segunda-feira, maio 02, 2011

Por que alguns antivírus detectam arquivos maliciosos e outros não? Veja outras dúvidas

Às vezes, um antivírus unido com outra ferramenta de segurança é muito melhor do que depender exclusivamente dos antivírus, como é o caso das redes zumbis. Saiba também se é possível recuperar um HD com placa queimada e sobre ações judiciais na internet na coluna Segurança Digital de hoje.

 Eficácia do antivírus

Alguns vírus são rastreados por alguns programas que outros, às vezes, não conseguem detectar. Tem algum antivírus no qual posso usá-lo de forma gratuita, mas também de uma forma eficaz, protegendo todo conteúdo do PC?
Quais são eles?
Qual antivírus poderia manter meu PC longe da rede zumbi? Edy

Respondendo a pergunta mais fácil primeiro: o antivírus, independentemente de qual for, deve detectar arquivos maliciosos que tentarem tornar seu PC parte de uma rede zumbi. Logo, não existe uma diferença no propósito ou objetivo de um software e outro, embora, claro, alguns sejam mais eficientes. A coluna já mencionou outras vezes aqui os testes do AV-Comparatives que são alguns dos melhores realizados no mundo todo.

No mais, ficar se preocupando excessivamente com antivírus também não irá resolver o seu problema. Por exemplo, para que seu computador faça parte de uma rede zumbi, ele precisa receber comandos do criminoso. Um bom software firewall – que você saiba usar corretamente – poderá diminuir o dano causado por um vírus desse tipo que passar pelo antivírus.

Na teoria é fácil: se uma conexão para um servidor que você não iniciou apareceu em seu firewall, e você não conseguir descobrir do que é, você deve bloqueá-la e investigar a causa – potencialmente descobrindo o vírus. É claro que uma atitude dessas é bastante técnica, mas você vai gastar seu tempo de forma muito melhor aprendendo a usar um firewall dessa forma do que analisando mil testes de antivírus – alguns com resultados contraditórios.

Manter o Windows atualizado também é importante, bem como ter cuidado com os downloads.

Tudo isso pode ser feito de graça – as diferenças em relação às versões pagas normalmente não valem a pena o valor gasto. Compensa mais comprar um HD externo e usá-lo para realizar seu backup rotineira.

 Disco com placa queimada

E discos rígidos que deixaram de funcionar, por exemplo, por queima da placa que os acompanha - acho que é isso. Nesse caso é possível fazer algo para a recuperação dos dados? Eduardo

Creio que você está falando da placa lógica, Eduardo. Sim, é possível. Nesse caso, é preciso substituir a placa por outra, normalmente do mesmo modelo do disco rígido. Esse processo não é simples e será preciso alguém com conhecimento de discos rígidos e eletrônica para recuperá-lo.

Se for somente esse o problema, o disco poderá ser lido e os dados recuperados. Note que, se você esperar demais, a mídia ou a parte mecânica podem vir a ter problemas, resultando em alguns dados perdidos.

 Ação judicial

Como proceder quando um criminoso invade meu MSN ou Facebook e copia conversas para mandar para outras pessoas a fim de me prejudicar ou ridicularizar? Como descobrir o criminoso e com base em que leis posso mover uma ação judicial contra essa pessoa? Thiago

É melhor você discutir isso com um advogado, Thiago, mas o Brasil tem leis contra ataques à honra, difamação e calúnia, além da proteção da privacidade – embora essa última seja definida apenas de modo bem genérico. Dependendo da forma como essas informações foram divulgadas, é possível que o caso se enquadre em uma dessas leis – e mesmo assim quem vai decidir é o juiz.

Na prática do direito, cada detalhe conta muito.

O MSN (e agora o Facebook) tem escritórios no Brasil, o que ajudam na hora de conseguir a cooperação dessas empresas para obter a identificação do responsável. No entanto, você vai precisar de ordem judicial e terá de justificar porque precisa dessa informação.

A coluna Segurança Digital de hoje fica por aqui. Se você tem dúvidas, use a área de comentários. Toda quarta-feira é dia de pacotão. Sugestões e críticas também são bem-vindas. Até a próxima!

*Altieres Rohr é especialista em segurança de computadores e, nesta coluna, vai responder dúvidas, explicar conceitos e dar dicas e esclarecimentos sobre antivírus, firewalls, crimes virtuais, proteção de dados e outros. Ele criou e edita o Linha Defensiva, site e fórum de segurança que oferece um serviço gratuito de remoção de pragas digitais, entre outras atividades. Na coluna “Segurança digital”, o especialista também vai tirar dúvidas deixadas pelos leitores na seção de comentários. Acompanhe também o Twitter da coluna, na página http://twitter.com/g1seguranca.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário