sexta-feira, dezembro 10, 2010

Como presentear sem cometer gafes? Dicas para amigo secreto e outros!




Presentear os amigos e familiares é comum em época de festas de fim de ano. Uma forma de presentear é o amigo secreto (ou amigo oculto), que costuma acontecer entre familiares, amigos próximos, colegas de trabalho, etc. Mas dúvidas são sempre frequentes: como estabelecer o valor, como acertar no presente, como lidar na hora de entregar o presente para quem você não gosta, o que fazer quando recebe um presente que você não gosta? Estas e outras questões serão respondidas nesta matéria!

O valor deve ser estabelecido de comum acordo entre os participantes e pode ser por meio de votação. Um máximo e um mínimo são fundamentais e devem ser respeitados, mesmo se o amigo for o chefe. Se tirou quem não conhece ou não gosta, de repente é uma boa oportunidade de conhecer e/ou ficar amigo novamente. Tente esta aproximação pelo bem de sua carreira. Hoje, o que mais importa nas empresas são funcionários com grande capacidade de relacionamento pessoal. Os presentes devem sempre vir com a possibilidade de serem trocados e isso deve ser dito à pessoa na hora de entregá-lo. O importante é ter utilidade e se para isso precisar ser trocado, não há problema.

Você acha que pega mal fazer "Amigo da Onça" ou "Inimigo Secreto"? Que critérios as pessoas devem usar ao presentear sem que o "mimo" em questão magoe os sentimentos alheios? E na hora de revelar quem tirou, o cuidado deve ser o mesmo?

Esta brincadeira até pode ser feita, mas as pessoas tem que tomar bastante cuidado para saber o limite entre o engraçado e o que pode realmente magoar outra pessoa. Colocar-se no lugar dela é uma boa tática para fazermos esta avaliação. A brincadeira é boa quando TODOS se divertem. Feita desta maneira, pode-se revelar quem tirou quem sem problemas. Não se deve aproveitar este momento para vinganças conscientes ou inconscientes contra colegas.

Amigo Secreto online funciona?

Sim. Não há problema com isso, desde que todos saibam como participar e acessar o site. Talvez um primeiro e-mail para todos explicando como funciona o esquema e o que é esperado que cada um faça, ajude bem.

Há algum tipo de etiqueta para mandar cartões de felicitações via e-mail?

Mesmo sendo por e-mail, se possível, personalize os dizeres de seu cartão. Padronizar um cartão só e enviar como mala direta é muito informal, impessoal e não tem nada a ver com o espírito natalino de cumprimentar os amigos.

Prática cada vez menos utilizada, os cartões enviados pelos correios ainda são uma opção como forma de cumprimento. Escreva palavras bonitas, criativas e diferentes para as pessoas. Mande com antecedência.

Na ceia de Natal na casa de amigos ou parentes é preciso levar algo (comida, bebida) ou isso é indelicado? E levar acompanhante, pode?

Comida ou bebida, só se for combinado antes com os anfitriões. Leve presente para as pessoas da casa que o está recebendo e acompanhante só se pedir autorização à anfitriã antes.

Se eu ofereço a ceia, pega mal propor divisão de despesas?

Se for família, algo bem informal e íntimo até pode-se fazer isso. Se forem convidados menos íntimos pega bem mal. Quem se propõe a receber pessoas tem que estar preparado para este gasto e tem que receber bem. Senão é melhor nem fazer nada.

Se você não pode comprar um bom presente, vale apostar na lembrancinha ou é melhor não dar nada?

Há lembrancinhas que acabam sendo bem legais. Dependendo do que tiver para gastar e da pessoa a ser presenteada, use a criatividade para agradar. Kits com várias coisinhas são uma boa alternativa: kit maquiagem (rímel, batom tom de boca, creme demaquilante), kit sol (toalha, protetor, boné), etc. Ficar sem dar nada é bem pior.

Se você tem um relacionamento, você tem que dar presente para a família toda da pessoa (principalmente para a sogra e para o sogro)?

Se os conhecer, sim. Se ainda não tiver conhecido a família, não há necessidade.

