sexta-feira, abril 01, 2011

Pragas domésticas: como livrar-se delas?

Como afastar as pragas domésticas como mosquitos e formigas de casa? Há alguma receita caseira para evitar tais pragas?

Das pragas caseiras, as formigas são as mais difíceis de tratar. Apesar de não serem um tipo tão asqueroso quanto as baratas, as formigas são um problema sanitário especialmente onde se manipula os alimentos. O controle desta praga inicialmente é evitar que entrem para o interior da casa. Devemos localizar os lugares por onde elas entram e tapar o que é possível. Também se deve cuidar de não deixar restos de comida que possam atrair as formigas. Para eliminá-las o ideal é seguir seu caminho e fechar o lugar de onde elas estão saindo, seja com cimento branco ou com sabão.

No caso das baratas, um segredo é deixar a luz da cozinha acesa durante a noite – as baratas não gostam de luz –, além de utilizar umas armadilhas próprias para baratas em lugares estratégicos, como embaixo da pia. Não esquecer de sempre deixar ralos fechados.

Existem alguns repelentes completamente naturais, como a menta e a hortelã, que podem ser plantadas ao redor da casa ou cujas folhas podem ser colocadas nos lugares por onde as formigas passam.



É verdade que borra de café nos pratinhos das plantas impede que o mosquito da dengue deposite seus ovos?

Pesquisas feitas na UNESP comprovaram a ação tanto da cafeína pura quanto da borra do café, bloqueando o desenvolvimento das larvas do mosquito.



É verdade que borra de café elimina aquelas formiguinhas pequenas que temos em casa?

Muitas pessoas relatam que acabam com as formigas usando a borra de café. Pessoalmente, nunca experimentei nem vi trabalho a respeito.



O cravo-da-índia tem ação repelente? Na internet circula uma receita de repelente caseiro com cravo-da-índia, álcool e óleo de bebê. Funciona?

Vários trabalhos científicos mostram a ação repelente do cravo. Essa e outras receitas caseiras com cravo funcionam, pois desse modo são extraídos os princípios ativos com propriedades de repelência.



E o própolis?

Na internet circulam rumores de própolis para repelir insetos, mas nunca vi nenhum estudo que comprovasse o que se propaga. Muitas notícias são veiculadas na internet sem nenhum amparo científico ou lógico.



Velas e infusores de citronela e andiroba realmente funcionam? Como eles agem? Fazem mal para os humanos?

Esses tipos de objetos ajudam a manter o ambiente mais livre dos mosquitos e em relação ao óleo de andiroba tem estudos que comprovam sua ação. Ambos possuem óleos essenciais com características repelentes, os mosquitos ficam intoxicados com o cheiro que esses óleos emanam, tal qual ocorre com os outros tipos de repelentes. As contraindicações para esses óleos não existem, contudo, pode ser que alguém seja alérgico a algum desses dois óleos, por hipersensibilidade ou por excesso de dosagem.



Repelentes em creme podem causar alergia a algumas pessoas? Realmente funcionam?

Repelentes podem causar alergias em algumas pessoas, independente de serem em creme ou não. A questão se baseia nos componentes químicos utilizados para repelir, como o DEET (dietiltoluamida), presente na maioria dos repelentes tradicionais, assim como os conservantes, que podem ser prejudiciais ao perfeito funcionamento da pele. Claro que funcionam, pois se não funcionassem já teriam desaparecido dos mercados.



Bebês podem usar repelente?

Sim, desde que venha descrito no rótulo que é específico para bebês.



O que são os biorrepelentes?

Biorrepelentes são os que usam algum tipo de substância biológica para repelir insetos, sejam óleos ou extratos de plantas ou algum produto oriundo de um processo de biotecnologia. Nesse sentido a BioLogicus testou e apresenta ao mercado o Biorepely, primeiro repelente do mundo 100% natural, elaborado com extratos probióticos e eficaz contra o Aedes aegypti. É resultado de pesquisa biotecnológica em parceria com universidades e outros centros oficiais de pesquisa.

Além de repelir insetos, o BioRepely hidrata, nutre a pele e repõe a microbiota dérmica. Diferentemente dos repelentes artificiais que podem causar danos à pele, o Biorepely pode ser usado por pessoas de todas as idades, inclusive crianças. Eritemas e dermatites de vários graus são problemas comuns em pessoas que utilizam os repelentes convencionais. Tais repelentes utilizam substâncias químicas, algumas delas derivadas do petróleo, que também danificam a microbiota dérmica (camada biológica protetora da pele, composta de micro-organismos benéficos). O Biorepely é essencialmente um repelente hidratante natural probiótico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário