quinta-feira, janeiro 27, 2011

Antidoping: entenda como o exame é feito

Como podemos definir doping?

A Agência Mundial Antidoping define o doping no Código Mundial Antidoping como sendo a ocorrência de uma ou mais violações da regra antidoping enumeradas no Art. 2.1 ao Artigo 2.8 do Código.

Essas violações da regra são as seguintes:

• Presença de uma substância proibida ou seus metabolitos ou seus marcadores na amostra de um atleta;

• Uso ou tentativa de uso por parte de um atleta de uma substância ou método proibido;

• Recusa ou falta sem justificativa adequada de submeter-se a uma toma de amostra depois de propriamente notificado, ou evasão da toma de amostra;

• Violação do requerimento referente à disponibilidade do atleta para um teste fora de competição, incluindo o não preenchimento de sua localização, o que pode gerar uma falta a um teste. Qualquer combinação de três ausências ou problemas na informação de sua localização em um período de dezoito meses constitui uma violação da regra antidoping;

• Manipular ou tentar manipular qualquer etapa do controle de doping;

• Possuir uma substância ou um método proibido;

• Traficar ou tentar traficar qualquer substância ou método proibido;

• Administrar ou tentar administrar a qualquer atleta uma substância ou método proibido, ou assistir, encorajar, encobrir ou ter qualquer tipo de cumplicidade envolvendo uma violação da regra antidoping.


O exame de sangue também é solicitado?

O exame de sangue pode ser igualmente solicitado, mas normalmente se faz ou urina ou sangue, dependendo do que se quer pesquisar no atleta.


Apenas atletas são obrigados a fazer esse exame?

Os atletas podem ser alvos desse controle, mas em provas onde, por exemplo, existem equinos, como em Equestre ou Pentatlo Moderno, os animais são também submetidos ao controle, embora por uma equipe diversa.



Quais drogas costumam ser mais detectadas nesse exame?

A substância mais detectada é o Anabólico Esteroide.



Os anabolizantes são considerados drogas no organismo do atleta?

Sim, desde que seja de origem exógena (venham de fora do corpo), pois alguns são produzidos pelo organismo.



Quanto tempo depois que a pessoa parou de usar drogas elas ainda podem ser detectadas no exame antidoping?

Depende da substância, da via usada, da quantidade usada e da frequência usada, mas posso generalizar dizendo que anabólicos esteroides podem ser detectados de seis meses a um ano; cocaína e maconha de cinco a sete dias, estimulantes de 24 a 48 horas.

É possível “burlar” o exame, assim como pôde ser visto recentemente em um capítulo de uma novela?

Pode-se tentar burlar um exame, mas não com a facilidade com que foi feito na novela.



Imagem: Reprodução

Fonte: IDMED

Mau uso de lentes no verão pode causar infecções

Os cuidados com os olhos com lentes de contato devem ser maiores nesta época, quando é difícil resistir à tentação de um mergulho na praia ou piscina

Mais confortáveis e mais práticas que os óculos, as lentes de contato são preferência de muita gente que tem algum problema de visão. Mas aí, quando chega o verão, os cuidados com elas devem ser maiores, sob risco de pegar infecções e até úlceras no olho.

Quem usa lentes de contato, deve ter mais cuidado nesta época de verão, pois é quando fica mais difícil resistir a um banho de mar, um pulo na piscina ou um mergulho na lagoa. A água e, até mesmo a fumaça e poeira, podem trazer prejuízos à saúde dos olhos com lentes de contato.

De acordo com o médico oftalmologista, Antônio Bressan Filho, a praia tem uma água menos contaminada e é mais segura; mas quem usa lentes deve evitar banhos em piscinas e lagoas, onde a água é mais parada, enquanto estiver usando-as.

Bressan ressalta que a maioria das infecções causadas pelo mau uso das lentes de contato são por fungos, mas que existem bactérias causadoras de doenças mais graves, como a úlcera córnea, que, em casos extremos, pode levar à cegueira.

Como limpar as lentes

Segundo Bressan, os olhos com lentes de contato devem ser hidratados com frequência com colírios apropriados. Além disso, as lentes devem limpas com produtos próprios para sua limpeza, e os olhos, com lenços descartáveis.

As lentes de uso prolongado podem ser usadas continuamente por até sete dias e seis noites; as descartáveis devem ser substituídas por um novo par.

Há pessoas que usam lentes descartáveis e tiram e colocam elas todos os dias, durante toda a semana. Segundo Bressan, elas correm mais risco de desenvolver infecções. Ele ressalta que as lentes coloridas devem ser retiradas todas as noites.

Crianças

Segundo o médico, a partir de 10 anos, as crianças podem começar a usar as lentes de contato, desde que os pais assumam os riscos, mas a idade correta para começar a usar é de 14 anos.



Imagem: Reprodução

Soneca depois do almoço ajuda a fixar lembranças

A melhor forma de não esquecer uma poesia ou uma fórmula matemática que se acabou de aprender pode ser o simples ato de fazer a sesta, revelaram cientistas alemães, que também eles mesmos surpreendidos com a descoberta.

Publicadas na revista Nature Neuroscience, as experiências mostram que o cérebro resiste melhor durante o sono a tudo aquilo que pode misturar ou alterar uma lembrança recente.

Estudos anteriores já tinham provado que a memória recente, estocada temporariamente em uma região do cérebro chamada hipocampo, não se fixa imediatamente.

Sabe-se, também, que a reativação das lembranças, pouco tempo após serem adquiridas, desempenha um papel determinante em sua transferência para a zona de estocagem permanente, o neocórtex, espécie de "disco rígido" do cérebro.

Mas, por exemplo, aprender um segundo poema no intervalo pode tornar mais difícil gravar o primeiro na memória longa.

Partindo do princípio de que o sono não teria nenhuma influência nesse processo, Bjorn Rasch e seus colegas da Universidade de Lübeck, na Alemanha, quiseram confirmar a suspeita em uma experiência.

Eles pediram a 24 voluntários que decorassem 15 pares de cartas com imagens de animais e objetos comuns.

Quarenta minutos mais tarde, a metade dos que foram mantidos acordados precisaram memorizar uma outra série de cartas levemente diferentes. A outra metade (os outros 12 voluntários) teve o direito de fazer uma curta sesta antes de decorar a segunda série.

Em seguida, os dois grupos foram testados sobre sua capacidade de se lembrar da primeira série.

Para grande surpresa dos cientistas, os que dormiram um pouco tiveram um desempenho melhor, lembrando-se, em média, de 85% das cartas, contra 60% entre os que ficaram acordados.

"Pensamos que a razão desse resultado inesperado é que a transferência das lembranças entre o hipocampo e o neocórtex tinha começado já nos primeiros minutos de sono", explicou Susanne Diekelmann, responsável pelo estudo.

– Após um sono de apenas 40 minutos, uma quantidade importante de lembranças já havia sido "telecarregada" numa zona do cérebro na qual não podiam mais ser misturadas por novas informações tratadas no hipocampo.

Segundo Susanne, o efeito benéfico das sestas na consolidação da memória poderia ter implicações interessantes para as atividades de aprendizagem intensiva, como o estudo de línguas estrangeiras.

O processo poderia também beneficiar vítimas da síndrome de estresse pós-traumático, uma doença que atinge pessoas que viveram situações extremas, como acidente grave, atentado e agressão, por exemplo, ajudando-as a reconfigurar suas lembranças.



Imagem: Reprodução

Especialista fala sobre mitos e verdades do flúor

Há 25 anos, a cidade de São Paulo, dentre outras, conta com um aliado eficaz para reduzir o índice de cáries entre a população: a diluição de flúor na água. Segundo o professor Jaime Aparecido Cury, da Faculdade de Odontologia da Unicamp, esta foi uma iniciativa acertada dos administradores públicos.

No entanto, segundo ele, a população não deve pensar que apenas ingerido a água fluoretada estará livre do problema. É preciso investir na higiene pessoal e também na educação das crianças pára que este deixa de ser uma preocupação da saúde pública brasileira.

O especialista ministra o curso “Flúor: mitos e realidade de seu uso coletivo, pessoal, profissional e das suas combinações”, nos congressos em que participa.
Abaixo, Cury fala sobre o fluor, seus benefícios e os mitos que o cercam:

:: O que é o flúor?

Jaime Aparecido Cury: O flúor é um mineral natural encontrado largamente na natureza. Além disso, ele tem sido usado mundialmente na prevenção de cárie dentária.

:: Como o flúor atua no controle da cárie?

