sexta-feira, março 04, 2011

Carnaval saudável: exercícios e alimentação adequados ajudam a cair na folia sem prejudicar a saúde


Para aqueles que pretendem frequentar a maratona de quatro dias de carnaval, é preciso ficar atento aos cuidados com a alimentação e procurar evitar um desgaste físico excessivo que possa ser prejudicial à saúde.

Pular carnaval é como realizar atividades físicas de alta intensidade. É preciso estar com a forma em dia. Quem não se cuida pode ter muitas dores musculares. É muito importante não abusar dos limites de cada um, principalmente para quem não está acostumado com exercícios intensos.

O alongamento é um dos principais recursos para diminuir riscos de lesões musculares. Ele deve ser feito antes e depois da folia e nas partes do corpo mais exigidas por essas atividades físicas, como braços, pernas, pescoço e ombros. Mantenha cada posição por 30 segundos e troque os lados, alongando sempre os dois lados do corpo.

Alimentação

Mas apenas se alongar não basta. No Brasil, o carnaval é festejado em pleno verão, com altas temperaturas. A recomendação para estes dias mais quentes é para uma alimentação leve e a ingestão de muita água, o que pode evitar riscos de desidratação e sintomas como tonturas e até desmaios.

Para evitar a desidratação é importante beber no mínimo 2 litros de água por dia e dar preferência para sucos de frutas e água de coco.

O folião também deve ficar atento à quantidade e qualidade das refeições durante o dia. O ideal é fazer, ao menos, três refeições principais, além de dois a três lanches por dia. A alimentação é fundamental para evitar problemas de saúde durante o carnaval. O ideal é tomar um bom café da manhã com frutas, iogurte desnatado, cereais e pães integrais, queijos magros, evitando intervalos maiores que três horas entre as refeições. Deve-se evitar, principalmente, pratos excessivamente gordurosos, o que pode dificultar a digestão e causar sonolência.

Para quem não dispensa a bebida alcoólica, recomenda-se intercalar as doses com copos de água mineral pura.
FONTE : IDMED

Nenhum comentário:

Postar um comentário