quinta-feira, março 03, 2011

Homens também devem ter cuidado especial com os cabelos. Veja algumas dicas!

O cabelo do homem é mais oleoso por natureza?

Não, a oleosidade é ocasionada pela quantidade e atividade da glândula sebácea que está presente no complexo do folículo piloso. Por esse motivo é que a região do couro cabeludo, onde está presente a maioria dos folículos, é a área mais oleosa do corpo.

De quanto em quanto tempo deve-se lavar o cabelo? Cabelos oleosos devem ser lavados todos os dias?

Na verdade, o ato de higienizar o couro cabeludo deve ser feito de maneira ideal com intervalo de um dia. Porém, é muito difícil os homens que apresentam o cabelo curto terem paciência de esperar, por esse motivo que é lavado todos os dias. Mas o melhor seria lavar os cabelos em dias intercalados.

Qual a diferença entre xampus criados especificamente para homens em relação a outros xampus?

Não existe uma diferença clássica entre os xampus criados exclusivamente para a população masculina. O que difere entre os tipos é o tipo de essência ou o aspecto comercial. Porque o xampu tem a finalidade de apenas higienizar os cabelos, não apresenta ação, por exemplo, na queda de cabelo.

Há homens que usam sabonete para lavar os cabelos. Esse hábito é ruim?

Não é a melhor maneira para fazer a higiene dos cabelos, pois o xampu apresenta características que não agridem o fio do cabelo; já o sabonete não contém essas especificidades e pode com o tempo causar quebra no fio do cabelo.

O homem precisa utilizar o condicionador?

O condicionador é usado para trocar a carga elétrica do fio de cabelo e evitar que ele fique com aspecto de ressecado e quebradiço. Mas deve ser usado em pouca quantidade e apenas nas pontas do cabelo.

Por que alguns homens possuem cabelos grisalhos um pouco amarelados?

Isso acontece porque o cabelo fica grisalho por ter perdido a melanina que dá o pigmento e a coloração do cabelo e ainda protege os fios da queimadura solar, então o cabelo branco tem essa facilidade de queimar e ficar com o aspecto amarelado. Existem xampus usados para retirar essa pigmentação amarelada e ainda protetor solar para os fios.

Lenço, boné e chapéu podem causar a queda de cabelo?

Esses acessórios, se usados diariamente e por longo período de tempo, podem piorar a queda de cabelo por impedir a chegada da radiação solar, que é essencial para o crescimento dos fios. Então o ato de usar chapéus ou bonés deve ser evitado em caso de excesso.


Usar pomadas, ceras e géis de cabelo pode causar algum dano ao cabelo?

Não, todos os produtos e químicas usados topicamente no fio do cabelo não causam queda de cabelo. Se forem usados em excesso e de maneira errada, levam à quebra do fio ou opacidade.

Dra. Carla Bortoloto é dermatologista clínica e cirúrgica do IPTCP (Instituto de Pesquisa e Tratamento do Cabelo e da Pele) e professora da pós-graduação do curso de Dermatologia da Fundação Pele Saudável de SP. CRM: 122883

Fonte : IDMED

Nenhum comentário:

Postar um comentário