quarta-feira, janeiro 26, 2011

10 motivos para começar a pedalar


Para que se consiga os melhores resultados cardiovasculares, a prática deve ser diária e com aumento progressivo de horário no tempo de pedalar

Melhora do desempenho sexual, aumento da imunidade e perda de peso. Todos esses benefícios e muitos outros estão em uma atividade que, geralmente, se aprende na infância e nunca mais esquece: andar de bicicleta.

De acordo com o cardiologista João Vicente da Silveira, para que se consiga os melhores resultados cardiovasculares, a prática deve ser diária e com aumento progressivo de horário no tempo de pedalar.

"Começar com 30 minutos, por exemplo, e aos poucos tentar chegar a uma hora diária. O ideal é que se pratique cinco dias durante a semana e descanse aos sábados e aos domingos", orienta.

Outra recomendação do médico é que a frequência cardíaca seja monitorada em toda atividade esportiva, para que o resultado atingido possa ser o melhor. Com o intuito de evitar lesões nas articulações ou cardíacas - hipertensão arterial, aparecimento de arritmias ou mesmo infarto agudo do miocárdio-, a intensidade das cargas deve ser sentida individualmente e não exceda a capacidade de cada pessoa.

"Cada um deve sentir até aonde pode ir. É importante saber o seu próprio limite. O indivíduo treinado como um atleta geralmente é mais condicionado do que a população geral".

Já quem opta por se exercitar dentro de uma academia pode não ter os mesmos resultados positivos. "Na academia é diferente, pois não há contato com a natureza, o vento batendo na face e no tórax, enfim. A prática é mais solitária e em alguns momentos entediante", diz o médico.

Apesar do exercício ao ar livre no verão ser um convite para entrar em forma, alguns cuidados são importantes. "É na prática de ciclismo que se aprende a ter controle do equilíbrio. Tal prática no verão deve ser lembrada de regras básicas, pois o sol deve ser evitado entre 10h e 16h. Importante estar atento para o horário de verão, pois com o sol intenso ocorre vasodilatação, levando a uma queda da pressão arterial, que pode ser deletério em cima de uma bicicleta, que pode ler a uma queda e ocasionar um politraumatismo".


10 principais vantagens em andar de bicicleta:


1 - Combate o estresse e a depressão: as contrações cardíacas tornam-se mais eficazes e, com isso, o sangue chega mais rapidamente ao cérebro, diminuindo a incidência de ansiedade, angústia e depressão.

2 - Melhora as relações sexuais: como ocorre uma tonificação dos vasos das coxas e das pernas, a irrigação sanguínea nos órgãos genitais e vasos pélvicos é intensificada, o que colabora com uma melhor ereção peniana e aumenta a lubrificação vaginal, levando a uma relação sexual prazerosa.

3 - Emagrece: combinada a uma dieta saudável e com baixas calorias, as pedaladas auxiliam na perda e no controle de peso, reduzindo a gordura corporal.

4 - Faz ser mais feliz e ter bom sono: o ato de pedalar estimula a liberação das endorfinas (morfinas endógenas - que fazem com que o indivíduo seja mais feliz), aumenta os níveis de serotonina (o chamado hormônio da felicidade), gerando o relaxamento, fatores essenciais para um sono saudável.

5 - Reduz colesterol e triglicérides: com a prática constante do ciclismo, ocorre consumo das gorduras e diminuição do colesterol total e LDL (colesterol ruim), além dos triglicerídeos.

6 - Evita o infarto: ocorre diminuição da glicemia, controlando a diabetes, que é fator de risco para a formação da placa aterosclerótica, que leva a angina e ao infarto agudo do miocárdio.

7 - Diminui a pressão arterial: pedalar com frequência tonifica os vasos sanguíneos (artérias e veias) e faz com que eles relaxem mais facilmente, contribuindo com a diminuição da pressão arterial, que é um importante fator de risco para doenças coronarianas.
8 - Aumenta a imunidade: com a melhora na contração cardíaca, o sistema imune fica estimulado e eleva a produção de glóbulos brancos, ajudando o organismo a defender-se de vírus e bactérias.

9 - Melhora a respiração: o esforço das pedaladas aumenta a frequência cardíaca, melhorando a oxigenação dos pulmões e dos tecidos.

10 - Garante boa forma e fôlego de atleta: a prática recorrente do ciclismo tonifica os músculos das pernas, além de aumentar o desempenho aeróbico e cardiovascular.

Aproveite as dicas e comece a pedalar!

Fonte: Gazeta Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário