechado acordo com as indústrias de alimentos processados para diminuir o teor de sódio em pelo menos 16 categorias de produtos, e demonstra uma maior preocupação do governo federal com a alimentação da população.

"No segundo semestre vamos abrir a agenda para a redução de gordura. É um programa fundamental porque traz a indústria de alimentos para o debate (hábitos alimentares). O Brasil é pioneiro em relação aos demais países nisso", afirmou o ministro.

De acordo com Padilha, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ficará responsável pela fiscalização e controle das novas regras, que visam a combater a obesidade e a melhorar a qualidade de vida dos brasileiros. Quanto à medida para diminuir o sódio, o Ministério afirmou que tem por objetivo estimular o povo a ingerir menos sal - os dados mais recentes mostram que o brasileiro consome, em média, 9,6 gramas de sal por dia, quase duas vezes mais que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A preocupação com a saúde da população é legítima, para o ministro. O consumo excessivo do sal, por exemplo, acarreta em um aumento na incidência de doenças crônicas como a hipertensão e os problemas cardíacos. E é um costume do brasileiro salgar sua comida bem mais que outros povos, já que seu paladar está mais acostumado. Sobre esse assunto, o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), Edmundo Klotz, afirmou: “Devem ter alterações [no gosto], mas poderão ser imperceptíveis.”

As metas para a redução de gordura nos alimentos ainda não foram definidas, mas para a diminuíção do sódio o governo espera uma queda de 30% na concentração do elemento químico em massas e de 10% nos pães em um primeiro momento. Em julho, quando o plano de ação deve entrar em sua segunda fase, o governo espera ampliar o leque de produtos afetados pela nova regulamentação. E até o final do ano será definido o teor máximo de sódio para biscoitos, embutidos, pão francês, bolos prontos, mistura para bolo, salgadinhos de milho, batatas fritas, caldos, temperos, margarinas, maioneses, laticínios e refeições prontas.

Uma pesquisa realizada recentemente pelo ministério descobriu que 48% da população das capitais tem sobrepeso e 15% já é classificada como obesa. "É fundamental que a gente divulgue os hábitos de alimentação saudáveis", afirmou Padilha