segunda-feira, maio 02, 2011

Asma

O que é asma?

Asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas inferiores, caracterizada por obstrução variável ao fluxo aéreo, reversível espontaneamente ou com tratamento.



Quais são as causas?

Resulta de uma interação entre genética, exposição ambiental e outros fatores específicos que levam ao desenvolvimento e manutenção dos sintomas. Existem diversos fatores desencadeantes da crise asmática dentre eles: infecções respiratórias virais, alterações climáticas, poeira, mofo, pólen, cheiros fortes, pêlos de animais, fumo, medicamentos, alimentos e exercício.



Quais os sintomas?

Os sintomas variam muito entre os indivíduos, podendo ser desde quadros leves até quadros graves e até mesmo fatais. Os principais sinais e sintomas observados na crise asmática são tosse, na maioria das vezes seca, falta de ar, chiado no peito e sensação de opressão torácica.



Classificação de intensidade?

É classificada em intermitente, persistente leve, moderada e grave baseada nos sintomas, interferência nas atividades diárias, presença de sintomas noturnos, freqüência de uso de broncodilatador e prova de função pulmonar.


Qual o diagnóstico?

O diagnóstico é baseado na história clínica do paciente, no exame físico, em que o médico pode constatar um aumento da freqüência respiratória e sibilância ou outras alterações na ausculta pulmonar, e exames complementares. Nos exames complementares, destaca-se a prova de função pulmonar para avaliar o grau de obstrução reversível das vias aéreas, radiografia de tórax e teste cutâneo para avaliação da resposta alérgica que serão solicitados conforme avaliação do médico assistente.



Qual o tratamento?

O tratamento da asma é baseado no bom controle ambiental, evitando assim o contato com os fatores, já sabidamente, capazes de desencadear asma, terapia farmacológica e imunoterapia, a ser indicada pelo médico de acordo com o quadro clínico do paciente.

FONTE: http://idmed.uol.com.br/saude-de-a-z/asma.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário