segunda-feira, abril 25, 2011

Uso do notebook de forma incorreta pode ocasionar má postura

O uso incorreto do equipamento pode trazer graves problemas para a saúde

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 85% da população mundial sofre de dores na coluna. O que muitos não sabem é que o principal motivo que causa a conhecida dor nas costas é a má postura.

Muitos são os fatores que podem levar uma pessoa a adquirir o hábito da má postura. Dentre os principais estão as atividades de vida diárias (AVDs), ou seja, a maneira de se sentar, de se deitar e dormir em colchões inadequados ao peso corpóreo, de carregar peso, dirigir um automóvel, a prática de atividade física inadequada, entre outros.

Porém, outra atividade tão corriqueira e inofensiva aos olhos das pessoas, que as tem levado a desenvolver a má postura, é o uso incorreto do notebook. Nos dias atuais, cada vez mais pessoas optam por adquirir um microcomputador portátil em vez dos convencionais de mesa.

Dentre os benefícios de se ter um notebook está a facilidade em transportá-lo para onde quer que se vá. Mas esses pequenos e funcionais equipamentos podem trazer um sério risco à saúde quando não usados de maneira correta. E esse mau uso pode ter consequências graves e causar lesões por repetição se o usuário não tiver cuidado.

Segundo o Conselho de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de São Paulo (Crefito-SP), os problemas por esforço repetitivo, que atacam punhos, cotovelos, ombros, pescoço e coluna, atingem até 80% dos usuários. Como o notebook é um equipamento mais compacto, algumas pessoas acabam ficando mais curvas ao utilizá-lo e, com isso, ocorre uma alteração na postura, podendo trazer dores nas costas e no pescoço.

Os que não se atentaram a essas questões e hoje sofrem com dores nas costas podem procurar a Podoposturologia. A técnica francesa da área da fisioterapia tem como objetivo reeducar e realinhar a estrutura do corpo através de exames especializados que geram a prescrição de palmilhas proprioceptivas, que podem ser usadas tanto na prevenção como na cura dos problemas, corrigindo vícios posturais decorrentes dos desequilíbrios que comprometem a saúde tanto de atletas quanto de pessoas sedentárias.

As palmilhas são confeccionadas em EVA, borracha feita da mistura de etil, vinil e acetato, material usado em calçados esportivos de última geração e que propicia sensação de conforto e bem-estar. Esses materiais são importados da França. Na maioria dos casos, o uso das palmilhas é periódico. Há problemas que são solucionados entre 45 dias e seis meses, outros em um, dois ou três anos. Em apenas cerca de 30% dos casos, o uso de palmilhas é necessário de forma continuada. Após a reorganização postural, o paciente deve estabelecer uma rotina no seu dia a dia, percebendo e reeducando seus hábitos posturais nas atividades diárias.

Dr. Mauro Pedroni Junior - Fisioterapeuta graduado pela Universidade de Marília com especialização na França em Podoposturologia. Formação em Osteopatia, Osteoetiopatia, Mulligan, Cadeias Musculares, Cyriax, Mobilização Neural, Reorganização Tônica e Fásica da Postura e Crochetagem Mioaponeurótica. Com experiência internacional, estagiou na França, Bélgica e Holanda. É professor da Pós-Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Traumática da Universidade Evangélica de Curitiba-PR; Universidade Salesianas de Lins-SP; Universidade Norte do Paraná (Unopar); UEL – Universidade Estadual de Londrina. Hoje mora em Londrina, onde é professor do Curso de Especialistas em Fisioterapia Osteopática, ATMS Academia de Terapia Manual e Esportiva. Professor do curso de Podoposturologia no Brasil, Portugal e Argentina.
Veja algumas dicas para usar o notebook de forma confortável:



Nenhum comentário:

Postar um comentário