quinta-feira, dezembro 09, 2010

PÉS: Usar tipos variados de sapatos é a dica para evitar dores


A maioria das pessoas costuma relacionar dores nos pés e tornozelos a um tipo determinado de sapato. Nesse contexto, os sapatos de salto alto são quase sempre os vilões. Mas especialistas alertam que a melhor forma de evitar o desconforto nessa área do corpo é usar variados tipos de sapato. Para o ortopedista e especialista em pé e tornozelo do Into, Instituto de Traumatologia e Ortopedia, Isnar Moreira, da mesma forma que o uso excessivo do salto alto provoca dores, sandálias baixas usadas em longas caminhadas podem causar dores, não só nos pés como nas costas e na região lombar.

"Quais são os problemas do salto? Quando você usa o salto muito tempo, você encurta muito a panturrilha e você sobrecarrega muito a parte da frente do pé. Então seria muito conveniente que você alternasse, não usasse só o mesmo tipo de salto todo dia. Às vezes um salto mais alto, às vezes um salto mais baixo ou no final do dia fizesse um tipo de alongamento, fizesse algum tipo de exercício nos dedos também pra você evitar o comprometimento daquela parte que você apóia mais o pé. Mas principalmente que você pudesse alternar o calçado."

O ortopedista do Into lembra que os homens que desenvolvem atividades que exigem grande esforço físico também precisam ficar atentos aos sapatos que usam.

"Aqueles que trabalham com grande esforço físico. Esses, como o sapato tem que ser um sapato de segurança, em que a sola é muito dura, muito rígida e plana e ele fica em pé o dia inteiro, fazendo esforço e andando. Esses indivíduos, o que é mais recomendado, dependendo da forma do pé, alguma forma de palmilha dentro do próprio calçado para poder amortecer o impacto do esforço diário, e principalmente não pode ser muito gordo, muito pesado."

O especialista em pés e tornozelo do Into, Isnar Moreira, ressalta que além de revezar os tipos de calçados, é essencial manter o peso ideal e realizar atividades físicas.

Reportagem de Juliana Costa - Ministério da Saúde

Link de acesso:

http://www.webradiosaude.com.br/saude/visualizar.php?codigo_noticia=PDMS100761

Nenhum comentário:

Postar um comentário