quinta-feira, dezembro 16, 2010

Cuide da sua pele no verão!


Quais são os cuidados que devemos tomar com a exposição ao sol no verão?

O sol é mais forte entre 10h00 e 15h00 (11h00 e 16h00 no horário de verão), portanto nesse horário, deve-se evitar a exposição mais prolongada ao sol. Nos outros horários é aconselhável usar protetor solar ou, de preferência, proteção física como roupas, chapéus, sombrinhas, etc. A exposição crônica à irradiação ultravioleta provoca manchas, envelhecimento e câncer da pele.

Como saber qual filtro de proteção solar é mais adequado para o meu tipo de pele?

Existe uma escala criada por um dermatologista americano, Fitzpatrick, que classifica a pele em 6 tipos, do I ao VI. O tipo I é o ruivo de olhos azuis que não tem proteção na pele contra o sol e, por esse motivo, deve evitar a exposição. No extremo oposto está a pele negra, que tem mais melanina e maior resistência à irradiação solar. Quanto mais clara a pele, maior preocupação se deve ter em relação à essa exposição. Lembrar que nenhum filtro solar é capaz de bloquear totalmente a irradiação UVA ou UVB e que esse fator de proteção tem variáveis que podem interferir no produto final, como veículo, tempo em que fica na pele, suor, etc.

O protetor solar para o rosto deve ser diferente do restante do corpo? Por quê?

Sim, deve ser. A pele do rosto tem características diferentes da pele do corpo. Por ser mais exposta também é o local mais frequente do aparecimento do câncer.

Quais outros artifícios podemos usar para nos protegermos dos raios solares?

O melhor artifício é a proteção física como roupas, bonés e chapéus, barracas e sombrinhas. Encontram-se à venda roupas e chapéus feitos com tecido que dão maior proteção contra a irradiação solar. A alimentação rica em produtos antioxidantes também pode auxiliar.

É verdade que os protetores solares manipulados são mais eficazes que os convencionais?

Não é verdade. Os produtos industrializados têm maior controle de qualidade do que os manipulados e passam por testes para definir o fator de proteção solar conhecido como FPS.

A alimentação pode influenciar?

Sim. Os alimentos "funcionais", principalmente aqueles com características antioxidantes, podem ajudar a proteger a pele da irradiação solar.

Rosane Orofino Costa é Profa. Adjunto da Disciplina de Dermatologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Responsável pelo ambulatório de Envelhecimento Cutâneo do Hospital Universitário Pedro Ernesto


Nenhum comentário:

Postar um comentário