sexta-feira, março 04, 2011

DENGUE ! - Mais de 9,5 mil casos de dengue em 60 dias no ES

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) recebeu um total de 9.501 notificações de dengue entre o dia 02 de janeiro e esta quarta-feira (02). Do total, 219 estão sob suspeitas da forma grave da doença (dengue com complicação e dengue hemorrágica), incluindo um óbito confirmado e seis em investigação.

A semana que mais registrou notificações foi do dia 13 ao dia 19 de fevereiro, onde registrou-se 1.519 casos. Durante o mês de fevereiro, os municipios com maior incidência foram Bom Jesus do Norte (1.772,3), Apiacá (1.730,3), Pinheiros (1.381,3), Barra de São Francisco (1.258,3) e Colatina (795,2).

A incidência calcula a quantidade de casos de uma doença em relação ao número de habitantes. Os números absolutos não levam em consideração o número de habitantes e, portanto, não mostram a situação real de determinada localidade. Para o cálculo da incidência, divide-se o número de notificações pelo quantitativo populacional do município e multiplica-se este valor por 100 mil.

Como se prevenir:
- Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;
- Tirar água dos vasos de plantas;
- Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;
- Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d'água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
- Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas, etc.;
- Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, tonéis, caixas d'água) e mantê-los sempre limpos.
FONTE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário