sexta-feira, fevereiro 18, 2011

Voz rouca de BBB alerta sobre o uso de anabolizantes

A declaração de participante do programa que fez uso de bomba chama a atenção para os perigos das substâncias

Até onde vai o sacrifício para se ter um corpo perfeito? Antes de se "encantar" pelos benefícios estéticos que os anabolizantes proporcionam, lembre-se: essas substâncias podem causar diabetes, impotência sexual, infarto e até matar uma pessoa.

A declaração de Maria Helena Melilo, participante do BBB 11, colocou novamente o tema em discussão. Durante um café da manhã, ela declarou não menstruar mais por usar testosterona - hormônio masculino presente nos esteroides.

Para o médico do esporte José Carlos Gomes, é possível ganhar massa sem recorrer aos anabólicos. "Dá para crescer suplementando, mas você não vai ficar gigante, tem um limite".

Confira o bate papo com o especialista em Medicina Esportiva e desvende as dúvidas.

O uso de anabolizantes pode causar infarto?

Verdade.
Há um aumento na pressão arterial, o que pode causar hipertrofia do músculo cardíaco, dificultando a nutrição sanguínea no coração. "Para isso acontecer, depende do estado clínico do paciente. Às vezes, se tem hipertensão e não se sabe. O anabolizante pode causar a morte de alguém", alerta a cardiologista Fabrícia Cabral.

Qual é a diferença entre suplementos e anabolizantes?

A diferença é total.
Quando você fala em suplemento é complementação. Ao fazer uma atividade física, você vai repor aqueles elementos que o organismo não disponibiliza em quantidade ideal, como carboidrato e proteína. O anabolizante, como o próprio nome diz, ele vai juntar. É um subterfúgio considerado ilícito pela Comissão Antidopagem para você ter um benefício de ganhar massa muscular. É uma droga inadequada.

Os anabolizantes causam impotência?

Verdade.
Durante o período em que a pessoa está usando não. Porém, como o anabolizante geralmente é constituído de testosterona - hormônio masculino-, quando é usado, esse hormônio aumenta muito a libido. A partir do momento que diminuímos ou suspendemos o ciclo anabólico, ocorre a impotência. Na maioria dos casos ela é temporária e corrigível.

Engrossa a voz de mulheres?

Verdade.
Ele provoca aumento de pelos, do clitóris e alteração de voz, já que é um hormônio masculino. A mulher tem um percentual bem menor de testosterona em relação ao homem. Quando ela toma, o efeito é drástico.

A mulher pode parar de menstruar?

Verdade.
Ela pode ter ausência de menstruação. Voltar a menstruar ou não é muito relativo, depende da sequela. Se for temporária, volta, mas se for definitiva, não. De maneira geral, a mulher fica masculinizada.

Dá espinha?

Verdade.
Basta observar as costas da mulher que toma anabolizante.

Álcool e anabolizantes

Não tem interação direta entre o uso de anabolizante e o consumo de álcool. Mas usar anabolizante potencializa o risco de hepatite. "O anabolizante aumenta o risco de uma hepatite medicamentosa. Corre-se o risco de ter a necessidade de fazer transplante hepático. E tudo isso pode acontecer na primeira dose. Tive um paciente que ficou 70 dias internado com hepatite por casa de anabolizante. Foi na segunda dose. O irmão e amigos já usavam. As pessoas incentivaram e ele quase morreu. Não dá para prever quem terá o problema", adverte o médico gastroenterologista Fabiano Quarto.

Se a pessoa suspender o uso, a musculatura fica flácida?

Verdade.
Normalmente quando a pessoa suspende o uso, além da flacidez, vem a gordura. Anabolizar é somar. Quando você malha e queima mais do que consome, ocorre uma balança hidrogenada negativa e a tendência é emagrecer. De outro modo, existe a balança positiva que engorda o indivíduo. O ideal é ter um equilíbrio. Caso não ocorra, você irá transformar o que tomou em gordura, tem muito ex-fisiculturista gordo.

O anabolizante é proibido para todo mundo ou em algum caso pode ter indicação médica?

Existe uma droga que já foi muito utilizada em doses terapêuticas para o crescimento. A pessoa usava 25 mg ao mês, mas isso não tem sido usado mais. Nessa quantidade, a pessoa não atinge o objetivo que é a hipertrofia muscular. Por isso, torna-se perigoso. Já vi uma pessoa usando 25 mg por dia. Passa a ser uma coisa absurda e causar danos ao organismo. Esse medicamento não deve ser usado em criança. Somente o médico determina se será utilizado, mas é muito difícil de ser receitado. Eu não passo porque não sabemos a confiabilidade do paciente nesse sentido. Ele poderia usar aquela receita como "bomba".

Qual organismo sofre mais ao tomar "bomba" o masculino ou feminino?

O feminino por ser mais sensível e não ter alta quantidade de testosterona. A mulher sofre mais os efeitos colaterais.

O anabolizante ataca quais partes do nosso organismo?

O maior perigo do anabólico é o câncer de fígado. No Espírito Santo existem muitos casos. E esse câncer é fatal. Para a pessoa chegar a ter um câncer, depende da pré-disposição de cada um. É claro que quem usa mais tem mais chances. No entanto, varia de organismo para organismo.

Ao tomar a primeira vez o anabolizante já pode causar algum mal?

Você pode desenvolver até um diabetes em uma única dose. depende da pré-disposição genética. A melhor maneira de prevenir é não arriscar. Se o indivíduo é pequeno e fica com um corpo enorme de repente, não tem jeito, está fazendo uso de anabolizantes. O uso de anabolizantes pode causar muitas lesões musculares. Uma rapaz em uma academia de Vitória teve uma ruptura no peitoral há pouco tempo e teve que passar por uma cirurgia. O benefício é estético, mas para a saúde é zero.

E o remédio para cavalo?

Tem casos de mortes com esse medicamento no País. Imagine a musculatura de um cavalo e a de um ser humano? A pessoa tem uma overdose quando consome este tipo de produto.

Foto: Reprodução

Fonte: Gazeta OnLine

Um comentário: