segunda-feira, fevereiro 14, 2011

MWC: Seu próximo celular, seu próximo computador

A maior feira de celulares do mundo, em Barcelona, tem ótimas novidades em smartphones e tablets. E o iPad ganhou um concorrente à sua altura: o Galaxy Tab, da Samsung

Está difícil não ficar deslumbrado com a Mobile World Congress, a maior feira de celulares do mundo. Se não bastasse o fato de ela ocorrer em Barcelona, uma das mais belas cidades do mundo, na edição deste ano da MWC temos vários modelos avançadíssimos de smartphones e tablets. É a constatação de uma tendência que começou a despontar com o surgimento do iPhone, em 2007: dentro de pouco tempo, o que chamamos de telefones inteligentes hoje serão os telefones normais do dia-a-dia. O mesmo criador do iPhone, o visionário Steve Jobs, prevê que os tablets tornem-se o nosso computador principal mais para frente. E que ele lance logo seu iPad 2, porque o que estamos vendo aqui na feira faz os olhos de qualquer entusiasta de tecnologia.

Galaxy Tab, com tela de 10 polegadas. Supera a do iPad

A grande estrela, neste primeiro dia de feira, foi o Android Honeycomb, a versão 3.0 do sistema operacional do Google, criada exclusivamente para tablets. O Honeycomb está em três grandes lançamentos do mundo dos tablets: o Samsung Galaxy Tab de 10 polegadas, o LG Optimus Pad e o Motorola Xoom.

E vamos começar pelo tablet da Samsung. O Galaxy Tab tem uma tela grande – que supera a de rivais como o iPad, da Apple – espaçosa o suficiente para ver vídeos com conforto. Ao mesmo tempo, ele é leve e fino. Usá-lo é bem mais aprazível do que o seu antecessor, o Galaxy Tab de 7 polegadas. O aparelho da Samsung ganhou ainda uma câmera de 8 MP traseira, capaz de gravar vídeos em resolução full HD.

A grande atração do tablet da LG, o Optimus Pad, é sua câmera traseira. Ela consegue captar vídeos em 3D. E, melhor, vídeos que não necessitam de óculos para serem vistos (no próprio aparelho). Nos testes, fizemos uma brincadeira divertida. Ao ameaçar dar um soco em direção ao tablet, quem está olhando a tela tem a sensação de que ficará com olho roxo.

Vista geral da feira de celulares, a maior do mundo

Por fim, o Motorola Xoom. Já tínhamos visto o tablet da Motorola na Consumer Eletronic Show, em Janeiro. Aqui ele surgiu com versões diferentes – só com Wi-Fi, por exemplo. Também especulou-se sobre o preço dele, que estaria em torno de U$ 1 mil. Fora esses três, que se destacam, há uma série de fabricantes que estão arriscando seus primeiros passos com tablets na MWC, como a BlackBerry, a Huawei e a ViewSonic.

Os smartphones também foram alvos das principais aglomerações de sedentos por tecnologia. Sim, pegar um deles não era uma tarefa fácil. Os destaques ficaram para a Sony Ericsson, com os modelos Xperia Arc e Xperia Play. O Arc tem tela de 4,3 polegadas, sistema Android 2.3 e câmera de 8,1 MP, capaz de gravar vídeos em HD. Sua espessura é de apenas 8,7 milímetros e ele é bastante leve apesar da tela gigante. Já o Play é o tão aguardado PlayStation Phone, uma mistura de smartphone com o PSP, console portátil da Sony. É um smartphone completo, com sistema Android, mas a experiência de jogo fica um pouco distante de quem está acostumado com o PSP.

A Samsung também foi responsável por um dos protagonistas entre os smartphones. O Samsung Galaxy S II tem um design insuperável entre os smartphones. Ele tem processador dual core de 1 GHz, Android 2.3 e câmera de 8 MP, capaz de gravar vídeos em resolução full HD. Ele é quase tão fino quanto o Xperia Arc, mas um pouco mais pesado.

LG Optimus: grava em 3D

A LG também escolheu o 3D para ser o maior destaque do seu smartphone, o LG Optimus 3D. Assim como o tablet, vale para que. gosta de ver imagens em três dimensões – e melhor, sem precisar usar os óculos.

Tivemos ainda um painel com Steve Ballmer, o performático CEO da Microsoft. Ele falou das expectativas para o Windows 7 (pelo segundo ano seguido) e se disse empolgadíssimo com a recém anunciada parceria com a Nokia. Ballmer disse que é a oportunidade de levar o sistema mais usado nos computadores para quem melhor sabe fabricar celulares. Anunciou que em breve os celulares com Windows 7 Phone terão o navegador Internet Explorer 9 nos mesmos moldes do PC. E também que será possível em breve jogar videogame Xbox com o celular, usando o Kinect.

A Mobile World Congress acontece em Barcelona e termina na próxima quinta-feira. Teremos um especial sobre a feira na revista ÉPOCA que vai às bancas no próximo sábado (19).

FONTE : EPOCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário