domingo, janeiro 30, 2011

Diário alimentar: um bom começo para emagrecer

Você sabia que escrever ajuda a emagrecer?

Muitas pessoas acabam comendo por impulso, por vontade, e não por fome!

Pare para pensar nesta pergunta tão popular: você come para viver ou vive para comer?

Se a resposta foi vive para comer, isso indica que você é uma pessoa ansiosa e come por compulsão, e não por fome.

A maior parte das vezes esses surtos de compulsão acontecem por ansiedade, estresse, pessoas que se sentem sozinhas ou deprimidas, querem compensar de alguma maneira, descontando no alimento.

Essas pessoas não se alimentam por fome ou prazer, e sim encontram no alimento um mecanismo de defesa para evitar sentimento de solidão, fracasso e abandono.

Para um diagnóstico e tratamento, é importante o acompanhamento de uma equipe multiprofissional, envolvendo médicos, psicólogos, nutricionistas.

Mas aqui darei uma dica para ajudar você a começar a mudar.

Fazer um diário alimentar, anotando os horários e todos os alimentos que foram consumidos no decorrer do dia, ajudará você a começar a perceber os exageros cometidos, e a percepção já é um ótimo começo.

Você também pode redigir um e-mail, descrevendo o que está com vontade de comer. Um estudo realizado por cientistas de uma universidade americana, a Cornell, constatou que, quando a pessoa digita uma mensagem, ela dá um tempo para que o cérebro raciocine, fazendo com que a mesma não tenha um ato impulsivo em comer sem necessidade.

Na internet, existem pessoas que utilizam o Blog como meio de escrever e ajudar a diminuir as compulsões.

Algumas pessoas até fotografaram o prato de comida e conseguiram dessa maneira diminuir as quantidades nas próximas vezes que iam se alimentar.

Voltamos mais uma vez à dica da percepção. Se olharmos a fotografia do prato, fica mais fácil perceber o quanto ele estava cheio e desbalanceado. Nas próximas refeições, com certeza iremos raciocinar, evitando agir por impulso novamente.

Vamos lá? É só começar, basta lápis e papel na mão ou, se preferir, o seu computador!

Thaís Navarro Caldeira é nutricionista graduada pela Universidade Paulista. Presta serviços de Atendimento Nutricional na Sobam em Jundiaí e Consultoria de Controle de Qualidade para empresas alimentícias. Escreve semanalmente para o Portal Cidade Saudável.

FONTE: IDMED

Nenhum comentário:

Postar um comentário