terça-feira, janeiro 18, 2011

Cuidados com a pele durante o verão

Com a chegada do verão, a saúde da pele merece uma atenção mais do que especial. O verão é a estação mais quente do ano. Durante essa época o sol brilha com mais intensidade e os seus raios podem oferecer riscos à saúde humana. A pele é o órgão mais afetado, podendo sofrer queimaduras, desenvolver manchas e até mesmo câncer de pele. O sol em excesso pode causar danos e alguns cuidados devem ser tomados.

Por que a pele descasca após muito tempo de exposição ao sol?

Normalmente a nossa pele tem uma descamação natural. Continuamente estamos eliminando células mortas, que foram substituídas por células novas. Quando a pele é submetida a uma exposição solar, os raios ultravioleta inflamam a pele e a epiderme prolifera mais intensamente, levando a uma maior renovação celular, representada por uma descamação, que pode ser pouca até muito intensa, e aparece alguns dias após a exposição ao sol.

Como proceder para tratar as queimaduras causadas pelo sol? Neste caso, quando procurar o médico?

Quando a pessoa queima pouco a pele com o sol, existe apenas uma vermelhidão, dolorosa, seguida por uma descamação, que é a queimadura de primeiro grau, que pode ser resolvida apenas com algum tipo de hidratante. Já quando a exposição é mais intensa, pode formar até bolhas, grandes placas inflamadas, que é a queimadura de segundo grau, e requer cuidados mais intensos e, em casos mais graves, até internação. Em exposições solares muito prolongadas a pessoa pode ter até insolação, que é um quadro muito grave.

Quais são as doenças de pele mais comuns no verão?

Como discutido, a queimadura de sol é muito frequente. Como no verão a pessoa se expõe mais ao meio ambiente, pode pegar micoses, infecções, etc. ou agravar doenças preexistentes, como vitiligo, lúpus, etc.

Qual é a importância do uso do protetor solar quando se vai à praia?

Os raios ultravioleta, além de causarem queimaduras agudas da pele, como descrito anteriormente, podem levar a envelhecimento precoce da pele, formação de tumores cutâneos, aumento de manchas solares, agravamento de doenças preexistentes na pele, daí a necessidade de uso de filtros solares.

O cuidado com a pele das crianças deve receber atenção especial quando vão à praia?

Sim. A pele da criança é mais sensível, logo devemos ter mais cuidados, com o sol, poluição, ferimentos, etc.

De quanto em quanto tempo é preciso renovar o protetor?

Em média qualquer protetor tem uma durabilidade de apenas 2 horas. É fundamental que passe o protetor de 2 em 2 horas quando estiver tomando sol.

Quanto tempo é preciso esperar para voltar a se expor ao sol?

Se o paciente teve uma queimadura, é aconselhável voltar somente quando sua pele estiver novamente íntegra, sem descamação e não mais vermelha.

Quais são os cuidados primordiais que se deve ter com a pele durante o verão?

Creio que já foi discutido anteriormente. Além do protetor solar, hidratantes após os banhos e tomar muita água.

Dr. José Marcos Pereira – CRM/SP 25.287 – é formado pela Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e chefe do Ambulatório de Tricologia do Departamento de Dermatologia do Complexo Hospitalar de Guarulhos/SP. Site:http://www.jmarcosderm.med.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário