quinta-feira, janeiro 13, 2011

Sedentarismo


O que é o sedentarismo? O que classifica uma pessoa como sedentária?

Sedentarismo é a ausência de atividade física. Uma pessoa que passa a maior parte do tempo sentada no trabalho e que não faz atividades físicas é chamada de sedentária.

Por que ele é prejudicial à saúde?

O sedentarismo predispõe ao ganho de peso, juntamente com as mudanças de hábito alimentar que estão ocorrendo nas sociedades modernas. O exercício físico promove uma série de benefícios para a saúde, entre eles redução da pressão arterial, aumento do colesterol HDL (bom), redução dos triglicérides (gorduras circulantes) e da glicose, redução de peso, aumento de substâncias antiinflamatórias e redução de produtos que aumentam a aterogênese (entupimento de artérias).

Pessoas sedentárias são necessariamente obesas? Pessoas aparentemente magras são sempre saudáveis?

Não. Há magros sedentários que podem ter problemas de saúde. Muitas vezes eles podem não ser considerados obesos quando se aplica o IMC (índice de massa corporal = peso/altura²), mas podem ter muita gordura visceral, concentrada na região do abdômen e no fígado, que é perigosa para a saúde.

Como uma pessoa sedentária pode começar a se exercitar? Que tipos de atividades são recomendadas no início?

Um indivíduo sedentário pode ter problemas de saúde, como hipertensão ou problemas cardíacos, e não saber, de modo que a recomendação é iniciar com caminhadas freqüentes (por exemplo, todos os dias), com aumento gradual do tempo de deslocamento. Atividades mais intensas devem ser monitoradas e requerem avaliação médica prévia para garantir a segurança.

Que atividades os obesos devem fazer para saírem do sedentarismo, tendo dificuldades para locomoção?

Os pacientes obesos muitas vezes podem ter contraindicação para várias atividades, de forma que devem consultar um endocrinologista para avaliação. Mesmo a caminhada pode ser danosa, dependendo das condições do paciente.

Que doenças o sedentarismo pode causar?

Defeitos posturais, falta de condicionamento, fadiga fácil.

Uma pessoa pode ser saudável sem praticar atividades físicas?

Sim, mas pode-se argumentar que estaria mais saudável se fizesse atividade.

Alguém que se alimenta corretamente e não faz atividades físicas pode emagrecer com saúde?

Sim, mas os estudos demonstram que aqueles que fazem exercícios regularmente mantêm o peso perdido com mais facilidade e os sedentários costumam recuperar o peso mais comumente.

Dr. Marcio C. Mancini é Chefe da Liga de Obesidade Infantil e Coordenador do Ambulatório de Obesidade Mórbida do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica. Presidente eleito do Departamento de Obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Autor do livro "Tudo que você precisa saber antes de reduzir seu estômago", Editora Brasiliense, 2007.

FONTE : IDMED

Nenhum comentário:

Postar um comentário