sexta-feira, dezembro 10, 2010

Saiba qual postura manter durante as festas da empresa!




Muitas empresas realizam confraternizações entre os funcionários. Os preparativos para as festas geram diversas preocupações, entre elas, saber qual é a forma correta de se comportar em um evento como esse. Saiba como!

Como o funcionário deve se comportar em uma festa de confraternização da empresa em relação ao álcool?

O funcionário deve evitar beber demais nas comemorações de empresas, isso é fundamental. A imagem de um funcionário bêbado é caminho certo para o fim de sua carreira. Cada um deve avaliar bem o seu limite de álcool e ficar bem abaixo dele.

Qual deve ser o modelito escolhido para a festa?

Em festas empresariais o traje deve ser bem discreto. Nada de decotes, transparências e saias muito curtas. Para os homens, uma roupa casual, mas que não deixem de estar bem vestidos.

Paqueras entre pessoas da empresa são permitidas? Como agir diante de uma situação dessas?

Isso deve ser muito bem avaliado. "Ficar" com o colega de trabalho na festa da empresa não é uma boa ideia. Se a festa for um momento em que uma paquera pode realmente vir a se tornar um relacionamento legal, não há problema, mas isso deve ser muito bem avaliado por ambos os envolvidos. Lembrar que vai haver o day after, querendo ou não.

Festas geralmente são regadas a música... a questão é dançar ou não?

Não há problema nenhum em dançar, desde que as músicas passem bem longe de um funk, por exemplo. Festa é um momento de descontração e alegria e esse deve ser o espírito de todos. Sem exageros.

Como se portar na hora de comer?

As regras de comportamento à mesa sempre devem ser observadas por quem quer fazer um papel bom na presença de outras pessoas. São várias e não cabe citá-las, mas, de qualquer forma, nessas festas deve-se evitar fazer pratos muito cheios, comer de boca aberta e segurar corretamente os talheres é fundamental.

O principal é não esquecer que a comemoração está diretamente envolvida com o trabalho. Se a pessoa mantiver esse pensamento, as chances de errar são mínimas.

Ligia Marques é Antropóloga formada pela Universidade de São Paulo, especialista em Psicologia da Educação e Consultora de etiqueta. Autora do livro Sem-Noção, que aborda 100 lições bem-humoradas para não dar vexame e saber o que fazer quando alguém passa dos limites. http://www.ligiamarques.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário