quinta-feira, dezembro 23, 2010

Mitos e verdades sobre a alimentação no trabalho




Buscando incentivar o consumo de frutas, legumes e verduras por parte dos funcionários nas empresas, o nutricionista Daniel Bandoni, da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, acabou realizando um estudo que envolveu cerca de 20 mil trabalhadores em 15 empresas de São Paulo. A conclusão foi que o espaço do ambiente de trabalho é um bom cenário para incentivar um estilo de vida saudável, pois há um bom acesso à informação. Procurando oferecer mais informações sobre este tema tão corriqueiro, o Idmed entrevistou o nutricionista para saber quais são as principais recomendações sobre a alimentação no expediente. Comer no restaurante da empresa engorda? O salitre realmente é utilizado no preparo das refeições? Veja essas e outras dúvidas a seguir.



Após a sua pesquisa sobre alimentação no ambiente de trabalho, qual foi a principal conclusão obtida? (Os trabalhadores se alimentam bem? Os alimentos oferecidos são de boa qualidade?)


A nossa pesquisa tinha como objetivo avaliar o impacto de uma intervenção para promoção de frutas, verduras e legumes no ambiente de trabalho. O estudo realizou uma intervenção, focada principalmente em modificações no ambiente de trabalho, para incentivar a oferta e consumo desses alimentos. A intervenção teve diversas etapas, entre elas a realização de oficinas culinárias com os funcionários responsáveis pelo preparo das refeições oferecidas aos trabalhadores, o uso de materiais educativos no refeitório onde os trabalhadores realizavam sua refeição. No final do estudo, pudemos observar um aumento na oferta de frutas, verduras e legumes nos cardápios oferecidos pelas empresas e também um aumento no consumo desses alimentos, nas refeições oferecidas nas empresas, pelos trabalhadores.



Qual a principal recomendação para que um trabalhador tenha uma boa alimentação durante o expediente de trabalho?


Alguns fatores são importantes para os trabalhadores terem boas refeições no local de trabalho. Primeiro é o acesso a alimentos saudáveis. Observamos que muitas empresas disponibilizam dentro do seu ambiente máquinas que comercializam refrigerantes, salgadinhos, bolachas e outros alimentos não saudáveis, o que incentiva uma alimentação incorreta. Outro ponto importante é que muitas empresas optam por oferecer modalidades de refeição ou alimentação-convênio (os tradicionais “tickets”) e os trabalhadores acabam utilizando para se alimentar em fast-foods e em outros restaurantes que muitas vezes não oferecem alimentação saudável. Assim, é importante que as empresas que têm estrutura possam disponibilizar restaurantes (as Unidades de Alimentação e Nutrição) no seu ambiente com uma oferta de cardápios saudáveis e balanceados para seus trabalhadores.

Qual é a dieta ideal para um trabalhador seguir?

Os trabalhadores devem seguir uma alimentação saudável como qualquer indivíduo adulto. O importante é que a alimentação seja variada, com diferentes alimentos, compondo um prato colorido e harmonioso. Os trabalhadores devem consumir alimentos tradicionais da nossa alimentação, como o arroz e feijão, mas também devem consumir saladas e legumes cozidos, além de optar por frutas na sobremesa. A carne pode ser consumida, entretanto em uma porção moderada, variando também o tipo de carne (aves, bovinos e peixes). Algumas outras dicas são importantes, como evitar adicionar sal aos alimentos (geralmente os pratos já são preparados com altas quantidades de sal) e evitar as frituras, refrigerantes e doces (eles não devem fazer parte da rotina alimentar dos trabalhadores). Um erro muito comum na alimentação feita durante o horário de trabalho são os lanches. Muitas vezes os trabalhadores recorrem a alimentos como bolachas, barras de cereais, refrigerantes, entre outros (conhecidos como “snacks”), por serem de fácil acesso (trazem esses alimentos de casa) – é importante evitar esses alimentos. Uma fruta (como maçã, pera, banana, goiaba, caqui, uva, morango, entre outras) pode ser facilmente transportada e armazenada no local de trabalho e pode ser usada como um “snack” saudável.


Alimentar-se diariamente nos restaurantes das empresas realmente engorda?

Não há nenhuma evidência de que se alimentar nos restaurantes das empresas engorda. É importante lembrarmos que as prevalências de excesso de peso nos adultos (não apenas os trabalhadores) vêm aumentando nas últimas décadas. Esse aumento é reflexo de uma mudança no nosso padrão alimentar, que vem substituindo alimentos tradicionais da nossa alimentação (arroz e feijão) por alimentos ultraprocessados (como refrigerantes, refeições congeladas, bolachas recheadas), carnes em porções acima do recomendado, além de a população ter um baixo consumo de alimentos benéficos à saúde (como frutas, verduras e legumes).

O salitre realmente está presente nos alimentos oferecidos por esses restaurantes? Quais benefícios/malefícios ele pode trazer para a saúde?

O salitre é um mito, esse produto não é usado em nenhum restaurante, o salitre é caro e de difícil acesso.


Existe algum outro mito sobre alimentação no ambiente de trabalho que possa ser desmentido?

Não conheço outros mitos relacionados à alimentação no ambiente de trabalho.

Além dos cuidados com a alimentação no ambiente de trabalho, quais outros hábitos alimentares o trabalhador deve ter fora do horário de expediente para manter sua saúde em boa qualidade?

Na verdade as recomendações para uma alimentação saudável dentro e fora do ambiente de trabalho são as mesmas. Em casa o trabalhador deve sempre tentar fazer uma alimentação variada, com pratos coloridos, valorizando os diferentes grupos de alimentos. É importante evitar alguns tipos de preparações, como as frituras e aqueles alimentos processados já prontos para consumo (lasanhas, pizzas, empanados, entre outros congelados).

Daniel Henrique Bandoni é Doutor em Nutrição em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo, mestre em Saúde Pública pela USP e graduado em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo. Atualmente é nutricionista da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, atuando na Coordenação dos Estágios do Curso de Nutriçã

Nenhum comentário:

Postar um comentário