quinta-feira, janeiro 06, 2011

Viajar sem ganhar um quilo sequer: saiba como se portar na estrada, no aeroporto, no hotel...




Viajar não significa necessariamente comer alimentos calóricos fora de hora e tirar férias dos exercícios físicos. Ter uma vida saudável é um hábito, e não uma medida que se toma apenas durante alguns períodos. Veja as dicas para viajar tranquilo e com a certeza de que você não vai voltar com quilinhos extras!

Na estrada

Encha uma bolsa térmica com lanches saudáveis ou até mesmo refeições completas. Frutas, garrafas de água e suco, iogurte e vegetais cortados são ótimas opções.

Não pule refeições e tente não ficar mais que 4 ou 5 horas sem comer. Isso prejudica sua habilidade para fazer escolhas saudáveis. Além disso, ter sempre energia faz com que você fique mais alerta no trânsito.

Evite comer refeições completas com o carro em movimento. Pare, relaxe e curta sua comida. Assim você pode prestar atenção nos seus sinais de saciedade e deixa de comer além da conta. Além de estar mais atento ao trânsito.

Quando se sentir cansado, pare o carro e alongue-se. Faça uma caminhada ou uma pequena corrida de 10 minutos. Quando voltar ao carro, você vai se sentir mais disposto e com energia.

Evite café e bebidas cafeinadas. A cafeína proporciona energia por um curto período de tempo. Quando o nível de cafeína cai, pode deixar você ainda mais cansado. Para estabilizar os níveis energéticos, beba muita água e coma alimentos saudáveis e completos que mantenham seu nível glicêmico na média.

Tome cuidado com os restaurantes de estrada. Se não tiver opção, escolha os itens mais saudáveis possíveis em porções pequenas. Uma maneira de não exagerar nas calorias e gordura é evitar maionese, molhos especiais, queijo e embutidos. Principalmente agora no verão, quando as temperaturas estão mais elevadas e facilitam a contaminação desses alimentos.

No aeroporto

Tente comer uma refeição saudável antes de chegar ao aeroporto. Você será menos atentado a beliscar lanchinhos calóricos apenas porque está andando pelo aeroporto ou está entediado.

Se for comer no aeroporto, procure saladas, sucos naturais, sopas de vegetais e frango grelhado.

Enquanto espera no aeroporto, aproveite para se movimentar. Use as escadas, passeie pelas lojas e carregue sua própria bagagem.

Ligue para o serviço aéreo e pergunte se uma refeição completa é oferecida. Os jantares dos voos são geralmente muito calóricos (quase 1000 calorias ou até mais!). Se o serviço permitir, peça uma refeição para diabéticos, de baixa gordura ou vegetariana. Ou leve seu próprio lanche de casa.

Os voos podem desidratá-lo facilmente. Por isso, beba muita água durante o voo!

Durante o voo, levante e ande pelos corredores algumas vezes. Isso o deixa mais calmo e evita dores nas pernas e costas. Além de queimar umas calorias e melhorar a circulação, evitando a retenção de líquidos!

No cruzeiro

Cruzeiros são conhecidos pelas deliciosas comidas gourmet oferecidas. Você não precisa se privar delas, basta consumi-las com moderação e aproveitar as oportunidades que o cruzeiro dá para você se exercitar.

Nos buffets, encha seu prato apenas uma vez da seguinte forma: 50% de vegetais e 50% com outras pequenas porções de comida que você quiser experimentar.

Se você exagerar numa refeição, compense nas próximas: prefira refeições leves e vegetarianas.

Se for pedir sobremesa, não faça disso um hábito. E quando for pedir, divida com mais alguém. Dê preferência aos doces de frutas, evite doces que contenham leite ou leite condensado.

Muitos cruzeiros oferecem um “Menu Spa”. Peça quando puder. E quando for pedir qualquer refeição, seja específico sobre o que quer e o que não quer. Por exemplo, você pode escolher uma carne grelhada em vez de alguma frita ou com algum molho. Os alimentos fritos podem ter até três vezes mais calorias que os grelhados/assados/cozidos.

Cruzeiros geralmente oferecem academias completas e aulas de aeróbica e dança. Tente fazer uma atividade por dia, vá dançar na discoteca e faça esportes na praia quando o navio ancorar.

No hotel

Não consuma as opções do frigobar. Além dos preços exorbitantes, as opções não são as mais saudáveis. Em vez disso, encontre um lugar que venda comida mais saudável e abasteça a geladeira com seus próprios lanchinhos (água de coco, sucos de fruta sem açúcar, chás, barrinhas de cereal, frutas).

Quando usar o serviço de quarto, peça exatamente o que você deseja, mesmo se não tiver no menu. Muitos hotéis aceitam pedidos diferenciados, como mais vegetais em vez de dois pedaços de carne, ou um frango grelhado em vez de um bife.

Antes de escolher o hotel, veja se ele oferece opções para você se exercitar, como academias, pista de corrida, aluguel de bicicletas ou piscina. Aí é só colocar na mala as roupas e os tênis apropriados.

Não se esqueça de levar um chapéu e protetor solar em qualquer viagem.

Lembre-se: você não vai perder peso em uma viagem, mas pode mantê-lo. Tente novos tipos de exercício, como um vôlei de praia ou, se for para a neve, uma aula de esqui. Afinal, viagens servem para que você relaxe e se divirta!

Carol Sessa é nutricionista; especialista em Nutrição Humana e Saúde e em Terapia Nutricional. Atua na área de nutrição clínica do "Espaço Terapêutico" em Vila Velha - ES. www.nutricarol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário