quinta-feira, janeiro 27, 2011

Inhame - O tubérculo fortalece a saúde e pode até ajudar aos infectados da dengue


Alimento ainda pouco consumido pelos brasileiros, o inhame pode ser um excelente substituto da batata e da mandioca. Isso porque o tubérculo é um fortalecedor da saúde. Ele faz com que muitas impurezas do sangue saiam através da pele, dos rins e dos intestinos.

Ele também fortalece o sistema imunológico, pois fortifica os glânglios linfáticos. Fornece mais fósforo, que comprovadamente melhora a resistência e diminui a sensação de fadiga. A ausência de ferro é a principal causa da diminuição dos níveis de glóbulos vermelhos no sangue — quadro que leva à anemia. O inhame, que carrega pitadas a mais do mineral, é ideal para suprir a carência.

Ultimamente tem se associado o tubérculo ao combate a dengue, doença causada pela picada do mosquito Aedes Aegypti. Ainda não há comprovação cientifica de que a ingestão do alimento seria recomendada para tratar dos infectados pelo mosquito. O que há de concreto são propriedades desse alimento que poderiam ter relações indiretas com o quadro da epidemia. É que o inhame possui vitaminas do complexo B.

Uma pessoa que realize uma boa ingestão dessas vitaminas exala um odor que o mosquito sente e ele tende a não picar essa pessoa. E como o inhame também tem uma grande quantidade de vitamina A, importante para o sistema imunológico e para a integridade das mucosas, aumentando a fagocitose, a resposta das nossas células para incorporar as bactérias ou vírus que estão atacando o organismo para destruir uma infecção.

Por Yasmin Barcellos

Nenhum comentário:

Postar um comentário