quarta-feira, fevereiro 09, 2011

Síndrome de Tourette



Transtorno neurológico leva pessoas emitir sons pela garganta de forma descontrolada
Pelo menos 1% da população mundial é portadora da Síndrome de Tourette. Um transtorno neurológico que leva seu portador a emitir sons pela garganta, repetir palavras e desenvolver tiques motores de forma involuntária e descontrolada.

A pessoa que sofre do transtorno pode também fazer movimentos repetitivos com os olhos, braços e boca, repuxar a cabeça, entortar o pescoço, fazer caretas, pular, tocar em pessoas ou coisas, estalar os dedos, soltar os sons sem sentido, tossir, fungar, suspirar, estalar a língua, repetir ou pronunciar palavras involuntariamente e, em alguns casos, falar palavrões ou obscenidades, tudo sem querer. O portador de Tourette até consegue controlar os tiques por algum tempo, mas geralmente eles voltam de forma mais intensa. Quando nervoso ou ansioso, devido à descarga de adrenalina, os tiques podem piorar.

Os sinais da síndrome começam a ser notados por volta dos seis, sete anos. O diagnóstico é feito pela observação dos sinais e pelo histórico do surgimento dos sintomas. A causa é desconhecida, mas sabe-se que há influência de fatores genéticos e neurobiológicos. Ainda não há cura para o transtorno, mas existem várias maneiras de controlá-lo. Os tratamento inclui terapia comportamental, medicações e estimulação profunda do cérebro.

Por Yasmin Barcellos

Nenhum comentário:

Postar um comentário