Cury: A cárie é provocada por dois fatores: a organização de bactérias bucais na superfície dos dentes (formando a chamada placa bacteriana ou biofilme dental) e a exposição frequente à açúcares da dieta.

O açúcar consumido é transformado em ácidos pelo biofilme dental, provocando a dissolução dos minerais dos dentes por um processo chamado de desmineralização. A desmineralização ocorrida é parcialmente reparada pela saliva por um processo inverso, conhecido por remineralização. Se o flúor estiver presente na boca ele reduz a desmineralização e ativa a remineralização dos dentes reduzindo o efeito final do processo de desenvolvimento de cárie.

:: Quais são os meios de aplicação de flúor?

Cury: Existem meios coletivos, individuais, profissionais e suas combinações. A fluoretação das águas de abastecimento público é um importante meio de uso coletivo do flúor no Brasil. A Lei Federal nº 6.050, de 24/05/1974, determina que toda cidade com estação de tratamento de água deve agregar flúor na sua água. Os meios individuais incluem dentifrícios e soluções para bochecho diário. Há produtos com alta concentração de flúor para a aplicação profissional e materiais restauradores liberadores de flúor.

Dependendo do caso, o cirurgião-dentista pode recomendar o uso combinado dos meios de flúor para pessoas que têm dificuldade para controlar o processo de cárie (pessoas com alta exposição a carboidratos fermentáveis, principalmente a sacarose, que usam aparelho ortodôntico, têm pouca saliva devido ao uso de medicamentos, etc). Um exemplo de uso combinado é fazer a escovação com dentifrício fluoretado e bochecho com solução fluoretada. Do mesmo modo, a aplicação de flúor pelo cirurgião-dentista é recomendada para pacientes que não fazem auto-uso de flúor, quer seja por questão de comportamento ou deficiência física ou mental.

:: Qual a concentração de flúor na água fluoretada? Existe alguma forma de se calcular essa concentração referente à quantidade da população de determinado local?

Cury: A concentração de flúor a ser adicionada na água é feita segundo cálculo matemático que considera a temperatura média anual da localidade. Se as pessoas bebem mais água porque está mais calor, a concentração do flúor na água deve ser menor. No Brasil, por ser um país tropical, a concentração “ótima” de flúor na água da maioria das cidades é de 0,7 ppm (mg/L).

:: Pode-se aumentar ou diminuir a concentração de flúor na água de acordo com o índice de cárie na população?

Cury: Não. Em locais com alta prevalência de cárie, uma maior concentração de flúor não é indicada porque irá aumentar a fluorose dentária - único efeito colateral da ingestão da água fluoretada, a qual ocorre durante a formação dos dentes. A fluorose é percebida pelo aparecimento de linhas brancas transversais no esmalte dos dentes. Já uma menor concentração reduz o efeito anticárie do flúor.

:: A pessoa que vive em uma cidade com água fluoretada mas bebe água mineral não se beneficia com a fluoretação?

Cury: Mesmo quem não consome água de abastecimento público fluoretada é beneficiada, porque geralmente cozinha com essa água. Assim, refeições com arroz e feijão cozidos com água fluoretada são responsáveis por 50% da quantidade de flúor ingerido por dia.

:: Crianças menores de dois anos podem usar dentifrícios fluoretados?

Cury: A presença de flúor em creme dental é considerada essencial para controlar a cárie, portanto, a criança que não usa dentifrício fluoretado estará sendo privada do benefício anticárie do flúor. Para diminuir o risco de fluorose, deve ser usada uma pequena quantidade (equivalente a um grão de arroz cozido) de dentifrício de concentração convencional (1000-1100 ppm de flúor) e a escovação deve ser supervisionada pelos responsáveis pelas crianças até que elas possam cuidar de si próprias; um processo educativo como qualquer outro.


Inhame - O tubérculo fortalece a saúde e pode até ajudar aos infectados da dengue


Alimento ainda pouco consumido pelos brasileiros, o inhame pode ser um excelente substituto da batata e da mandioca. Isso porque o tubérculo é um fortalecedor da saúde. Ele faz com que muitas impurezas do sangue saiam através da pele, dos rins e dos intestinos.