Quando recebemos um presente, o "correto" é abrir na frente da pessoal ou deixar para depois? Abra na frente da pessoa se possível. Essa regra depende do ambiente (aniversário, casamento, visita ao bebê, etc.). Em algumas situações, você abrir na frente de quem deu vai ficar complicado, então o indicado é abrir depois e agradecer novamente após ter feito isso.

Quais cuidados devemos levar em conta para não pagar um mico na hora de dar presente (como comprar uma coisa que não tem nada haver com a pessoa)?

Se você se dedicar ao presente, não vai comprar algo nada a ver com a pessoa. É preciso que se pare um pouco para pensar no que ela gostaria de ganhar, colocar-se no lugar da pessoa. De qualquer maneira, ao entregar um presente, sempre devemos deixar clara a possibilidade e forma de trocá-lo caso não seja do agrado.

Se você não gostou do presente, vale mantê-lo só para não desagradar ou é melhor trocar?

Troque. Certamente a pessoa que gastou em um presente para você preferirá que lhe seja realmente útil.

Nem sempre você sabe onde o presente foi comprado. No caso de você precisar trocar (seja porque não gostou ou por conta de tamanho, por exemplo), como proceder?

Tente falar com quem deu. Isso nem sempre vai dar certo, pois às vezes, o presente foi comprado em local que não permite troca.

Se a pessoa esquecer de tirar o preço da etiqueta e o presente for aberto na hora, como reagir (tanto para quem dá, quanto para quem recebe)?

Quem der, deve se desculpar e quem receber, dizer que o mais importante é o gesto de carinho e que a pessoa não se sinta constrangido por isso.

Se você recebe um presente de uma pessoa mais distante, é obrigado retribuir?

Seria o mais educado em outra oportunidade que tiver.

Qual é o presente mais indicado para o chefe quando ele é o seu amigo secreto?

O presente para o chefe deve obedecer aos mesmos critérios das outras pessoas, ou seja, respeitar o valor máximo e mínimo estabelecido pelo grupo, escolher algo que tenha "a cara" dele, dentro disso, evitando presentes muito pessoais como lingerie, perfumes, objetos de decoração, etc.

E quando você tira um colega de trabalho o qual não gosta? Você não sabe nada sobre ele e tampouco consegue pensar em algo que seja parecido com ele, então, o que dar?

Hoje em dia as empresas estão valorizando demais aqueles que sabem se relacionar bem. É o que mais importa hoje no mundo corporativo e o amigo secreto é uma ótima oportunidade de praticarmos a arte do relacionamento. Se não gostar da pessoa que tirou, de repente esse é um bom motivo para se aproximar e talvez passar a gostar ou ao menos conseguir manter uma relação amigável. Se não conhece a pessoa, ótima oportunidade para conhecer: informe-se sobre ela e no dia da entrega terão o que conversar e poderão se tornar mais próximos. Aumentar o círculo de relacionamento é importante para a carreira.

Dar presente para aquele colega de trabalho que você quase não conversa, mas precisa fazer uma média é permitido?

Só se for tirado no amigo secreto, senão ficará muito óbvio o interesse que há por trás desse ato.

Dar presentes fora do amigo secreto para só algumas pessoas do trabalho que você mais tem contato é chato? Como proceder?

Se quiser, para os mais amigos, faça isso num outro momento, discretamente.

O que você acha de dar vale presentes? Pode soar muito impessoal?

Não é legal dar vale presentes. É totalmente impessoal e mostra que a pessoa não se preocupou nada com a outra.

É importante tomar cuidados na hora de embrulhar o presente? Vale lançar mão de artifícios como lacinhos, cores vivas e etc.?

Sim. Um pacote bem bonito é fundamental para valorizar o presente e a sua própria imagem. Não se esqueça também de colocar um cartão.

Ligia Marques é Antropóloga formada pela Universidade de São Paulo, especialista em Psicologia da Educação e Consultora de etiqueta. Autora do livro Sem-Noção, que aborda 100 lições bem-humoradas para não dar vexame e saber o que fazer quando alguém passa dos limites. http://www.ligiamarques.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário