terça-feira, março 22, 2011

A moda é comer na marmita!

Atrizes como Mariana Ximenes e Paola Oliveira já declaram em entrevistas que, para manter a boa forma e seguir a dieta direitinho, recorrem à marmita. Isso mesmo.

A moda é comer na marmita!

A iniciativa é ótima. Acondicionar alimentos numa bolsa térmica para levá-los ao trabalho é uma alternativa principalmente para quem costuma dar desculpas de que come errado porque os pratos servidos no refeitório da empresa são gordurosos ou que se alimenta mal, à base de lanches, porque não tem tempo de parar para as refeições.

Atentas a este novo comportamento, algumas marcas já oferecem marmitas fashion. No mercado existem muitas opções de bolsas térmicas modernas, como as da marca americana Built que são desenvolvidas em neoprene, mesmo tecido das roupas de surfistas. Por isso, conservam a temperatura dos alimentos, são leves e práticas. Na foto você vê alguns modelos dessa marca.

Mas, afinal, que alimentos carregar na marmita para comer de maneira saudável?

A nutricionista do Centro Integrado de Terapia Nutricional (Citen), Amanda Epifânio, elaborou uma sugestão de cardápio de almoço na marmita para uma semana. Confira.

SEGUNDA-FEIRA
4 colheres de sopa de arroz branco
1 concha média de feijão carioca
2 colheres de servir de frango xadrez (peito de frango refogado com pimentão, cebola, cenoura e brócolis)

Comentário da nutricionista: preparações de carne com legumes são sempre boas opções para marmitas, pois há oferta de dois grupos de alimentos em uma única preparação – proteína e legumes – e normalmente as carnes ficam com molho, evitando o ressecamento da refeição após o aquecimento.

TERÇA-FEIRA
4 colheres de sopa de salada de grão-de-bico com molho vinagrete
4 colheres de sopa de arroz com cenoura
5 colheres de sopa de escarola refogada
2 fatias finas de lagarto assado com molho de champignon

Comentário da nutricionista: para não ficar carregando vários recipientes com comida, faça refeições como arroz com legumes ou carne com legumes. São alternativas que enriquecem a preparação e mantêm a oferta de nutrientes equilibrada. Saladas de grãos são excelentes alternativas ao feijão, que muitas vezes deixa a comida ressecada.

QUARTA-FEIRA
4 colheres de servir (250g) de salada de macarrão com legumes e presunto em cubos. Ex: macarrão tipo gravatinha com tomate cereja, vagem, cenoura, brócolis, abobrinha e presunto magro. Todos os ingredientes devem ser cortados em cubos.

Comentário da nutricionista: saladas frias contêm todos os nutrientes – carboidrato, proteína, gordura e o grupo de hortaliças – em quantidades semelhantes às que encontramos em um prato de refeição tradicional. São muito úteis para quem tem pouco tempo para fazer uma refeição ou para quem não dispõe de local adequado para esquentar a comida.

QUINTA-FEIRA
1 prato de sobremesa de salada de alface americana, rúcula, tomate cereja, cenoura baby e ervilha cozida
4 colheres de sopa de arroz branco
1 concha média de feijão carioca
2 colheres de sopa de iscas de carne ao molho de alho-poró.

Comentário da nutricionista: As saladas geralmente ficam ausentes nas marmitas. Folhas mais resistentes e legumes crus são boas opções para quem não abre mão dessa refeição, mas leve-as em recipiente separado. O ideal é manter os temperos no local de trabalho e temperar a salada na hora.

SEXTA-FEIRA
2 colheres de servir de salada fria de legumes (chuchu, cenoura, abobrinha e vagem temperados com azeite, cheiro verde e cebola)
4 colheres de sopa de arroz com ervilha fresca
2 postas médias de peixe ao molho de tomate Para quem gosta de peixe, a melhor forma de transportar em marmitas é ao molho.

Comentário da nutricionista: preparações empanadas ou à milanesa, quando esquentadas, ficam murchas e a massa solta facilmente das carnes.

OBS: Todos os dias podem ser acompanhados por fruta de sobremesa.

Fonte: Vida Saudável

Nenhum comentário:

Postar um comentário