sexta-feira, abril 01, 2011

Dormir: um hábito que deve ser levado muito a sério

Problemas relacionados ao sono afetam boa parte da população, fazendo com que muitas pessoas não durmam bem, não durmam o suficiente ou até não durmam. Fatores como a idade e as condições físicas das pessoas requerem uma maior ou menor dose de sono. Enquanto os bebês necessitam dormir uma média de 11 horas, os idosos de 70 anos deveriam dormir entre cinco e seis horas, mais duas ou três sestas breves durante o dia.

Uma boa cama é essencial para obter um descanso reparador. Estudos recomendam utilizar equipamentos que assegurem a sustentação do corpo, sem excessiva rigidez, para que as costas adotem a posição adequada. Igualmente importante é o hábito de virar o colchão pelo menos uma vez a cada três meses, de modo que o desgaste seja uniforme e assim se atrase sua deterioração.



Qual é a melhor posição para dormir? E qual a pior? Por quê?

A melhor posição para dormir é de lado, com travesseiro que permita manter a coluna cervical alinhada e outro entre os joelhos para manter a pelve e coluna lombar alinhadas. Dormir de barriga para cima, com um travesseiro mais baixo, também está correto. A pior posição é de barriga para baixo, por forçar a lombar em extensão e por manter a coluna cervical sempre rodada.



O biótipo de uma pessoa (peso, altura, etc.) tem alguma influência na posição em que ela dorme?

De certa forma, a incidência de apneia e de distúrbios respiratórios em obesos é maior e os problemas se acentuam quando a pessoa dorme de barriga para cima.



Quais fatores externos (colchão, travesseiro) devem ser levados em consideração para que a pessoa fique em posição confortável enquanto dorme?

Os melhores colchões são feitos de espuma específica ou de molas. Um importante fator para a qualidade do colchão é o material utilizado. Os melhores colchões usam um material com boa resiliência (capacidade de voltar à forma original) e normalmente têm essa capacidade distribuída de maneira assimétrica no colchão, ou seja, as áreas com maior carga (na região de sustentação dos ombros e quadris) têm uma resiliência maior.

Alguns colchões mais baratos usam agregados de espuma e se deformam muito cedo.

A densidade deve ser específica para o peso do paciente e normalmente há variações entre a maciez com uso de reforços e "pillow tops". A dica para quem quer trocar de colchão é procurar manter um nível de maciez ao qual estava adaptado, desde que respeitando os parâmetros técnicos para seu peso. Em geral, a vida média dos colchões de espuma é de cinco anos e dez anos para os de mola.



O mau posicionamento durante o sono pode acarretar quais problemas à saúde?

Normalmente dores lombares e cervicais.



As crianças devem ter uma atenção especial quando são colocadas para dormir?

A recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria é que recém-nascidos durmam de barriga para cima, o que diminui a incidência de morte súbita nessa faixa etária. Para as crianças maiores, recomendo orientar desde cedo a postura para dormir. Depois é mais difícil corrigir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário