quarta-feira, janeiro 26, 2011

Intolerância à Lactose

Intolerância à lactose.
De uns tempos para cá, o diagnóstico tem se tornado comum.
Mas o que é isso, afinal? É a intolerância do organismo ao açúcar encontrado no leite, a lactose. Essa disfunção é causada por uma deficiência da enzima lactase, que digere o tal açúcar. Ou seja, os alimentos ricos em lactose não são digeridos, provocando cólicas, flatulência, edema e diarreia persistente. A intolerância à lactose pode estar presente desde sempre ou aparecer somente na fase adulta. Não tem cura, mas tem jeito! Veja as recomendações.

Evitar o consumo de leite (vaca, cabra, búfala) e derivados como queijo fresco, creme de leite, manteiga, leite condensado, sorvete e chocolate.

Fazer uso do leite de soja (proteína isolada de soja).

Atenção! Os rótulos dos alimentos como bolos, pães, biscoitos, tortas, pudins, panquecas, cremes, molhos e algumas margarinas devem ser sempre lidos para você descobrir a possível presença de leite na composição. Alguns alimentos rotulados como não lácteos contêm leite, fique atento!

A redução severa do consumo de leite pode resultar em deficiência de cálcio. Por isso, consuma outras fontes desse nutriente, como: couve, brócolis, milho, beterraba, espinafre, alface, agrião, lentilha, feijão, quiabo, abóbora, semente de gergelim, soja, tofu (queijo de soja), aveia, peixes e gema de ovo.

Os produtos fermentados iogurte e leite fermentado) e queijos maturados podem ser tolerados, pois possuem baixos teores de lactose.

O leite materno contém lactose, mas o aleitamento não deve ser interrompido, mesmo que o bebê tenha intolerância ao nutriente. O que a mãe deve fazer é excluir o leite e alimentos derivados da alimentação da criança.

É permitido o consumo de frutas, verduras, carne bovina, frango, peixes, peru, pães, pudins e bolos feitos sem leite, bolachas de água e sal, gelatinas, ovos e outros que não contenham lactose.

Após a melhora do quadro de intolerância, aposte em leites mistos (de vaca com de soja, por exemplo), testando a aceitação do seu organismo.


*Aline Rodrigues é nutricionista e personal Diet formada pela universidade Veiga de Almeida.

FONTE:

http://bemleve.com.br/dieta/intolerancia-a-lactose/1493

Nenhum comentário:

Postar um comentário