terça-feira, dezembro 14, 2010

Fim de ano depressivo: o que fazer se a tristeza aparecer?




Por que algumas pessoas se sentem mais depressivas nesta época do ano?

No final do ano geralmente fazemos uma reflexão de tudo que fizemos ou deixamos de fazer durante os 365 dias que vivemos. Assim, quando os objetivos traçados no ano anterior não foram atingidos, nos sentimos frustrados, culpados e incapazes por não termos realizado nossa expectativa.

Outras situações que levam a estados depressivos podem estar relacionadas à desarmonia familiar, como brigas e afastamento dos parentes, familiares que não se quer encontrar e lembranças anteriores.

Algumas pessoas sentem dificuldade em relação à mudança de rotina, e esta é uma época de mudanças, com muitas festas, visitas, viagens, despesas e variação na alimentação.

Quais são as dicas para deixar a tristeza de lado e conseguir curtir o fim do ano?

Primeiro agradecer por estarmos vivos e por tudo o que temos e conseguimos, mesmo não tendo atingido os objetivos planejados. Depois traçar novas metas, as quais devem estar dentro do que podemos realmente conquistar. Não criar expectativas muito altas, pois, caso não sejam realizadas, surgirão novas frustrações. Outra dica é ter disciplina, manter a atividade física, evitar o consumismo, excessos alimentares e bebida alcoólica, que pode intensificar a depressão. Procure estar ao lado das pessoas que ama. Nós temos o livre arbítrio, e podemos escolher entre estar bem ou não. Por que não escolher estar bem, deixar a tristeza de lado e permitir que a alegria brote de dentro de você?

E as pessoas que passam as festas sem a família e amigos? Elas são mais propensas a ficarem depressivas nesta época do ano? Como contornar a situação?

Algumas pessoas estão distantes ou perderam de alguma forma seus familiares, e não podem compartilhar com eles as festividades desta época. O importante é ir ao encontro, ter iniciativa e buscar. Encontre com as pessoas mais próximas, faça contatos, telefone, navegue pela internet. Outra opção é visitar quem talvez esteja em condições mais desfavoráveis que a nossa, como as que vivem num asilo, orfanato, albergue ou hospital. Muitas dessas pessoas sequer têm alguém que se lembre delas e ficarão muito felizes com sua visita. Mas, se porventura tiver que ficar mesmo só, faça algo que lhe agrade. Compre um presente pra si mesmo, prepare alguma coisa que goste de comer, tome um banho gostoso, se perfume e se arrume, afinal de contas é o aniversário de Jesus, que fez tudo por nós e espera o melhor de você: ser feliz.

Dra. Rita Maria Henriques da Silva é psicóloga clínica. CRP 06/24119-8

Nenhum comentário:

Postar um comentário