quinta-feira, março 17, 2011

Xerostomia: boca seca pode estar, ou não, relacionada com a diminuição do fluxo salivar





Xerostomia é a sensação subjetiva de boca seca, isto é, é o que o paciente sente. Pode estar, ou não, relacionada com a diminuição do fluxo salivar.



Quais são os sintomas?

Os sintomas que podem estar presentes, além da própria sensação de secura na boca, são: necessidade de tomar água o tempo todo, dificuldade de comer alimentos secos, dificuldade de falar, cáries e mau hálito.

O que é a saliva? Ela pode ser considerada importante? Por quê?

A saliva é o produto final da secreção das glândulas salivares. É composta por água, na maior parte, além de substâncias que atuam na defesa da boca, como imunoglobulina A, outras que digerem inicialmente os alimentos, como a amilase, e outras ainda que lubrificam a cavidade oral, como a mucina. Além disso, há íons responsáveis pela manutenção do pH oral. Pela sua composição, nota-se a sua importância na fisiologia da boca. Qualquer alteração no seu volume ou composição pode desencadear os sintomas já mencionados.

Quais são as causas?

Há diversas causas de xerostomia. Dentre elas, podemos citar o uso de determinados medicamentos, diabetes, depressão, radioterapia de cabeça e pescoço e a síndrome de Sjögren, uma doença autoimune.

Como pode ser feito o tratamento?

O tratamento deve se basear inicialmente na resolução do fator desencadeante, por exemplo, mudança de medicamentos, se for possível. Simultaneamente, podemos usar estimulantes da salivação ou substitutos da saliva.

Pacientes com boca seca devem ter cuidados especiais com os dentes?

É fundamental que haja uma abordagem multidisciplinar desses pacientes, sempre com acompanhamento odontológico e profilaxia das cáries.

Quais dicas gerais podem ser passadas para manter os dentes saudáveis?

A consulta rotineira ao dentista é muito importante, além da escovação e uso do fio dental.
FONTE : IDMED

Nenhum comentário:

Postar um comentário