domingo, abril 17, 2011

Cuidados importantes com a higiene íntima feminina

Apesar de todos os cuidados que as mulheres adoram ter com a beleza e a aparência, enchendo-se de cremes, maquiagens e tratamentos estéticos, muitas delas podem acabar se esquecendo da higiene íntima, o que deveria ser uma das primeiras preocupações do universo feminino.

A higienização deve ser feita com produtos específicos e diariamente, pois é responsável pela manutenção da saúde. Quando a mesma é feita de maneira inadequada, pode trazer desconfortos, além de favorecer o desenvolvimento de infecções ginecológicas. Isso acontece porque o pH da pele é ácido, dependendo da região do corpo, e esse pH ácido serve como uma capa protetora da pele para a não proliferação de bactérias, mas essa acidez pode acabar se desequilibrando por diversos fatores, então o uso constante de sabonete com pH alcalino é indicado.



Veja as dicas para a saúde íntima da mulher:

A pele da região genital feminina é mais delicada, por isso, mais suscetível a agentes externos, então utilize sabonete para uso íntimo, o qual pode ser líquido e especialmente formulado para não agredir a pele e a mucosa da região genital.

Com relação aos sabonetes íntimos, os mesmos devem ser hipoalérgicos e devidamente apropriados para a higiene íntima, os quais devem ser testados para reduzir a chance de ocorrência de alergias.

Dê preferência aos sabonetes líquidos e com pH ácido. Os sabonetes em barra são alcalinos, podendo agredir ainda mais a camada protetora da pele, causando coceira e alergias.

Opte por sabonetes que produzam pouca espuma e que limpem essa região de maneira suave sem remover toda a camada de proteção, que não contenham substâncias antissépticas, pois esses têm a função de matar os germes da pele, porém acabam matando também os germes bons e naturais dessa região.

A higienização diária deve ser de 1 a 3 vezes ao dia nos dias mais quentes; já nos dias frios a higienização pode ser feita somente uma vez ao dia.

É importante ressaltar que os sabonetes íntimos devem ser usados na parte externa do órgão genital, não devendo ser usados nas duchas internas e nem para o tratamento de infecções ou inflamações genitais. E caso haja algum problema durante o seu uso, consulte um médico e pare imediatamente o uso.

Evite o excesso de lavagens da região íntima, pois isso acaba retirando a proteção natural da vagina.

Use sempre roupas íntimas leves e que não comprimam a região.

Lave as calcinhas com sabão neutro ou de coco e não use amaciante e muito menos águasanitária nas peças íntimas, ou então se certifique de que não ficaram restos do produto.

Seque as roupas íntimas em locais secos e arejados e onde possam ficar expostas ao sol, não deixando as calcinhas secarem dentro do banheiro ou em locais abafados.

A depilação íntima deve ser feita de maneira cautelosa, pois é preciso observar as condições higiênicas do local e certificar-se de que a cera é descartável, e antes e depois do procedimento deve ser feita uma limpeza da área para evitar a contaminação de germes e bactérias.

Durante o período de menstruação, troque de absorvente quantas vezes achar necessário. Dependendo do fluxo sanguíneo, é indicado trocar no mínimo três vezes ao dia e a cada troca é interessante fazer uma higiene local.

O uso de absorventes diários não é indicado, pois eles acabam impermeabilizando e impedindo a transpiração da área genital, favorecendo assim a instalação de bactérias e fungos na região.

O uso de absorventes internos é indicado, porém somente se forem trocados com certa regularidade.

Evite o uso de papel higiênico colorido ou perfumado, pois podem agredir e irritar a mucosa vaginal.

Jamais faça as duchas vaginais sem a prescrição do seu médico ginecologista.
Não use o chuveirinho para lavar a vagina internamente, pois isso causa a remoção das bactérias, deixando a área mais suscetível a infecções.

Toda mulher possui uma lubrificação natural e, por isso, procedimentos que deixam a área genital mais ressecada podem causar pequenas rachaduras, que são ótimas fontes para o surgimento de uma infecção.

Para as mulheres que não têm uma boa lubrificação na relação sexual, é indicado o uso do lubrificante íntimo para manter uma boa lubrificação durante a relação sexual.


É recomendada a visita frequente ao ginecologista, pois esse é o profissional mais indicado para cuidar da sua saúde íntima;

Quando aparecem alguns sintomas atípicos, é indicado procurar imediatamente um médico e não fazer a automedicação.

A cada seis meses faça uma visita ao seu médico ginecologista para fazer a prevenção de algum tipo de doença possível e também tirar dúvidas, e não se esqueça de fazer todos os exames possíveis.

 
Para as mulheres que se sentem mais à vontade, dormir sem calcinha é uma ótima oportunidade, pois deixa a área genital respirar melhor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário