quarta-feira, janeiro 26, 2011

Envelhecer com saúde através dos exercícios


dv1811089

Como o exercício age no corpo?

O exercício físico é estressante para o corpo porque rompe o estado de repouso. Porém, esse estresse é altamente saudável porque ocorrem adaptações internas que fortalecem vários sistemas orgânicos.

A prática do exercício físico pode retardar o envelhecimento?

O cronológico não. Esse não tem jeito, porque o relógio não para. Porém o envelhecimento biológico certamente é retardado com a prática regular de exercícios físicos. Para se ter uma idéia, um homem de 60 anos, ativo fisicamente, pode ter mais força muscular que um sedentário de 35 anos. Costumamos dizer que o exercício físico não dá mais anos de vida, mas fornece mais vida aos seus anos!

Quais os benefícios da atividade física para idosos?

São vários. Temos benefícios físicos, como melhora da força e da massa muscular e óssea, flexibilidade, resistência. A atividade física auxilia no processo de emagrecimento, colabora na regulação da pressão arterial, previne várias doenças crônicas, como, por exemplo, diabetes do tipo 2, obesidade, osteoporose, cardiopatias e hipertensão. Além disso, há melhoria em aspectos sociais e psicológicos, como a autoestima e a independência funcional.

Há riscos na prática de exercícios físicos na terceira idade? Quais são?

Sim. Riscos sempre existem. Mesmo dormindo há riscos! Porém, certamente é mais perigoso ser sedentário do que praticar alguma atividade física com moderação. Mesmo indivíduos que têm algumas doenças como diabetes, hipertensão, demência, artrite podem se beneficiar mais dos exercícios físicos do que qualquer tipo de medicamento ou terapia. Entretanto, é claro que antes de iniciar um programa de exercícios físicos a pessoa deve consultar um médico e realizar alguns exames. O eletrocardiograma de esforço, que é realizado com um médico cardiologista, é essencial para iniciar as atividades. Depois da autorização médica, um profissional de educação física atualizado deve ser consultado para prescrever as atividades.

Quais os tipos de exercícios que pessoas com mais idade devem fazer?

Elas devem priorizar as atividades de força muscular (musculação). Também é muito interessante realizar exercícios de alongamento, para melhorar a flexibilidade articular, e aeróbicos, como caminhar, pedalar, nadar, dançar, etc. Claro que sempre com acompanhamento individualizado. Porém, deve-se ressaltar que as atividades de força (musculação) são as melhores porque, antes de caminhar, o idoso deve se sentir bem e seguro ao se levantar do sofá, entrar e sair de um carro ou ônibus, subir escadas com facilidade, etc. Outra atividade importante é o equilíbrio juntamente com a força, para evitar quedas, que são comuns nessa faixa etária.

Competições que apresentam atividades físicas elevadas, como triathlon ou maratonas, são indicadas para os idosos? Há riscos?

Podem até ser, desde que realizadas com muito cuidado e com adaptações aos indivíduos (menor distância, por exemplo). Entretanto, sem dúvida nenhuma, há riscos e definitivamente competições não são necessárias para a saúde!

Como um iniciante deve se preparar para começar a praticar esportes?

Deve realizar uma avaliação médica em primeiro lugar. Após isso, procurar orientações de profissionais de educação física atualizados.

Quais os benefícios da musculação para a terceira idade?

Aumento da força e massa musculares, elevação ou manutenção do metabolismo basal (quantidade de energia gasta em repouso), na massa óssea, facilidade para realizar atividades da vida diária e menor risco de fratura por quedas.

Os exercícios ajudam na autoestima do idoso?

Sim. Os idosos ativos se sentem úteis, confiantes e integrados dentro da comunidade. Além disso, os efeitos positivos sobre a composição corporal (emagrecimento, por exemplo) e a liberação de alguns hormônios dão uma sensação de bem-estar que ajuda muito nesse sentido.

Quais são as dicas para um envelhecimento saudável?

Procurar se ocupar diariamente com atividades físicas (variando e mesclando as atividades durante a semana). Por exemplo, musculação de segunda, quarta e sexta, e terça, quinta e sábado realizar atividades aeróbicas (caminhadas, ciclismo estacionário, hidroginástica, dança, etc.). Além disso, atividades mentais, como aprender um outro idioma, ler livros, viajar e se relacionar socialmente, são importantes. Ser útil à sociedade e ajudar o próximo é uma grande dica.

Gustavo Ribeiro da Mota é Educador Físico, Doutor em Ciências da Motricidade Humana, pela Unesp; Coordenador de Educação Física UNIP - Campus Araraquara; Professor da Pós-Graduação da Universidade Gama Filho (UGF) e da FAEFI de Barra Bonita. Contato: grmotta@gmail.com Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

FONTE : IDMED

Nenhum comentário:

Postar um comentário