terça-feira, dezembro 07, 2010

VARIZES: Calças apertadas podem provocar dilatação das veias

Escrito por Ministério da Saúde

Seg, 06 de Dezembro de 2010 07:44

As mulheres têm pavor de varizes e vasinhos nas pernas. Mas poucas sabem que a causa pode ser as calças muito apertadas. O presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia, Guilherme Pitta, explica porque isso acontece.

"Essas calças que fazem compressão no trajeto de todos os membros inferiores, tem que ter muito cuidado porque elas podem apertar em pressões diferentes em determinados pontos. Por exemplo, apertar mais na coxa e deixar de apertar menos no tornozelo. Isso acaba dificultando o retorno do sangue das veias para o coração e com isso levando a mal estar, dores, peso e até inchaço nos membros inferiores."

Guilherme Pitta explica também que as mulheres não precisam deixar de usar as calças justas, mas devem usá-las com menos freqüência. Para o angiologista, a preferência deve ser por roupas mais folgadas e confortáveis.

"As mulheres devem usar roupas confortáveis que não apertem seus membros inferiores. Quando a gente precisa de alguma terapia de compressão a gente usa as meias elásticas, que aí é prescrição médica. O médico examina a paciente, vê o grau de pressão que ela vai necessitar e passa meia, que é uma meia medicinal. Diferente de usar uma meia que possa apertar indiscriminadamente pontos dos membros inferiores e causar problemas no retorno venoso. O ideal é que use roupas que não façam compressão nas pernas."

O presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia, Guilherme Pitta, lembra que para evitar as varizes também é importante manter uma alimentação saudável e fazer exercícios físicos regularmente.

Reportagem de Juliana Costa - Ministério da Saúde

Link de acesso: http://www.webradiosaude.com.br/saude/visualizar.php?codigo_noticia=PDMS100734


Nenhum comentário:

Postar um comentário