quinta-feira, janeiro 13, 2011

Barras de cereal: tipos e dicas


Devido à praticidade, as barras de cereais fazem parte do dia a dia de muitas pessoas e são uma ótima fonte de energia e alimentação saudável nos lanches ou para substituir a sobremesa (saciando o desejo de comer doces).

Para não correr o risco de ficar em jejum entre as principais refeições, a barra de cereal é uma ótima escolha como opção de lanche. Passar mais de 3 horas em jejum induz o organismo a poupar energia e dificulta o emagrecimento, além de prejudicar o metabolismo.

As barras possuem carboidratos, que são fontes energéticas para atividades físicas e mentais, vitaminas e minerais essenciais, por serem feitas de cereais.

Variedade

Os tipos de barras de cereais são variados no mercado. Indica-se que a opção seja pela qual mais se enquadre em nossa necessidade.

Barras energéticas: ideais para o consumo antes, durante ou após a atividade física. Compostas principalmente por carboidratos de cadeia longa, possuem cerca de 280 calorias.

Barras de cereais fibrosas: são ricas em fibras que ajudam na saciedade e regulam o trânsito intestinal. Compostas principalmente por carboidratos de rápida absorção, possuem cerca de 100 calorias.

Barras de cereais light: possuem cerca de 30 calorias a menos que a barrinhas normais.

Barras de cereais dietéticos: são adoçadas com sucralose, possuem cerca de 30 calorias a menos que as barrinhas normais e podem ser consumidas por diabéticos.

Barras de cereais proteicas: ideais para o consumo após a atividade física, para a recuperação muscular.

Barras de cereais com soja: contêm a proteína da soja, com aminoácidos essenciais que nosso organismo não produz, sendo importantes para o organismo.

Para o complemento de uma dieta de baixa caloria esse alimento também vale como opção, além de contribuir para regular o intestino, colaborando com o seu funcionamento. Escolha a sua de acordo com as dicas ou prepare em casa as barrinhas de cereais.

Confira as receitas: Barrinha de cereal e Barrinha de cereal light

Isabela Leão é Nutricionista graduada pela CESUMAR. Membro da organização nutricional do Paraná.

FONTE: IDMED

Nenhum comentário:

Postar um comentário