sexta-feira, dezembro 17, 2010

A diferença entre Fé e Esperança

Fé e esperança parecem sinônimas, mas podem ter sentidos diferentes dependendo do que cada um quer expressar através delas.

Esperança...


... como o nome sugere, implica um estado de espera. E se quem espera não tem maturidade para compreender que a dor e as perdas fazem parte da vida, e abraça a esperança como mera reação ao desespero, o resultado pode ser frustração e até revolta caso a expectativa não se cumpra - a volta de um amor perdido, por exemplo.

Esse tipo de esperança supõe que o poder espiritual deve realizar nossas vontades e operar milagres. Se o milagre não vem nos sentimos desamparados.

Fé...


..."quem a tem confia num plano superior e entende que as dificuldades atendem a um propósito e servem como aprendizado”, observa o professor Franklin Santos, da Faculdade de Medicina da USP. “O indivíduo tem uma postura mais realista, o que faz com que se sinta menos desamparado mesmo quando o problema não se resolve do jeito como gostaria".

O que diz a evolução


Do ponto de vista da evolução, fé e esperança são sinônimos. "A espécie humana foi se adaptando para viver em ambientes hostis - e uma das 'armas' ou características evolutivas que garantiram nossa sobrevivência foi a esperança. Os mais confiantes sobreviveram, assim como os que suportaram melhor o frio, o calor...", finaliza João Calixto.

FONTE:

http://mdemulher.abril.com.br/bem-estar/reportagem/auto-ajuda/diferenca-fe-esperanca-613229.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário