quinta-feira, fevereiro 03, 2011

Confira oito dicas para evitar a gastroenterite. Saiba quais são os sintomas




Nas primeiras três semanas de janeiro, Vitória registrou 375 casos da doença. A gastroenterite é a inflamação do intestino. Cuidado com os alimentos é uma delas.

O verão aliado a férias escolares e ao sol forte que atinge a Grande Vitória nas últimas semanas é um prato cheio para a proliferação de bactérias que provocam a temida gastroenterite. A doença, muito comum na estação mais quente do ano, encontra nos alimentos a principal fonte de contaminação. Segundo o médico gastroenterologista João Evangelista, o calor costuma deteriorar os alimentos com muita facilidade nessa época do ano.

Os principais sintomas da gastroenterite são: diarreia, vômito, moleza no corpo e as vezes febre alta. Só nas primeiras três semanas de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória registrou 375 casos da doença. Segundo João Evangelista, a gastroenterite consiste na inflamação do intestino que provoca diarreia, vômito e consequentemente a desidratação.

"É muito importante ressaltar que em crianças e idosos a gastroenterite é muito perigosa por causa da desidratação, da falta de líquido no organismo. O princípio básico no tratamento dos sintomas é a hidratação com soro caseiro na mesma hora. Em seguida a pessoa deve procurar um médico", afirma o médico.

Procurar o médico o mais rápido possível foi o que fez a dona de casa Elionai, moradora de Cariacica, nesta quarta-feira (02). A sobrinha de nove meses começou a ter diarreia e vômito nesta terça (01), o que deixou a família preocupada já que até o comportamento dela mudou.

"Ela é uma neném super agitada, envolve todos nos cuidados dela. Só que de ontem para hoje ela caiu. Esta desanimada, fica só dormindo, não está se alimentando direito. Como ela apresentou vários sintomas como diarreia, vômito e até um pouco de febre, corri logo para o médico. E ele disse que é gastroenterite", afirma.

O médico João Evangelista explica que o cuidado com os alimentos é a principal ferramenta para evitar a gastroenterite.

Dicas para evitar a proliferação de bactérias:

Comprar sempre carne fresca em lugar limpo e refrigerado;
Comer a alimentação logo que for preparado;
Evitar requentar alimentos;
Não manusear alimentos se estiver com alguma ferida nas mãos;
Lavar bem os produtos que serão consumidos;
Lavar as mãos antes de manusear os alimentos;
Não usar o mesmo talher para preparar a comida e para prová-la;
Beber água e sucos com frequência.

Imagem: Ilustração
Colunista: Yollanda Gomes


Fonte: Gazeta OnLine

Dieta x enxaqueca






A alimentação é um dos principais fatores que podem desencadear as crises de enxaqueca. 'Ficar mais do que quatro horas sem se alimentar é tão ruim quanto ingerir o alimento errado. Ficar muito tempo sem comer leva à baixa do açúcar no sangue, e pode gerar mais enxaqueca para aqueles que já possuem essa sensibilidade', diz a nutricionista Liliam Francisco.

Quem tem predisposição à enxaqueca deve mesmo observar o que come. Não existe uma dieta específica e cada indivíduo deve saber identificar o que não lhe cai bem. Entretanto, algumas substâncias podem desencadear aquela dorzinha que começa chata e vai ficando insuportável.

Alimentos que contém o aminoácido tiramina devem ser evitados. 'Os principais são vinho tinto, peixe defumado, fígado de galinha, figos, chocolates, nozes, manteiga de amendoim, queijos amarelos, vinagre, bebidas alcoólicas, iogurtes, lentilha e sementes', lista Liliam.

Os enlatados, processados e conservados devem ser bem dosados. 'Embutidos como salsicha, salame e toucinho defumado, por exemplo, podem ocasionar a enxaqueca, uma vez que as substâncias utilizadas para realçar a coloração e o aspecto dos alimentos possuem ação vasodilatadora', explica a nutricionista. Além desses, alimentos que contenham glutamato monossódico também devem ser retirados do cardápio. De acordo com ela, o glutamato serve para enriquecer o sabor e pode inibir a absorção de glicose por parte das células cerebrais, desencadeando a dor.

O aspartame também merece cuidado. De acordo com Liliam, estudos mostram que o consumo de 30mg por dia pode aumentar em até 9% o risco de enxaqueca em indivíduos predispostos. O café pode ser um vilão silencioso. 'Consumido em quantidades excessivas ele agrava os sintomas de dor de cabeça e também os de ansiedade e de pressão alta para os hipertensos', avisa a nutricionista. Um outro inimigo é o chá. 'Ele é vasodilatador, de modo que a pessoa deve reduzir o consumo', alerta a nutróloga Jane Corona.

E dessa extensa lista nem os frutos escapam. Alguns devem ser excluídos das refeições de quem sofre com a enxaqueca. 'Abacate, banana e frutas cítricas são os principais', diz Liliam. 'Pessoas sensíveis também relatam enxaqueca quando consomem ameixa e tomate', conta Jane.

A associação entre alimentos e medicação podem ser uma bomba relógio em alguns casos. 'Pessoas que fazem uso de antidepressivos terão dor de cabeça se comerem muito queijo, porque este forma as aminas biogênicas tiramina e tripatamina, que são irritantes do sistema nervoso central', diz Jane.

FONTE:
http://bemleve.com.br/saude/dieta-x-enxaqueca/1468