sexta-feira, dezembro 17, 2010

Cuidados com o ar-condicionado no verão



No verão, época em que o ar-condicionado é usado com mais frequência, os cuidados com a limpeza devem ser ainda mais rigorosos. Isso porque o aparelho usado no seu trabalho, na sua casa ou até mesmo no seu carro pode causar diversas doenças transmissíveis pelo ar, caso não seja feita uma limpeza periódica. Este é o alerta de Rui Bocchino Macedo, médico do Delboni Auriemo / DASA.

Macedo explica que as paredes dos tubos do ar-condicionado parecem cavernas com alta concentração de ácaros, bactérias, fungos, vírus e transmissores de doenças. A falta de cuidados de limpeza pode acarretar ou mesmo agravar doenças pré-existentes como conjuntivites, problemas respiratórios como bronquite e rinite, e uma série de outras reações alérgicas. O médico conta que aparelhos mal conservados são responsáveis até por um tipo de bronquite asmática batizada pelos especialistas de “asma do ar-condicionado”.

Segundo o especialista, isso acontece porque o ar frio paralisa os cílios (pelos) que revestem as paredes do sistema respiratório e são encarregados de jogar para fora as impurezas que entram junto com o ar que respiramos. “Com esta paralisação, os agentes causadores de problemas alérgicos permanecem no organismo livres para provocar doenças respiratórias”, afirma.

O médico explica que a influência do ar-condicionado na incidência de doenças respiratórias não acontece pelo fato de baixar a temperatura do ambiente. “O ar quente exerce o mesmo efeito. O problema é que o ar-condicionado desidrata o ar e resseca o muco protetor que reveste as mucosas das vias aéreas. O ressecamento destrói anticorpos e enzimas que atacam germes invasores, predispondo as pessoas às infecções”.

De acordo com Macedo, os estabelecimentos que usam o sistema de ar-condicionado central devem ter o Plano de Manutenção Operacional e Controle (PMOC), exigido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). O médico lembra que um fator importante é a escolha correta da empresa que fará a manutenção, assim como os produtos utilizados. “Tanto a empresa como os produtos utilizados devem estar registrados na ANVISA”, finaliza o especialista.

Dicas de manutenção

  • Limpe o filtro do ar-condicionado uma vez por mês. Basta retirar o filtro e lavar com água corrente. Em locais com muita exposição à poeira, a higienização deve ser feita quinzenalmente.

  • Não se esqueça de mandar o aparelho para manutenção pelo menos uma vez por ano. Geralmente não sabemos fazer a limpeza da parte interna. Por isso, contrate um serviço especializado.

  • Na praia, o cuidado deve ser redobrado. Devido à maresia, o processo de corrosão do aparelho pode ser acelerado.

FONTE: IDMED

Nenhum comentário:

Postar um comentário