domingo, abril 03, 2011

Se atrasar, Guns N’ Roses pagará multa para o Rock in Rio

Começa, começa, começa! Quando o coro da plateia – para não chamar de vaia – toma conta do local do show, é sinal que o artista está atrasado. Mas o que é um atraso normal? Quanto tempo você esperaria por seu ídolo? Meia hora? Uma hora?

Em 2001, o Guns N’ Roses demorou quase duas horas para entrar no palco do terceiro Rock in Rio. A banda, que já tinha se atrasado na edição anterior, em 1991, está confirmada como um das atrações da nova edição do festival, que acontece nos meses de setembro e outubro, no Rio de Janeiro. Por essa razão, e conhecendo a rebeldia do líder Axl Rose, o Rock in Rio colocou uma cláusula no contrato da banda. Se atrasar, paga multa. O valor não foi divulgado pela direção do festival.

“O show do Guns foi o mais complicado da história do festival”, diz Roberta Medina, vice-presidente da marca Rock in Rio. Ela afirma que nenhum outro artista que tocará nessa edição teve o mesmo tipo de restrição no contrato. “Eles não costumam atrasar, mas o Guns é um caso diferenciado”, diz Roberta, que afirma que um atraso como o ocorrido em 2001 pode deixar o público inquieto e causar tumultos.

A banda – comandada pelo vocalista Axl Rose, o último remanescente da formação original – terá a missão de encerrar a quarta edição brasileira do Rock in Rio. Ela se apresenta dia 2 de outubro, no Palco Mundo, no mesmo dia de nomes como Mutantes, Pitty, Titãs, Tom Zé, Marcelo Camelo, entre outros.

Roberta diz que o intervalo entre um show e outro – nos três palcos programados para agitar a quarta edição do festival – será de 20 a 30 minutos. É nesse tempo que uma grande equipe entra para trocar os instrumentos, caixas e microfones. Tudo para preparar o palco para próxima atração. A operação envolve 70 pessoas de diversas áreas. “Os equipamentos de todas as bandas que vão se apresentar no dia ficam alinhados e montados atrás do palco. Isso facilita a troca e evita atrasos”, diz a produtora.

A quarta edição do Rock in Rio também terá outros artifícios que beneficiarão o público e a produção do evento. A nova Cidade do Rock, em Jacarepaguá, vai abrigar uma rua temática, com shows de jazz, lojas, restaurantes e desfiles de moda. Além disso, atrações como roda gigante e tirolesa estarão disponíveis para quem quiser se divertir. Tudo isso deve ajudar o público a chegar em horários diferentes - ao longo do dia - evitando filas e possíveis tumultos.

Existe uma cultura do atraso no Brasil?

DE QUEM É A CULPA? Nando Reis diz que casas de shows pedem para que artistas atrasem o início das apresentaçõesRecentemente, o cantor e compositor Nando Reis usou sua conta no Twitter para explicar aos seus seguidores os motivos que o levaram a começar uma apresentação em Porto Alegre depois do horário marcado. "Detesto quem atrasa. Mas subir ao palco muito depois do horário marcado n ingresso em geral é por solicitação dos contratantes ou da casa", escreveu.

Nando usou o mesmo espaço para afirmar que, muitas vezes, são as próprias casas de shows que pedem para que os artistas subam ao palco mais tarde, para que possam ganhar mais com o serviço de bar.

Procurado por ÉPOCA, Nando Reis afirmou, via assessoria de imprensa, que devido à agenda de shows, não poderia dar mais informações sobre as declarações que fez no microblog.

A direção do Bar Opinião, uma das mais tradicionais casas de shows de Porto Alegre, onde Nando se apresentou, diz que a apresentação do cantor atrasou cerca de 1 hora por causa de um show de abertura sugerido pela própria produção do cantor, embora também não se isente de responsabilidade.

O Bar Opinião ainda afirma que, de fato, é muito comum que o início das apresentações seja postergado para que o serviço de bar possa funcionar por um tempo maior. Segundo a direção da casa, no caso de seu espaço, existe uma conformidade com um atraso de cerca de 30 minutos, já que o estabelecimento não possui estacionamento, o que causa transtorno na chegada do público. O bar afirma que, antes do início dos shows, o público fica entretido com as demais ações promovidas no ambiente, como DJs, VJs, telões e serviço de bar.

A Time for Fun, responsável pela administração do Credicard Hall de São Paulo, onde Nando Reis lançou, no final do ano passado, seu projeto Bailão do Ruivão e também subiu ao palco com cerca de 1 hora de atraso, afirma que não pede que os artistas atrasem seus shows. “Atrasos podem acontecer por algum motivo técnico ou mesmo porque há muito público ainda chegando à casa. Mas, definitivamente, isso não é regra”, diz Regis Motisuki, gerente da assessoria de imprensa da casa.

Para o músico Edgard Scandurra (ex-Ira), existe uma “cultura do atraso” no país, ou seja, as pessoas acham que o artista não vai começar o show no horário e o artista, por sua vez, acha que elas também não chegarão na hora. “As casas de espetáculos precisam faturar e a gente quer se apresentar para o maior número de pessoas. Mas o atraso é algo desagradável”, diz.

Como solução, Scandurra sugere algo inusitado: uma lei para que os shows comecem no horário marcado. “Devia ser como a lei do cigarro. A partir de determinada data, nenhuma apresentação poderá começar depois do horário. Só assim vai funcionar”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário