segunda-feira, abril 25, 2011

Crianças com problemas como o choro persistente são mais propensas a ter problemas de comportamento na infância, diz estudo

Crianças que têm problemas com choro persistente, dormir ou alimentação – conhecidos como problemas de regulação – são muito mais susceptíveis de se tornarem filhos com sérios problemas comportamentais, revela a pesquisa publicada no Archives of Disease in Childhood.

Cerca de 20% de todas as crianças apresentam sintomas de choro excessivo, dificuldades para dormir e/ou problemas de alimentação no primeiro ano de vida e isso pode levar a problemas familiares e gerar custos aos serviços de saúde.

Uma pesquisa anteriormente realizada sugeriu que esses problemas de regulação podem ter um efeito adverso sobre o desenvolvimento comportamental ou cognitivo mais tarde na infância, porém os resultados foram inconclusivos.

Pesquisadores da Universidade de Basel, na Suíça, da Universidade de Warwick, no Reino Unido, e da Universidade de Bochum, na Alemanha, partiram para um estudo a fim de descobrir a natureza e força de ligação entre os problemas de regulação na infância e problemas de comportamento na infância. Eles realizaram uma análise de 22 estudos de 1987 a 2006 que tinha notado e avaliado essa possível associação, e que envolveu, em conjunto, 16.848 crianças, das quais 1.935 crianças com problemas de regulação foram testadas.

Dos 22 estudos, 10 deles relataram as consequências do excesso de choro, quatro de problemas de sono, três de problemas de alimentação e cinco sobre vários problemas de regulação.

Os problemas comportamentais da infância foram divididos em quatro categorias: internalização (ansiedade, depressão ou retirada), problemas de externalização (comportamento agressivo ou destrutivo, problemas de conduta ou birras), déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) e, em geral, de comportamento.

Os pesquisadores descobriram que bebês com problemas anteriores de regulação foram mais propensos a ter problemas de comportamento quando crianças do que crianças sem problemas de regulação. Os resultados mais prováveis para as crianças que tinham problemas de regulação foram problemas de externalização e TDAH.

Com os outros tipos de problemas de regulação que uma criança tinha (problemas cumulativos), é mais provável que isso foi para aumentar o risco de problemas de comportamento como uma criança.

Os investigadores dizem que as preocupações com bebês chorando, dormindo ou com problemas de alimentação são um dos principais motivos para muitos pais que procuram ajuda profissional.

Clinicamente podemos afirmar que as crianças muitas vezes são oriundas de famílias com uma gama de fatores de risco, como complicações obstétricas, interacionais ou psicossociais, além de vários problemas de regulação.

Portanto, o acúmulo de sintomas em crianças e características familiares negativas foram mais preditivos de problemas de comportamento do que qualquer combinação particular deles.

Os autores concluem que os problemas de regulação na infância podem aumentar o risco de desenvolver problemas de comportamento na infância. "Nossos resultados destacam a necessidade de futuros estudos de acompanhamento de crianças perturbadas e regulamentares exigem avaliações confiáveis de chorar, dormir ou problemas de alimentação."

A evidência desta revisão sistemática sugere que pessoas com problemas persistentes de regulação em famílias com outros problemas podem exigir intervenções precoces para minimizar ou evitar as consequências a longo prazo da criança problemas de regulação.



Fonte: BMJ – British Medical Journal

Nenhum comentário:

Postar um comentário