Ele também fortalece o sistema imunológico, pois fortifica os glânglios linfáticos. Fornece mais fósforo, que comprovadamente melhora a resistência e diminui a sensação de fadiga. A ausência de ferro é a principal causa da diminuição dos níveis de glóbulos vermelhos no sangue — quadro que leva à anemia. O inhame, que carrega pitadas a mais do mineral, é ideal para suprir a carência.

Ultimamente tem se associado o tubérculo ao combate a dengue, doença causada pela picada do mosquito Aedes Aegypti. Ainda não há comprovação cientifica de que a ingestão do alimento seria recomendada para tratar dos infectados pelo mosquito. O que há de concreto são propriedades desse alimento que poderiam ter relações indiretas com o quadro da epidemia. É que o inhame possui vitaminas do complexo B.

Uma pessoa que realize uma boa ingestão dessas vitaminas exala um odor que o mosquito sente e ele tende a não picar essa pessoa. E como o inhame também tem uma grande quantidade de vitamina A, importante para o sistema imunológico e para a integridade das mucosas, aumentando a fagocitose, a resposta das nossas células para incorporar as bactérias ou vírus que estão atacando o organismo para destruir uma infecção.

Por Yasmin Barcellos

Hortoterapia



Cuidar do jardim reduz a ansiedade e melhora o humor
A Garden Therapy ou hortoterapia vem sendo cada vez mais usada como instrumento de cura. Isso porque ela estimula as funções sociais, cognitivas, físicas e psicológicas, reduzindo a ansiedade e melhorando o humor e a qualidade de vida dos pacientes. É que a terapia funciona colocando em movimento três mecanismos distintos: a interação com as plantas, a ação e a reação.

O primeiro mecanismo é a interação com a natureza, fundamental para pessoas que sofrem com depressão, ansiedade, autismo e demência. A terapia também atenua sintomas como a pouca resistência ao estresse, falta de autoestima e vitimismo.

O segundo mecanismo, a ação, mantém o paciente ocupado, distraindo- o, dando-lhe segurança, e é um ótimo substituto do trabalho. Favorece a concentração, sendo também um satisfatório processo criativo.

O terceiro e último mecanismo, a reação, constitui um elemento de ligação entre o paciente e o jardim, que se estabelece a partir da resposta emotiva que uma paisagem ou uma flor suscitam. Observando a natureza, aprendemos a conhecer e a enfrentar a vida. Amadurecemos e crescemos adquirindo uma compreensão das coisas indispensáveis para superar os desafios do cotidiano.

Por Yasmin Barcellos

Metas alimentares para você adotar em 2011

Oito metas alimentares para você adotar neste ano e revolucionar sua dieta

Metas alimentares para você adotar em 2011Mais do que somente desintoxicar o organismo, este início de ano, época em que geralmente estamos dispostas a ter uma vida melhor, é uma ótima oportunidade para fazer algumas mudanças na dieta que, além de “limpar” o corpo, também ajudam a controlar o peso e contribuem para a sensação de bem-estar.

Sugiro que você estabeleça algumas metas de alimentação a serem cumpridas pelo resto do ano. Na lista abaixo, seguem oito recomendações que garantem um cardápio mais equilibrado. Avalie quais mais fazem diferença em seu dia-a-dia e comprometa-se!

Em 2011 eu prometo…

  1. Investir em alimentos de origem vegetal, principalmente frutas e verduras coloridas. Comerei todos os dias no mínimo duas frutas e um prato de sobremesa de salada ou legumes, misturando entre seus componentes pelo menos três cores, entre elas, verde, laranja, vermelho, roxo ou branco.
  2. Reservar um tempo no início da semana para planejar meu próprio cardápio ou o de minha família para o restante dos dias. No fim de semana, se for comer fora, escolherei opções saudáveis de restaurantes.
  3. Substituir, de segunda a sexta-feira, qualquer tipo de doce por frutas e iogurtes.
  4. Dar chance para que os peixes e frutos do mar apareçam em meu cardápio pelo menos duas vezes na semana. Vale sashimi, salmão defumado, atum e sardinha em lata.
  5. Prestar atenção no que e no quanto como para me sentir confortável ao terminar, evitando assim sensação de estar estufada ou o consumo compulsivo e aleatório. Dica: anotar tudo o que se come pode ser bastante útil.
  6. Prestar atenção na qualidade de gordura que ando consumindo. E substituir queijos, carnes e cremes, ricos em gorduras animais e, portanto, em gorduras saturadas, por fonte de gorduras vegetais, insaturadas, proveniente dos óleos, que são mais saudáveis.
  7. Beber mais água e levar sempre comigo uma garrafinha cheia, onde quer que eu vá.
  8. Fazer listas de compras para deixar a dispensa mais organizada e, desse jeito, evitar a compra de guloseimas para a casa.

Fonte: Marie Claire

Dieta desintoxicante


Você quer desintoxicar o seu organismo e de quebra emagrecer? Com os abusos diários na alimentação, o organismo acumula toxinas que afetam diretamente a nossa saúde e beleza, então que tal desintoxicar o organismo com a dieta desintoxicante?


A Dieta de Desintoxicação é muito benéfica a saúde, pois faz uma total renovação no


funcionamento fisiológico do aparelho digestivo, aumentando a vitalidade, energia de todo o corpo e ajudando no processo de emagrecimento.


Essa dieta não é feita necessariamente com o objetivo de perder peso, apesar de poder ter esse efeito. Ela é usada principalmente para eliminar os excessos cometidos nos eventos sociais, como abuso de álcool e comidas calóricas.


Geralmente é seguida por uma semana, após as festas, afirma o endocrinologista Wanderley Amorim.


O médico elaborou um cardápio sob medida para quem quer enxugar os excessos, ganhar mais vitalidade e ainda fortalecer a saúde. “Além de consumir os alimentos indicados, durante sete dias, é importantíssimo tomar dois litros de água e limonada”, afirma o endocrinologista. E depois de uma semana, o conselho é manter uma dieta equilibrada, sempre ficando longe dos excessos.


Cardápio Desintoxicante (7 Dias)


Primeiro Dia
Café da Manhã:
-1/2 mamão papaya + 1 fatia de 40g de queijo fresco.
Lanche da manhã
-1 taça de salada de frutas, 1 colher (sopa) de farinha de linhaça dourada


Almoço
1 prato raso de salada de folhas verdes variadas, 1 palmito cortado em rodelas, 1 colher (chá) de azeite, 1 filé de frango assado


Lanche da tarde:
1 banana média


Jantar:
1 prato de sobremesa de salada de ervilhas frescas, 1 colher (chá) de azeite, 1 posta (100g) de salmão grelhado.


Segundo Dia
Café da Manhã
- 200ml de suco de soja light de maçã ou 300 ml de suco de abacaxi com adoçante
- 1 colher de sobremesa de mel (coloque o mel e a aveia com a banana e o mamão)


Lanche da Manhã
-½ mamão ou 1 iogurte natural desnatado


Almoço
-salada verde à vontade (alface + agrião)
-2 colheres de sopa de arroz integral


- 1 filé de frango ou pescada temperado com alecrim, salsinha e cebolinha


Lanche da Tarde
-2 fatias de ricota ou 2 fatias de queijo branco


Jantar
-1 prato fundo de sopa de legumes


Terceiro Dia
Café da manhã:
1 pêra, 1 xícara (chá) de café com adoçante, 2 fatias de pão integral, 1 colher (sobremesa) de requeijão light


Lanche da manhã:
1 laranja, 2 castanhas-do-pará


Almoço:
1 prato raso de salada de folhas verdes variadas, 1 colher (chá) de azeite, 1 filé de pescada, 4 colheres (sopa) de risoto de açafrão


Lanche da tarde:
8 morangos, 1 colher (sopa) de farinha de linhaça dourada


Jantar:
1 prato raso de salada de kani-kama picado, 1 colher (chá) de azeite, 1 prato de sopa de lentilhas cozidas.


Quarto dia
Café da Manhã
- 1 xícara de chá de erva-doce com adoçante
-1fatia de pão de centeio
-1 fatia de queijo cottage ou 1 fatia de queijo branco.


Lanche da manhã
- 1 fatia de ricota


Almoço
-salada de rúcula com tomate à vontade
-2 colheres de sopa de arroz integral
-3 colheres de sopa de espinafre ou cenoura no vapor
- 1 filé de peixe ou frango com molho de laranja por cima (suco de 1 laranja com 1 colher de chá de azeite, salsinha e manjericão fresco ou desidratado)


Lanche da Tarde
- 1 iogurte natural desnatado com 1 colher de café de mel ou com pedaços de mamão


Jantar
- prato de salada de folhas cruas com queijo branco, temperado com molho de iogurte com hortelã.
- 1 prato de Sopa de caldo verde ( ver receita ) ou sopa de legumes e verduras (incluir 2 tipos de legumes, 2 folhas verdes e talos de brócolis ou beterraba).


