terça-feira, janeiro 11, 2011

Perguntas e respostas sobre a voz




É sempre importante preservar a voz para mantê-la sempre em bom estado de uso, principalmente para quem a tem como instrumento de trabalho.

Durante o uso diário é comum que as pessoas apresentem problemas como rouquidão, laringite, falta de ar para pronunciar as palavras, respiração inadequada, rapidez ao falar, palavras mal pronunciadas, uso de som forte com esforço físico, ambientes empoeirados, giz entre outros.

É pensando em prevenir estes tipos de problemas que o Idmed convidou a fonoaudióloga e professora de canto Débora Costa de Abreu para explicar melhor o assunto. Veja abaixo.

Quais são os cuidados primordiais que se deve ter com a voz?

Os principais cuidados devem ser: beber bastante água, principalmente quando for usar a voz intensamente, não gritar e usar corretamente a voz, buscando conhecer seus limites. Isso pode ser aprendido com algumas sessões de fonoaudiologia. As aulas de canto também podem ajudar a melhorar a forma como se usa a voz.

Quais alimentos são bons para as cordas vocais? Quais não são? Por quê?

Bom, alguns poucos estudos foram feitos nesse sentido. A maçã possui uma substância que limpa as pregas vocais. Outros alimentos à base de gordura e leite, como chocolates, biscoitos, bolos, são “ruins” para a voz, porque aumentam a quantidade de pigarro. Claro que eles não fazem mal, mas na hora de falar, dar uma palestra ou cantar, isso vai influenciar bastante na sua qualidade vocal.

O café e o álcool também não são bons, pois ressecam as pregas vocais, deixando-as sem a secreção que as protege. Por isso é bom evitar, antes de cantar ou falar (dar uma palestra, aulas).

A água ainda é um dos melhores “remédios” para problemas vocais.

Quais hábitos são extremamente prejudiciais para a voz?

Fumar é um hábito horroroso, todos sabem. Mas na voz o cigarro causa patologias sérias e muitas vezes irreversíveis. Tanto que, ao longo do tempo, eu consigo identificar uma voz de fumante. Ela fica áspera e ríspida. Resseca as pregas vocais, pode causar edemas e outros danos ao sistema respiratório.

Dar aula por muitas horas sem utilizar o microfone também é um péssimo hábito.

Um hábito que poucos comentam, mas chega bastante em consultório de fonoaudiologia, é o excesso de tensão, principalmente nas áreas dos ombros e pescoço. Isso afeta bastante a qualidade vocal.

Tomar pinga com mel e limão deixa a voz bonita? Existe alguma outra “receita caseira” que pode ser indicada/desmentida?

Já ouvi muitas “receitas caseiras” engraçadas, até dizem que água em excesso faz mal para a voz. Isso é uma grande mentira. O caso do álcool é sempre colocado porque ele causa uma falsa sensação de melhora e dá uma “anestesiada” na dor que você estava sentindo na garganta. Só que, como já disse antes, o álcool resseca as pregas vocais, e o resultado depois é pior. Já comprovei isso eu mesma, ao fazer o teste de tomar uma colherzinha de whisky.

Já o mel, pelo que sabemos, é um excelente cicatrizante, e o limão, fonte de vitamina C, o que pode ser usado, mas sempre com moderação.

Gosto bastante do chá de camomila, é bom para a voz, assim como o gengibre. Isso são coisas que eu uso bastante antes de cantar ou quando estou com uma rouquidão leve, proveniente de alguma laringite. Mas, se existe alguma comprovação científica do poder disso, nunca tomei conhecimento.

O que é a rouquidão? Como deve ser tratada? Como deve ser evitada?

A rouquidão pode aparecer por diversos fatores. Ela aparece quando as pregas vocais não se fecham completamente na hora de produzir o som, dando aqueles sinais de rouquidão.

Pode ser por uma laringite, faringite, alergias, mudanças hormonais, patologias diretamente ligadas às pregas vocais, como fendas, cistos, pólipos, nódulos. O correto é o paciente ir ao médico, caso apresente a rouquidão, principalmente por tempos prolongados. É um sinal de que existe aí algum problema.

Existem patologias nas pregas vocais que são congênitas, ou seja, desde o nascimento, e que às vezes não têm tratamento, e só aparece alguma alteração vocal quando a pessoa usa a voz de forma profissional.

O tratamento vai variar de acordo com cada patologia, ficando assim o otorrinolaringologista com a forma correta de tratar.

As rouquidões provenientes de uso errado da voz, como gritar, cantar de forma errada, falar por muitas horas sem ter o devido preparo, são frequentemente encontradas. Sempre comparo a voz com a musculatura de um atleta. Se você nunca correu e vai correr uma maratona, primeiro que é difícil chegar ao final, e depois terá dores durante vários dias, por excesso. Assim é a voz, ela precisa também ter força (por se tratar de musculatura) e preparo antes de serem realizadas maratonas de 10, 12 horas cantando, falando. Nesse caso, basta procurar um fonoaudiólogo, que tratará e trabalhará a sua voz como deve ser.

Débora Costa de Abreu é bacharel em Fonoaudiologia, desde 2002, e trabalha com a voz cantada desde 2004. Atualmente é professora de canto em Curitiba, e possui um site de informações sobre voz e música (www.debora.mus.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário