sexta-feira, abril 01, 2011

Pesquisa testa remédios homeopáticos em pacientes com dengue

Utilização da homeopatia no tratamento da doença já obteve êxito em países como Cuba e em municípios, como Santos (SP) e Macaé (RJ)

Pacientes diagnosticados com dengue no Espírito Santo poderão, futuramente, ser tratados com medicamentos homeopáticos. Por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória, uma pesquisa está sendo feita para analisar a eficácia desse tipo de medicação contra a doença.

Na fase atual, estão sendo acompanhados casos de dengue nas Unidades de Saúde dos bairros São Pedro, Jardim Camburi e Praia do Suá, na Capital. Pacientes diagnosticados com a doença passam a receber medicamento homeopático e são monitorados durante duas semanas.

Esse acompanhamento será feito até o mês de junho ou até quando a pesquisa atingir a amostra de 186 pacientes. A partir daí, serão analisados os dados para avaliação dos resultados. De acordo com a Sesa, a expectativa é que as pessoas tratadas com medicamentos homeopáticos tenham uma recuperação mais rápida, apresentem quadro mais leve e que não evoluam para casos graves de dengue.

A terapia homeopática tem o objetivo de fortalecer a resposta imunológica do organismo humano frente a agressões externas, por meio da administração de medicamentos à base de substâncias naturais e que serão selecionados pela equipe de homeopatas especificamente para esse momento. A utilização da homeopatia no tratamento da dengue já obteve êxito em países como Cuba e em alguns municípios brasileiros, como Santos (SP) e Macaé (RJ).

Financiamento

A pesquisa capixaba foi aprovada na primeira fase do edital do Comitê Europeu da Liga Internacional de Homeopatia, que financia estudos homeopáticos em todo o mundo. Se aprovado na segunda etapa, o trabalho poderá receber um aporte de até 300 mil euros. A pesquisa tem ainda a colaboração de um profissional da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). As informações são da assessoria de comunicação da Sesa.


Imagem: Ilustração

Fonte: Gazeta OnLine

Nenhum comentário:

Postar um comentário