sexta-feira, janeiro 14, 2011

Casos de desidratação e intoxicação aumentam com o calor



Com a chegada do verão o calor costuma levar as pessoas para as praias. Muitas vezes a alimentação e a hidratação ficam deixadas de lado neste período e a preferência pelos petiscos, ao invés do almoço, e a troca da água e do suco por cerveja e refrigerante, acaba trazendo sérias consequências para o corpo. Tanto é que a desidratação e a intoxicação alimentar são as doenças mais registradas nos pronto-socorros capixabas durante o verão.

De acordo com a nutricionista da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) Flaviane Miranda, o cuidado com a alimentação e a higiene são fundamentais no verão. "O ideal é ter cuidado. Onde comer e frequentar porque é no preparo e na manipulação dos alimentos que a gente acaba adquirindo uma intoxicação alimentar porque algumas bactérias são transmitidas através das mãos", disse.

O local escolhido para se alimentar nos balneários também deve ser bem observado. A higiene dos funcionários, a estrutura e a limpeza do estabelecimento são os primeiros indícios de boa estrutura. "É imprescindível você ver a forma que a pessoa te atende e que está a estrutura do local. Se for duvidoso é melhor procurar outro lugar para se alimentar", falou a nutricionista.

Outra ilusão é em relação aos refrigerantes e a cerveja. As pessoas consomem achando que, porque é líquido e gelado, hidrata e mata a sede. O grande problema é que o álcool age no organismo como um efeito contrário e fazem com que o corpo perca água ao invés de ficar hidratado.

Portanto, o ideal no verão é se alimentar de forma balanceada e evitar o consumo de alimentos gordurosos e pesados. E na hora de consumir a popular cerveja, fazer com moderação e acompanhado de água, água de coco ou suco de frutas.

Confira aqui algumas dicas:

- Lave muito bem as mãos antes das refeições e antes de preparar alimentos;

- Fique atento à higiene dos restaurantes e barraquinhas nas praias. Evite alimentos de locais sujos, com moscas e de procedência duvidosa;

- Evite alimentos gordurosos, muito salgados e/ou condimentados, como frituras, queijos amarelos e maioneses;

- Na praia, faça escolhas saudáveis: frutas da estação, picolé de fruta, água de coco, suco de fruta natural, salada de frutas e sanduíche natural fresco. Só não vale ficar sem se alimentar;

- Evite consumir alimentos com molhos à base de maionese, ovos ou creme de leite que estejam à temperatura ambiente;

- Mantenha-se hidratado. Beba no mínimo dois litros de líquido por dia, principalmente água, água de coco e sucos de fruta natural;

- Tenha cuidado com as bebidas alcoólicas, pois elas aumentam a diurese, favorecendo a desidratação;

- Frutos do mar devem ser bem cozidos, pois podem conter microorganismos causadores de doenças;

- Ao primeiro sinal de diarreia, iniciar hidratação com soro caseiro e buscar atendimento em unidade básica de saúde;

- O soro pode ser feito em casa. Para cada copo de água, deve ser adicionada uma pitada de sal e duas pitadas de açúcar.

- Alimentos crus ou cozidos não devem permanecer expostos à temperatura ambiente. O descongelamento deve ser realizado sempre em geladeira. Comidas prontas não podem ser recongeladas.

Fonte: Folha Vitória

Nenhum comentário:

Postar um comentário