terça-feira, dezembro 14, 2010

Manual nutricional: medidas simples para uma vida saudável



A Dra. Cynthia Antonaccio, formada em Nutrição pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo e mestre em Nutrição Humana Aplicada – USP, explica de forma simples, em perguntas e respostas, como deve ser a sua alimentação no dia a dia, além dos cuidados com o corpo e assim ter uma vida saudável. Para isso, você deve inserir exercícios físicos e torná-los aliados de sua dieta diária. Elaboramos este manual para tirar suas dúvidas!

O que fazer para acelerar o metabolismo?

A melhor forma de acelerar o metabolismo é aumentar a quantidade de exercícios, introduzindo também alguns alimentos que podem ajudar, como chá-verde e pimenta.

Existe uma dieta que serve para todas as pessoas, de um modo geral?

Sim. Uma dieta equilibrada que inclua todos os grupos de alimentos (frutas, verduras, cereais, aves, carnes, peixes, ovos, etc.). Gorduras boas podem servir para qualquer indivíduo, basta ajustar as quantidades.

O que pode ser feito para perder gordura abdominal localizada em pouco tempo?

Não é tão fácil assim. O ideal é fazer exercícios aeróbicos com muito empenho e reduzir a quantidade de açúcar e gorduras, priorizando frutas e vegetais. O tempo levado para atingir o objetivo depende da dedicação de cada um.

O que é melhor, comer antes ou depois dos exercícios? O que posso comer antes de uma atividade física?

O ideal é não começar um exercício em jejum: frutas, sucos e barrinhas de cereal são boas alternativas. Um lanche pode ser consumido no mínimo 30 minutos antes, pois os movimentos feitos nas atividades físicas costumam ser intensos e não é aconselhável ter nada no estômago enquanto é feita a prática.

Qual é o maior erro que cometemos ao fazer regimes?

Não existe um único erro, porém o maior é ser muito drástico e achar que passar fome e riscar tudo aquilo que gosta é a melhor solução. Emagrecer precisa de bom-senso, reduzir porções e aumentar alimentos de baixo valor calórico.

Como controlar a compulsão alimentar?

O ideal é que você estabeleça mais disciplina no dia, planeje refeições e estruture um diário alimentar, onde se deve anotar tudo que consome. Procure o auxílio de um profissional, como um terapeuta e um nutricionista que abordem a ques

Nenhum comentário:

Postar um comentário