quinta-feira, janeiro 27, 2011

Mau uso de lentes no verão pode causar infecções

Os cuidados com os olhos com lentes de contato devem ser maiores nesta época, quando é difícil resistir à tentação de um mergulho na praia ou piscina

Mais confortáveis e mais práticas que os óculos, as lentes de contato são preferência de muita gente que tem algum problema de visão. Mas aí, quando chega o verão, os cuidados com elas devem ser maiores, sob risco de pegar infecções e até úlceras no olho.

Quem usa lentes de contato, deve ter mais cuidado nesta época de verão, pois é quando fica mais difícil resistir a um banho de mar, um pulo na piscina ou um mergulho na lagoa. A água e, até mesmo a fumaça e poeira, podem trazer prejuízos à saúde dos olhos com lentes de contato.

De acordo com o médico oftalmologista, Antônio Bressan Filho, a praia tem uma água menos contaminada e é mais segura; mas quem usa lentes deve evitar banhos em piscinas e lagoas, onde a água é mais parada, enquanto estiver usando-as.

Bressan ressalta que a maioria das infecções causadas pelo mau uso das lentes de contato são por fungos, mas que existem bactérias causadoras de doenças mais graves, como a úlcera córnea, que, em casos extremos, pode levar à cegueira.

Como limpar as lentes

Segundo Bressan, os olhos com lentes de contato devem ser hidratados com frequência com colírios apropriados. Além disso, as lentes devem limpas com produtos próprios para sua limpeza, e os olhos, com lenços descartáveis.

As lentes de uso prolongado podem ser usadas continuamente por até sete dias e seis noites; as descartáveis devem ser substituídas por um novo par.

Há pessoas que usam lentes descartáveis e tiram e colocam elas todos os dias, durante toda a semana. Segundo Bressan, elas correm mais risco de desenvolver infecções. Ele ressalta que as lentes coloridas devem ser retiradas todas as noites.

Crianças

Segundo o médico, a partir de 10 anos, as crianças podem começar a usar as lentes de contato, desde que os pais assumam os riscos, mas a idade correta para começar a usar é de 14 anos.



Imagem: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário