terça-feira, janeiro 11, 2011

Vigorexia: a busca do homem pelo corpo perfeito




O que é vigorexia? Este é um problema que atinge mais homens ou mulheres? Por quê?

Atualmente, as representações corporais exprimem não só aspectos importantes da cultura, como podem sinalizar que determinadas formas de cultuar o corpo, ao exacerbarem-se, também podem indicar uma psicopatologia.

A vigorexia insere-se nesse paradigma, mencionada pela primeira vez como Anorexia Reversa por Pope, psiquiatra americano que, ao identificar que os homens eram mais acometidos que as mulheres, se utilizou do termo “Síndrome de Adônis” para caracterizá-la.

Se os padrões ascéticos, ou seja, o não comer, dizem respeito mais às mulheres como na anorexia nervosa, os padrões vigoréxicos dizem respeito aos homens no que concerne à busca da robustez, vigor e força a qualquer custo, até o da saúde. Portanto, o vigoréxico é aquele que supervaloriza essas características de forma acentuada, superlativa, tornando sua busca obsessiva pela silhueta perfeita num transtorno denominado: vigorexia ou transtorno dismórfico muscular.

É possível diagnosticar a vigorexia?

O diagnóstico de um transtorno, muitas vezes, torna-se difícil devido às condições acima, ou seja, como esses padrões são facilmente aceitos socialmente, sem que haja uma percepção mais acurada dos envolvidos, o diagnóstico inicial, para fins de prevenção primária, se perde, dando lugar ao processo obsessivo do transtorno e, portanto, mais difícil torna-se diagnosticar e tratar o transtorno.

Quais são as recomendações para quem está exagerando nos exercícios?

Dentre as recomendações para quem está exagerando nos exercícios, é importante que o indivíduo reflita sobre uma questão simples:

“Por que eu preciso me preencher de músculos para me sentir pleno, feliz?”.

Se essa questão for respondida com honestidade, o indivíduo poderá perceber que necessita de ajuda profissional, pois a preocupação irracional, sem controle, com qualquer parte do corpo que impeça uma vida normal, já caracteriza uma dificuldade, um transtorno e, por conseguinte, uma necessidade/indicação, etc. de ajuda.

Qual a relação da vigorexia com anabolizantes?

A obsessão pelo exercício, pela forma e imagem corporal estabelece uma estreita relação com o uso de esteroides, anabolizantes, uso de suplementos alimentares. A necessidade de alcançar os objetivos almejados, aliada à baixa autoestima, à ansiedade, à culpa, à depressão, desperta no vigoréxico a busca e dependência a essas substâncias.

O tratamento para a vigorexia é somente psicológico?

Para tratar um transtorno como a vigorexia, torna-se mister o apoio da família para sustentar o indivíduo em seus momentos de angústia mais difíceis; o acompanhamento psiquiátrico para conter os pensamentos obsessivos, em muitos casos compulsivos, no que se refere aos exercícios e práticas repetitivas; orientação nutricional para subsidiar a substituição de suplementos alimentares por alimentação saudável; um personal trainer ou um professor de educação física, ético e responsável, para estabelecer um programa de treinamento eficaz; um médico para avaliar clinicamente os efeitos provocados pelos esteroides, anabolizantes e práticas excessivas de exercícios; e um psicólogo para trabalhar questões relacionadas à distorção da imagem corporal, bem como auxiliar o indivíduo a não só preencher sua vida de músculos, mas sim proporcionar-lhe o encontro com os conteúdos mais profundos de si mesmo!

Vale ressaltar a importância da procura e de orientação profissional para o tratamento, pois a vigorexia pode trazer danos irreversíveis à saúde.

Dra. Elaine Lange é Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área Clínica, com ênfase em intervenções terapêuticas.

FONTE: IDMED

Nenhum comentário:

Postar um comentário