sexta-feira, dezembro 17, 2010

Cura da AIDS - Médicos alemães acreditam ter curado paciente com AIDS


Timothy Ray Brown, um americano de 42 anos, foi considerado curado do HIV por médicos do hospital Charité, em Berlim, na Alemanha. É a primeira vez que médicos acreditam que um portador do HIV possa ter sido curado.

Em 2007, o paciente foi diagnosticado com leucemia e submeteu-se a uma agressiva quimioterapia. Depois, sofreu um transplante de medula óssea de um doador que tinha resistência natural a infecção pelo HIV (devido a uma mutação genética rara), o que, segundo os médicos alemães, o curou da AIDS.

O caso foi divulgado na Conferência sobre Retrovírus e Infecções Oportunistas, em 2008, e uma história clínica detalhada foi publicada no New England Journal of Medicine, em fevereiro de 2009.

Segundo os relatório, um dos médicos diz, baseando-se no resultado de muitos testes, que “é razoável concluir que a cura da infecção pelo HIV foi alcançada neste paciente”.

Saiba mais sobre a AIDS

A síndrome da imunodeficiência adquirida, também conhecida como AIDS ou SIDA, consiste no enfraquecimento do sistema imune do corpo devido à infecção pelo HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana).

A AIDS não é uma doença de transmissão casual: não é transmitida através de assentos de privada, pratos, talheres ou abraços e beijos na face.

Não se adquire AIDS sentando-se em uma cadeira que tenha sido utilizada por alguém com AIDS ou por estar no mesmo ambiente ou comer em uns restaurantes onde empregados possuem AIDS. A pele é uma barreira razoavelmente eficaz contra o HIV. Quarentenas não fazem parte das medidas de controle da AIDS.

A transmissão do vírus ocorre quase que exclusivamente pela troca de certos fluidos corporais contaminados, principalmente sêmen e sangue, e também possivelmente saliva e secreções vaginais.

Sexo sem proteção e compartilhar agulhas são os principais meios de disseminação do HIV. Transfusões de sangue são razoavelmente seguras devido ao uso disseminado de testes para HIV nos doadores. As mães infectadas podem transmitir o vírus aos seus filhos antes ou após o nascimento.

Fonte: Aids Map

http://idmed.uol.com.br/Saúde/Saúde-de-A-Z/medicos-alemaes-acreditam-ter-curado-paciente-com-aids.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário