quinta-feira, dezembro 09, 2010

Dieta Ortomolecular


O que é a dieta ortomolecular?

Hipócrates já dizia há 400 anos a.C. “que nosso alimento seja nosso remédio e que nosso remédio seja nosso alimento”. Pode-se optar em tomar medicamentos ou não, mas em relação à alimentação não temos opção, ou comemos ou morremos. Portanto, os alimentos exercem uma influência determinante na saúde e qualidade de vida.

A dieta ortomolecular é baseada na reeducação alimentar através da qual obtém-se a maior quantidade de nutrientes possíveis, com o menor acúmulo de toxinas residuais ou gordura, obtendo assim, máximo rendimento. Oferecendo às células, tecidos, órgãos e ao organismo como um todo, o necessário para a produção de energia, e para as funções de reparo, estrutura e duplicação celular.

Como a dieta funciona? Como ela age no organismo?

O alimento ideal é aquele que oferece o máximo de nutrientes com o mínimo de energia para digeri-lo, com a formação de menor quantidade de resíduos e gordura, e a maior facilidade de eliminação desses resíduos.

Na maioria das vezes, é necessária a desintoxicação do organismo antes de qualquer coisa, sobretudo se houver prisão de ventre. A maioria das pessoas, principalmente as mulheres, tem dificuldade de eliminar o conteúdo de seus intestinos de forma adequada e plena. Ainda que evacuem todos os dias, não eliminam por completo os resíduos, sentindo-se desconfortáveis, agravando a TPM, acne, obesidade e dificultando a absorção dos alimentos, perpetuando o quadro.

Cada médico tem sua própria orientação nutricional ortomolecular, o que é comum a todos é a relevância dada à otimização das funções intestinais, para que possamos absorver adequadamente os nutrientes e eliminar as toxinas.

Quantos quilos uma pessoa pode perder?

A pessoa pode e deve emagrecer até obter a relação peso x altura ideal, conhecido como IMC (Índice Métrico Corporal).

O que está proibido na dieta?

Não costumo proibir nada. Procuro oferecer as seguintes orientações gerais:

1- Prefira alimentos naturais, não industrializados (sem produtos químicos), e orgânicos (sem agrotóxicos). Evite alimentos refinados, com açúcar, gordura hidrogenada e margarina.

2- Evite óleos industrializados para cozinhar, fritar ou grelhar e nunca utilize margarina. Prefira azeite de oliva extra virgem ou óleo natural de coco ou babaçu.

3- Evite refrigerantes ou bebidas alcoólicas. Prefira sucos não adoçados, adoçados com stevia (pura, não misturada com sacarina e ciclamato e nunca com aspartame) ou apenas água.

4- Tome 4 copos de água pela manhã e à tarde. O primeiro em jejum com o suco de meio limão.

5- Evite ao máximo o açúcar e os alimentos que o contém. Evite carboidratos simples: Pães, arroz e massas refinados.

6- Prefira os alimentos integrais ricos em nutrientes e fibras, como arroz, pães e massas integrais.

7- Evite carne vermelha, embutidos ou frango industrial. Prefira proteínas de peixes ou frango e ovos orgânicos ou “caipiras”.

8- Tenha SEMPRE alimentos crus em todas as refeições. Legumes, verduras e frutas.

9- Tome diariamente Ômega 3 (Óleo de peixe ou linhaça - 2 cápsulas de 1 g ao dia).

10- NUNCA UTILIZAR PANELAS DE ALUMÍNIO, PAPEL-ALUMÍNIO OU DESODORANTES ANTITRANSPIRANTES (todos possuem alumínio). O alumínio aumenta o risco de várias doenças, inclusive o câncer.

Como é feita a combinação dos alimentos?

Manhã e lanches:

Frutas e/ou suco de frutas, não combinam com cereais. Caso queira comer pão, outros alimentos ou beber café deve-se aguardar pelo menos 1 hora após as frutas.

Almoço:

Metade do prato de vegetais crus ou no vapor, ¼ do prato a proteína de alto valor biológico (peixe, frango e ovos caipiras) e ¼ do prato arroz integral.

Jantar:

Sopa ou o mesmo acima, priorizando a proteína, ao arroz integral.

A dieta pode ser feita por qualquer pessoa?

Sim, e principalmente por doentes. Crianças, diabéticos e hipertensos recebem orientação específica.

Qual o tempo recomendado para fazer a dieta?

Sempre. Lembre-se que não é uma dieta, que por si é restritiva. Não conheço ninguém que consegue fazer dieta com sucesso. Acredito em reeducação alimentar não restritiva. Essa sim, é para sempre.

Costumo dizer que não me preocupo com as exceções, e sim com a regra, o cotidiano, o dia-a-dia. Os dias de festa existem e devem ser aproveitados, sem por isso comprometer uma dieta saudável, que mantém o corpo em forma não apenas na aparência, como também funcionalmente e acima de tudo HORMONALMENTE.

A dieta pode prejudicar o organismo de alguma forma?

Em hipótese nenhuma.

Dicas de cardápios.

Dicas para Reeducação Alimentar Ortomolecular.

CAFÉ DA MANHÃ:

1- Tomar 1 copo de água com o suco de um limão (iniciar com gotas de limão e aumentar aos poucos):

2- Suco com folhas verdes (espinafre, couve, rúcula, aipo etc.) + frutas (maçã combina melhor,porém pode adicionar frutas a gosto) + uma raiz (cenoura, beterraba, inhame etc.). Sem água e sem adoçar. Facilita se utilizar centrífuga ou processadores, pois no liquidificador será necessário coar;

3- Combinação entre as frutas: Na confecção do suco ou se preferir comer as frutas, é melhor NÃO misturar as não ácidas (banana, maçã, pêra, manga, abacate etc.) com as ácidas (laranja, tangerina, abacaxi, kiwi etc.);

4- O ideal é passar a manhã apenas com frutas, tomando outro suco ou comendo frutas no meio da manhã. Caso opte por outros alimentos, aguardar 1 a 2 horas após as frutas.

Observações:

Pão: Se não precisar perder peso, ou sentir muita necessidade de comer pão, procure comer 1 a 2 horas após as frutas. O pão deve ser integral feito SEM gordura hidrogenada ou óleos vegetais (pessoas com intolerância ao glútem não devem comer pão de trigo).

Leite: Evitar ao máximo. Se optar por usá-lo, utilize o tipo A ou B integral em sacos, e misture 1/3 de água para torná-lo desnatado. Evite o UHT em caixas. Preferir o iogurte feito em casa (sem químicos), feito com o leite desnatado descrito. Os laticínios devem ser evitados por quem deseja emagrecer ou apresenta sintomas de intolerância (rinites, congestão nasal, má digestão, gases etc.).

Café: Deve ser evitado por pessoas com tendência à ansiedade, insônia, gastrite, anemia, osteoporose. Nunca utilizar com açúcar ou adoçantes, exceto stevia pura.

LANCHE À TARDE E ANTES DE DORMIR:

Mesma orientação acima, exceto a água com limão.

ALMOÇO E JANTAR:

1- ½ do prato deve ser de vegetais, preferencialmente, crus e orgânicos (sem agrotóxicos). Podem ser também grelhados ou refogados, considerando que ao expor os vegetais ao calor, parte das vitaminas são perdidas e quase todas as enzimas também. Evitar molhos industrializados, sobretudo maionese, por conterem gordura trans, hidrogenada e ômega 6. Preferir azeite extra-virgem e vinagre de boa qualidade e limão com ervas finas.

2- 1/3 do prato deve ser de arroz integral misturado com alguma leguminosa (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico etc.).

3- 1/3 do prato deve conter uma proteína de alto valor biológico, em ordem decrescente de preferência:

Tofu (queijo de soja), peixes (evitar salmão por ser de cativeiro alimentado com rações industriais), frango e ovos (caipiras, não de granja industrial), carnes vermelhas magras (evitar ao máximo).

Observações:

Evitar líquidos às refeições, principalmente AÇUCARADOS OU ADOÇADOS COM ADOÇANTES. Caso sinta muita necessidade, prefira um pouco d´água sem gás, não muito gelada.

As massas podem substituir o arroz integral, nas mesmas proporções, desde que sejam integrais, para pessoas que não possuem intolerância ao glútem.

DICAS PARA CONSTIPAÇÃO INTESTINAL:

Para o bom funcionamento do nosso organismo, manutenção da saúde e longevidade com qualidade de vida, é de vital importância a eliminação das toxinas e resíduos do metabolismo. Para que isso ocorra é necessário termos, no mínimo, uma eliminação do conteúdo intestinal todos os dias.

O resultado do acúmulo de toxinas em decorrência da irregularidade no trânsito intestinal, reflete-se das formas mais variadas. Acne, envelhecimento precoce da pele, digestão lenta, má assimilação com carência de nutrientes, fadiga crônica, colon irritável, tensão pré-menstrual, irritabilidade, câncer, são alguns exemplos.

Causas de Constipação:

Alimentos refinados com baixos teores de fibra;

Açúcar e produtos que o contém;

Quantidades insuficientes de líquidos;

Vida sedentária;

Medicamentos: antiácidos, antidepressivos, anticonvulsivantes, diuréticos etc.

Recomendações para prevenção e tratamento:

1- Misture quantidades iguais de semente de linhaça moída no liquidificador + farelo de trigo + farelo de aveia e guarde em um pote. Adquira ameixas secas sem semente (1 quilo). Cozinhe alguns minutos e amasse com um garfo para transformar em uma pasta e guarde em um pote. Misture uma colher de sopa da pasta de ameixas e das fibras e tome no desjejum e antes de dormir. Guardar os potes em geladeira;

2- Beber pelo menos 2 litros de água mineral de boa qualidade ao dia;

3- Praticar atividades físicas regulares;

4- Evitar alimentos pobres em fibras e enzimas digestivas como bolos, doces, pão branco, massas, alimentos industrializados em geral;

5- Aumentar os alimentos ricos em fibra e enzimas digestivas como legumes, verduras, frutas, pães e biscoitos integrais, arroz integral;

6- Mamão engolindo as sementes e mastigando parte delas;

7- Laranja engolindo o bagaço;

8- Iogurte natural;

9- Tomar 1 colher de sobremesa de óleo de linhaça prensado a frio pela manhã;

10- Evitar o uso de laxantes;

11- Regularizar o ritmo intestinal, indo ao banheiro no mesmo horário todos os dias, mesmo sem vontade;

12- Suco de Clorofila: tomar 1 copo pela manhã, e antes de dormir.

Receita:

1 maçã picada com casca e sem semente;

1 pepino médio;

3 folhas de couve ou quantidade equivalente de outra hortaliça rica em clorofila (agrião, rúcula, hortelã etc.);

Bater em centrífuga ou liquidificador (SEM ÁGUA)

1- 1 maçã e as folhas verdes socando com o pepino;

2- Coar com uma rede de filó.

Jorge Pedro Alves Jamili é Médico da Clínica do Dr. Olympio Faissol; Membro fundador e da diretoria do Colégio Brasileiro de Medicina Anti-Envelhecimento; Membro do corpo docente do Curso de Pós-graduação em Medicina Anti-Envelhecimento do Colégio Brasileiro de Medicina Anti-Envelhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário