segunda-feira, junho 20, 2011

Crack


O que é o crack?
O crack é uma substância psicoativa que tem uma ação estimulante no Sistema Nervoso Central. Ele é composto pela pasta de cocaína misturada com bicarbonato de sódio e é utilizado pela “via fumada”.

Quais são as reações que o crack causa no organismo?
Como é uma droga estimulante do Sistema Nervoso Central, causa euforia, agitação, paranoia, aumento da frequência cardíaca, etc.

O crack pode ser considerado mais forte que as outras drogas?
Depende do critério que for utilizado na comparação. Quanto à capacidade de causar dependência, o tabaco tem um maior potencial e outras drogas podem causar uma síndrome de abstinência mais intensa, como o álcool e os derivados do ópio.

Como reconhecer que uma pessoa está usando crack?
O efeito agudo é o de euforia, agitação e paranoia, mas os dependentes costumam gastar muito tempo usando a droga ou recuperando-se de seus efeitos, perdem o controle do uso, têm uma maior tolerância e sintomas de abstinência quando interrompem ou reduzem o uso. Deixam de fazer atividades que costumavam fazer e, por usarem uma grande quantidade, podem roubar ou se prostituir para poder sustentar seu consumo.

Essa droga causa uma dependência rápida?
Quanto mais rápido o pico de ação de uma droga e mais rápido passa o seu efeito, maior o seu potencial de causar dependência. O crack tem seu pico de ação entre 5 e 8 segundos e o seu efeito passa entre 5 e 10 minutos, fazendo com que o sujeito logo queira utilizar novamente a substância, mas não significa que todos que usarem uma vez se tornarão dependentes.

Há riscos de doenças associadas ao uso de drogas?
Sim, muitas, tanto físicas como mentais. Por exemplo: Infarto Agudo do Miocárdio, Acidente Vascular Cerebral, Transtorno Psicótico induzido pelo uso das drogas e outras tantas.

Como ajudar um dependente a se tratar e como funciona o tratamento?
Deve-se levar o indivíduo para tratamento com um profissional especializado (psiquiatra ou psicólogo), o qual vai avaliar quanto à necessidade do uso de medicações e pesquisar a presença de outras doenças psiquiátricas ou clínicas, vai trabalhar sua motivação para interromper o uso da droga e prevenir recaídas. A abordagem adequada é a Terapia Cognitivo-Comportamental.

FONTE : IDMED

Nenhum comentário:

Postar um comentário