Quinto Dia
Café da manhã:
1 fatia média de queijo branco, 1 iogurte funcional, 1 torrada integral, 1 colher (sobremesa) de geléia diet


Lanche da manhã:
3 damascos secos, 3 amêndoas


Almoço:
1 prato raso de pepino cortado em rodelas e temperado com duas colheres (chá) de iogurte ou coalhada, 1 prato de sobremesa de penne com molho de tomates frescos


Lanche da tarde:
1 pêra


Jantar:
1 prato de consomê de vegetais (1 colher de sopa de aveia, ½ lata de atum, salsão, maçã verde, erva-doce e cenoura picados, temperados com limão, shoyu e mel)


Sexto Dia
Café da Manhã
- 1 fatia de pão light com fibra ou 1 torrada integral
-1 colher de sobremesa de requeijão light
-1 iogurte funcional


Lanche da Manhã
- 1 maçã ou 1 pêra


Almoço
- 1 prato de salada de beterraba ou cenoura crua com azeite e salsinha
- 1 prato de sobremesa de mandioquinha refogada com cebolinha
- 1 filé de carne magra com alecrim e salsinha


Lanche da Tarde
- 1 fatia de manga ou 1 fatia de mamão formosa


Jantar:
-salada de alface, rúcula com tomate à vontade
- 1 unidade pequena de batata cozida
-1 filé de frango grelhado


Sétimo Dia
Café da manhã:
2 copos de shake diet (1 gelatina diet de limão batida com 1 manga e 400ml de água)


Lanche da manhã:
1 pêra


Almoço:
1 prato de salada de rúcula, 1 colher (chá) de vinagre balsâmico, 1 colher (chá) de azeite, 1 sobrecoxa assada com molho de tomate, 1 fatia de mussarela para gratinar


Lanche da tarde:
1 copo (300 ml) de água de coco


Jantar:
1 prato raso de salada de folhas verdes variadas, 2 colheres (sopa) de uvas-passas, 1 colher (chá) de azeite, 1 filé de peixe grelhado


Fonte: Endocrinologista Wanderley Amorim

Trate ansiedade e emagreca



Você já não consegue fazer dieta alguma? Come de mais e faz exercício de menos? Vive ansiosa (o) e chega a perder o sono por causa da ansiedade?

Você pode estar engordando por estar ansiosa demais, você sabia?

Começar uma dieta é sempre difícil e assim como a pressa é inimiga da perfeição, a ansiedade pode ser uma grande vilã no emagrecimento. Alguns sentimentos como alegria e tristeza produzem reações químicas no nosso organismo, com a ansiedade não é diferente. O resultado pode ser sentido na balança, mesmo por quem segue a dieta à risca, afirma o psicanalista e endocrinologista Wanderley Amorim.

Nem sempre dá para combater a ansiedade durante a dieta, diante dessa situação a melhor saída é fazer uma consulta com um profissional especialista em psicanálise e endocrinologia para avaliar o seu caso.

O médico Wanderley Amorim preparou algumas dicas para você começar a combater a ansiedade e emagrecer de forma saudável.

  • Consulte um especialista e faça um diagnóstico completo observando a tireóide, leve a ele exames, dietas que você já fez ou está fazendo e conte para o médico o que te leva a comer de forma descontrolada.
  • Faça uma lista do que você quer mudar
  • Procure dormir pelo menos oito horas por dia. As noites mal dormidas podem gerar ansiedade
  • Diminua o consumo de bebidas estimulantes, como o chá preto ou o café, pois elas podem deixá-la mais ansiosa durante a dieta
  • Pratique exercícios físicos por pelo menos 30 minutos diários, até mesmo uma simples caminhada pelo bairro ajuda a gastar energia e colabora na liberação da serotonina, substância responsável pelo prazer, calma e bem-estar.
  • Descubra outros prazeres além da comida, estar com amigos, passear ou viajar pode ajudar a resolver o problema.

Fonte: Psicanalista e endocrinologista Wanderley Amorim