terça-feira, julho 20, 2010

PREVENÇÃO DE PROBLEMAS POSTURAIS


Como centro e suporte do organismo humano, a coluna vertebral é o eixo e o centro de gravidade do corpo, possuindo 3 funções básicas: sustentação do organismo, movimentação do corpo e proteção da medula nervosa, todas elas prejudicadas pela postura viciada da vida moderna, que dá mais ênfase à posição sentada, justamente a mais danosa à coluna. Definindo melhor as funções: sustentação do organismo, através das vértebras e discos intervertebrais; movimentação do corpo, realizada pelas articulações existentes entre a parte posterior das vértebras e pela musculatura; proteção, pois assim como os ossos do crânio protegem o cérebro, a coluna vertebral envolve, como um estojo, a medula nervosa, prolongamento do cérebro e parte nobre do sistema nervoso central. Essas Funções são facilmente comprometidas, devido aos vícios posturais e problemas congênitos que surgiram principalmente com a criação de inúmeras máquinas e de novas profissões. Os homens passaram a usar a coluna como alavanca, enquanto as mulheres trabalhando fora e ainda cuidando da casa, são as que pagam maior tributo pelas agressões à coluna, principalmente aquelas que continuam trabalhando durante a gravidez. Destaca-se também a atividade física sem acompanhamento, que antes de trazer benefícios, só traz agruras e dores localizadas.
CONSELHOS ÚTEIS PARA UMA BOA POSTURA
· Durma em cama grande, em colchão firme (semi-ortopédico). Deite de lado com as pernas flexionadas (dobradas). Ao sair da cama, vire-se de lado, flexione as pernas e em seguida coloque os pés fora da cama.
· Evite poltronas macias.
· Evite curvar-se para frente com as pernas estendidas e ao levantar objetos flexione as pernas, fazendo força com elas e não com as costas.
· Procure não levantar peso acima da linha da cintura; caso não tenha como evitar, nunca se curve para trás.
· Evite ficar em pé por muito tempo sem se movimentar, se for inevitável, coloque um pé sobre um apoio (por ex.: lista telefônica).

Patrícia Bragato
Profª. de Educação Física,
Pós-Graduada em Fisiologia do Exercício ,UVA-RJ.